Patrick Luig, treinador e professor alemão, vai abordar o relançamento da EHF RINCK Convention no próximo Webinar da Federação Europeia de Andebol (EHF), marcado para o dia 18 de março, a partir das 12h00, e com duração de cerca de uma hora e meia. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas AQUI. A moderação ficará a cargo do português João Monteiro.
Apenas os participantes registados poderão aceder posteriormente à gravação do webinar, receberá um e-mail com a ligação assim que concluir o registo. Tenha em atenção que tem de se registar antes do webinar estar disponível.
Todos os webinars podem ser consultados no website da EHF Activities e pode ainda subscrever a newsletter “Inside EHF” para receber todas as informações mensalmente.
Inicialmente assinada em 2000 por seis signatários [República Checa, Dinamarca, França, Hungria, Alemanha e Rússia], a EHF RINCK Convention (RC) é um acordo assinado por 43 federações de Andebol de toda a Europa, com o objetivo de coordenar e reconhecer mutuamente orientações e certificados normalizados para a formação de treinadores. O seu nome deriva do nome do primeiro chairman da Comissão de Métodos, Claude Rinck.
O relançamento da EHF RINCK Convention, que aconteceu a 14 de dezembro no EHF Congress, centrou-se no desenvolvimento do jogo e na resposta às necessidades específicas de cada federação, em consonância com o “Circle of a Handball Life”. Esta abordagem atualizada introduz um sistema de formação baseado em competências, que garante que os treinadores adquirem experiência adaptada ao nível do jogo e dos atletas que estão a treinar.
Apesar deste novo enfoque, a essência dos quatro níveis do currículo introduzidos na primeira revisão em 2010 foi preservada.
O relançamento incluiu várias atualizações significativas:
• A transição para um modelo de formação de treinadores orientado para as competências, permitindo um percurso de desenvolvimento mais direcionado e adaptado.
• Novas diretrizes actualizadas que fornecem orientações e apoio mais claros tanto para os treinadores como para as federações.
• Um sistema de “via rápida” para jogadores e treinadores de elite, concebido para acelerar o processo de aprendizagem e qualificação para aqueles que cumpram critérios e competências específicos.
• Módulos exemplares para todos os níveis, detalhando o conteúdo, os objetivos de aprendizagem e o formato da formação, oferecendo orientação prática e estruturada.