No equador da eliminatória com vista aos Quartos de Final da EHF European League, o SL Benfica está na frente mas há um jogo na Dinamarca de grau de dificuldade extrema para as águias, na segunda mão, esta terça-feira. Em Lisboa, os encarnados conseguiram vencer o GOG por dois golos de diferença, naquele que foi o terceiro jogo de sempre entre ambos, depois de duas derrotas sofridas na inesquecível época 2021/2022, que culminou com a histórica conquista do troféu europeu por parte do conjunto português. Desde então que o nome do SL Benfica não mais figurou entre o top-8 da competição, mas agora está perto de voltar a acontecer.
Depois do duelo da primeira mão, ambas as equipas jogaram para as principais competições internas e não guardam boas memórias: o SL Benfica perdeu com o Sporting CP no arranque da Fase Final do Campeonato Placard Andebol 1, enquanto que o GOG – atual segunda classificado da Fase Regular da HTH Ligaen – perdeu terreno para o líder Aalborg Hånbold após sofrer uma derrota surpreendente frente ao Ribe Esbjerg Hånbold, que ocupa a 12.ª e antepenúltima posição.
Em comum, SL Benfica e GOG têm o facto de terem somado por vitórias todos os duelos disputados nos respetivos redutos a contar para a EHF European League, na presente temporada, para além de contabilizarem ambos três derrotas fora de portas. Distingue-os o numero total de vitórias: oito para o SL Benfica, seis para o GOG, devido a dois empates.
Caso conquiste uma vaga nos Quartos de Final, o emblema português já sabe que encontrará o SG Flensburg-Handewitt (Alemanha) no caminho para a Final Four.
Em antevisão ao jogo das decisões com vista aos Quartos de Final, o treinador encarnado, Jota González, acredita num desfecho feliz da eliminatória e deu a receita para o sucesso: “Penso que o que temos que melhorar claramente é o número de erros no ataque e de perdas de bola, porque o GOG é muito forte no contra-ataque e se conseguirem ferir-nos com golos fáceis vaio ser muito complicado para nos qualificarmos. E depois, logicamente, é fundamental melhorarmos o nosso sistema defensivo. Temos que ser competentes nas ações de 1×1 e saber defender as investidas do adversário, penso que isso pode fazer a diferença. Sempre que temos muitos jogos, mais ainda nesta altura da temporada, é sempre complicado para nós porque temos alguns atletas lesionados ou fatigados e há que saber gerir tudo isto, mas também temos esperança de passar esta eliminatória e perceber se somos capazes de chegar aos Quartos de Final. Sabemos que o GOG é uma grande equipa, mas penso que a motivação tem que nos ajudar a preparar este jogo em tão pouco tempo e temos que estar fisicamente preparados para os ultrapassar.”
A segunda mão do Play-Off de acesso aos Quartos de Final da EHF European League, entre SL Benfica e GOG, está agendado para a próxima terça-feira na Arena Svendborg, na Dinamarca, às 17h45 (hora portuguesa) – transmissão em direto na BTV.
EHF European League
Play-Off – 1.ª Mão
25.03.2025 – 19h45 – SL Benfica x GOG, 33-31 (17-15)
Play-Off – 2.ª Mão
01.04.2025 – 17h45 GOG x SL Benfica, BTV