Seleção Nacional sub-21 Masculina: Estágio com competição em Portimão no horizonte

Terceiro momento de trabalho da presente temporada vai decorrer no Sul do país e contará com dois jogos particulares diante da congénere dos Países Baixos, nos dias 14 e 15 de março – transmissão em direto na andeboltv; Carlos Martingo convocou 17 atletas.

A Seleção Nacional sub-21 Masculina vai reunir-se no próximo dia 10 de março para seis dias de trabalho, em Portimão, em ano de participação no Campeonato do Mundo da geração. De 10 a 13 de março, os comandados de Carlos Martingo vão participar em várias sessões de treino até ao momento mais alto, marcado para os dias 14 e 15, no Pavilhão Desportivo da Boavista: Portugal contra Países Baixos, em dose dupla – transmissão em direto na andeboltv.

Depois do primeiro estágio da época, que decorreu em Olhão, onde a Seleção Nacional sub-21 Masculina teve dois testes frente à Áustria (uma vitória e uma derrota, ambas pela margem mínima) seguiu-se, já em 2025, novo momento de trabalho com vertente competitiva que terminou com duas vitórias (Espanha e França) e uma derrota (Alemanha). Agora, serão dois novos desafios, contra um adversário novo, cada vez a pensar mais no M21 IHF World Championship 2025, que vai decorrer na Polónia, e para a qual Portugal já tem caminho traçado na Ronda Preliminar.

Convocatória da Seleção Nacional sub-21 Masculina para Estágio e Jogos Internacionais em Portimão (10/03 a 15/03/2025)

Carlos Martingo começou por reforçar o grau de exigência do duplo teste de preparação que se avizinha: “Esta é mais uma etapa da preparação para o Campeonato do Mundo, de junho. Vamos realizar dois jogos contra uma seleção dos Países Baixos que vai integrar jogadores mais velhos, ou seja, irá ser uma seleção sub-23, o que também é interessante. Vamos aproveitar também para observar um atleta pela primeira vez e o regresso de outros que ainda não tinham sido convocados este ano.”

Apesar de já serem conhecidos os adversários de Portugal no M21 IHF World Championship 2025, o líder da Seleção Nacional descarta para já trabalho específico em função dos mesmos: “Para já ainda não estamos muito preocupados com o que iremos encontrar no Mundial. É evidente que já temos alguma informação das equipas, mas agora estamos mais focados em continuar a trabalhar para nós. Neste estágio, iremos também continuar a trabalhar dois sistemas defensivos e aperfeiçoar as nossas combinações ofensivas. E como este ano temos também menos tempo para preparar o Campeonato do Mundo – que acontece mais cedo do que o Campeonato da Europa – precisamos de, durante os estágios que vamos ter até lá, ser mais minucioso e trabalhar já mais com cuidado e preocupação connosco próprios.”

Áustria, Espanha, França, Alemanha e agora Países Baixos. Como já é habitual, a Seleção Nacional sub-21 Masculina tem preenchido as etapas de preparação para as grandes competições com jogos particulares, o que poderá justificar os resultados de excelências mais recentes, acredita Carlos Martingo: “Nós nos últimos anos, em todos os estágios, temos tido jogos competitivos e essa tem sido a nossa filosofia. Penso que esse também será um dos fatores que nos permite ter atletas mais preparados nas competições, porque todos eles já chegam às competições com bastantes jogos internacionais durante a época e isso também é muito importante, não só a nível de jogo,  mas também mental. Embora nesta geração já não seja assim tão importante essa desinibição mental de podermos ganhar qualquer seleção, mas são mais jogos, mais experiência internacional que é decisiva e estes jogos que vamos realizando ao longo da época, sem dúvida, que também têm um peso muito grande na obtenção dos resultados que temos obtido.”

Jogos Internacionais Portimão 2025
Calendário:
14.03.2025 – 19h30 – Portugal x Países Baixos, andeboltv
15.03.2025 – 16h00 – Portugal x Países Baixos, andeboltv

O Campeonato do Mundo da geração terá lugar na Polónia de 18 a 29 de junho de 2025.

Patrocinadores Institucionais