A quarta jornada do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina arrancou em Gaia, esta sexta-feira, com um dérbi gaiense, entre Colégio de Gaia Toyota e CJ Almeida Garrett, que terminou com uma vitória da formação de Luís Santos apesar da excelente réplica dada pelo conjunto de Paula Marisa Castro. Quem também precisou de uma remontada foi a equipa algarvia do CDE Gil Eanes que apesar de ter recolhido aos balneários a perder por dois frente ao SIR 1º de Maio, conseguiu dar a volta e conquistar uma vitória nesta ronda.
Alavarium Love Tiles – CA Leça
Foi o conjunto oriundo de Leça da Palmeira a começar com bola, em Aveiro, mas o mesmo não se traduziu em golo já que a guardiã adversária se mostrou à altura do desafio. As aveirenses saíram em contra-ataque mas Sara Rodrigues também falhou o alvo e quem acabou por se mostrar assertiva foi Maria Ramos para o CA Leça ao abrir o ativo aos três minutos.
Seguiram-se vários minutos sem golos até que Catarina Soares acabou por igualar a partida (1-1) mas uma bola na barra e uma defesa da guarda-redes catapultaram as comandadas de Vasco Ramos para os dois golos à maior (1-3) apesar da ajuda da guardiã aveirense. Pouco depois dos 11 minutos, Alexandre Monteiro decidiu parar o encontro, quando a diferença já se encontrava em três.
As aveirenses acabaram por sair a marcar mas apenas por uma ocasião (2-4) e as de Leça da Palmeira mostraram-se determinadas, chegando aos seis golos de vantagem (2-8) à chegada aos 20 minutos. A toada manteve-se do lado das forasteiras, apesar das tentativas de aproximação das aveirenses, e quando faltavam menos de quatro minutos para o descanso, Alexandre Monteiro voltou a parar o encontro, quando o marcador se encontrava a 6-12.
Na reta final, as aveirenses conseguiram conquistar um parcial de três golos e recolheram aos balneários com a mesma diferença.
Intervalo: 9-12
Na entrada para a segunda metade, Sara Pinho conseguiu catapultar a sua equipa para a margem mínima (12-13) mas as comandadas de Vasco Ramos voltaram a subir a parada para três por Rita Rodrigues (13-16). O Alavarium Love Tiles voltou à recarga, e chegou mesmo ao empate, a 18 golos, também por Sara Pinho.
Por esta altura, Vasco Ramos pediu uma paragem no encontro, e a o encontro manteve-se em empates sucessivos até que a equipa forasteira regressou aos três golos à maior (20-23) forçando Alexandre Monteiro a gastar o seu último time-out. Com a paragem vieram dois golos de rajada, favoráveis à formação da casa e novo equilíbrio no encontro (24-24).
Na conversão de um livre de 7 metros, Sara Pinho teve oportunidade de lançar as aveirenses na frente mas acabou por desperdiçar, e a formação de Leça da Palmeira tomou a dianteira, novamente. O encontro manteve-se em toada de equilíbrio até ao final, com destaque para Sara Pinho, melhor marcadora do jogo que acabou por não ir além do empate, com 9 golos.
Resultado Final: 28-28
No domingo, CJ Almeida Garrett e CDE Gil Eanes entram em campo para disputarem a quinta jornada, um encontro que não será transmitido devido à realização no Pavilhão do FC Gaia, pelas 16h30.
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina – Fase Final
Grupo B – 4ª Jornada
18.04.2025 – 18h00 – CDE Gil Eanes x SIR 1º de Maio, 32-28 (14-16)
18.04.2025 – 18h00 – Colégio de Gaia Toyota x CJ Almeida Garrett, 26-27 (13-12)
18.04.2025 – 18h30 – Alavarium Love Tiles x CA Leça, 28-28 (9-12)
Grupo B – 5ª Jornada
20.04.2025 – 16h30 – CJ Almeida Garrett x CDE Gil Eanes