Quando faltam sete jornadas para o final do Grupo B do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina (e três para o fim do Grupo A) já foi possível fechar o dossiê do campeão nacional mas está ainda em aberto o da luta pela manutenção. Nesta altura, cinco das seis equipas têm ainda futuro incerto à exceção do CJ Almeida Garrett, que garantiu a continuidade na prova na Ronda 3, algo que o CDE Gil Eanes está igualmente em boa posição para assegurar num futuro próximo. SIR 1º de Maio e Alavarium Love Tiles, ambos com 15 pontos, ocupam os lugares de descida.
Em dia de Taça de Portugal, CA Leça e Colégio de Gaia Toyota encontraram-se para cumprir o jogo relativo à Jornada 5 do Grupo B da Fase Final, dado que ambos os emblemas já foram afastados da Prova Rainha.
Nesta altura há pouca margem de erro para as equipas que se querem manter no maior escalão do Andebol feminino português, e quem não errou esta noite foi o CA Leça. Fiel ao 7×6, a formação de Leça da Palmeira entrou melhor e viu Francinete Carneiro estabelecer quatro golos de vantagem (10-6) sensivelmente a meio do primeiro tempo. Ao intervalo a vantagem da formação orientada por Vasco Ramos era de apenas dois (13-11).
No reatar do encontro, Diana Oliveira bisou e colocou o Colégio de Gaia Toyota na liderança (13-14). No entanto, as da casa fizeram-se valer do apoio vindo das bancadas – e da exibição de Bárbara Ferreira entre os postes – para voltar a comandar o encontro (19-16). As comandadas de Paula Marisa Castro ainda aproximaram, mas a guardiã vestiu a capa de herói e defendeu um livre de 7 metros no último suspiro que garantiu o triunfo.
O Colégio de Gaia Toyota permanece na terceira posição do Grupo B com 23 pontos e o CA Leça é quarto com 21.
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina – Fase Final
Grupo B – 5ª Jornada
05.04.2025 – 21h00 – CA Leça x Colégio de Gaia Toyota, 23-22 (13-11)