Depois de um fim de semana de Prova Rainha, que coroou Avanca Bioria Bondalti, ABC de Braga, FC Porto e Sporting CP como semifinalistas da Taça de Portugal, chegou a hora de voltar ao Campeonato Placard Andebol 1, com o duelo entre Marítimo Madeira Andebol SAD e SL Benfica a encerrar a Ronda 3 do Grupo A.
A jornada que ficou marcada pela vitória leonina no Clássico entre dragões e leões, viu o jogo entre insulares e águias ser adiado para o próximo feriado, 25 de abril. Numa altura em que o SL Benfica está mais distante de sonhar com o título, há a honra para defender e garantir o top-3 do Andebol Nacional. Já do outro lado, o Marítimo da Madeira Andebol SAD, que ainda não conheceu o sabor da vitória na Fase Final, sonha em brindar os seus adeptos com uma surpresa.
Madeirenses e águias já se encontraram por duas ocasiões esta temporada – na Fase Regular – e ambos os encontros sorriram ao SL Benfica por números esclarecedores (24-31 e 35-25). No entanto, e apesar da derrota diante do FC Porto, que afastou os verde rubros da Taça de Portugal nos Quartos de Final, Paulo Fidalgo destaca as boas exibições dos seus comandados e acredita que os insulares podem surpreender em casa:
“Gostaríamos que este jogo fosse dentro dos mesmos moldes do último jogo com o FC Porto para a Taça de Portugal, mas ainda com mais qualidade da nossa equipa. Nós estamos a tentar fazer um processo de construção de treino e de mentalidade para possamos estar próximo de uma vitória nesta sequência de jogos contra os clubes grandes. Já defrontámos o FC Porto duas vezes, já defrontámos o Sporting CP uma vez, vamos agora defrontar o SL Benfica, e aquilo que queremos é, dentro da nossa textura e do nosso perfil, estar próximos de um jogo muito competitivo e equilibrado e poder almejar a conquistar pontos. (…) Queremos provocar uma surpresa no Campeonato, provocar desconforto – desconforto no sentido positivo – a estas equipas grandes, para que possamos ter um Campeonato mais equilibrado, equitativo, e onde as pessoas que assistem estes jogos do Grupo A possam estar o mais tempo possível presos ao jogo, a usufruir do jogo, e que os nossos atletas também sintam que estão a crescer, que estão a crescer neste habitat competitivo muito exigente.”
Do lado do SL Benfica, Jota González, técnico encarnado, realça a importância de trabalhar até ao último dia e tudo fazer para acabar pelo menos na terceira posição devido ao acesso direto à fase de grupos da EHF European League:
“Uma equipa que nos põe sempre em dificuldades, que joga na situação de 7 contra 6 sem guarda-redes durante muito tempo, e o importante nesta partida é estar muito focado na defesa. Eles têm muito lançamento exterior e muito bom jogo com o pivô, então temos de estar atentos a esse lançamento exterior, mas também sem esquecer o pivô. Se sairmos muito, pode causar-nos muitos problemas. Para mim, é uma partida decisiva para assegurar, pelo menos, o 3.º lugar, que nos volta a dar ação europeia, o importante é continuar a trabalhar e a dar a cara até ao último dia:”
O duelo entre Marítimo Madeira Andebol SAD e SL Benfica está agendado para as 16h00 do próximo dia 25 de abril no Pavilhão do CS Marítimo – transmissão em direto na andeboltv.
A Ronda 3 só termina a 17 de maio, com a deslocação do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR ao terreno do SC Horta, jogo relativo ao Grupo C.
Campeonato Placard Andebol 1
Grupo A – 3ª Jornada
12.04.2025 – 18h30 – FC Porto x Sporting CP, 32-35 (18-18)
25.04.2025 – 16h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x SL Benfica, andeboltv
Grupo B – 3ª Jornada
12.04.2025 – 17h00 – ABC de Braga x Vitória SC, 29-28 (12-15)
12.04.2025 – 18h30 – Águas Santas Milaneza x CF Os Belenenses, 32-29 (14-15)
Grupo C – 3ª Jornada
12.04.2025 – 18h00 – Avanca Bioria Bondalti x Nazaré Dom Fuas AC, 26-21 (12-10)
17.05.2025 – 19h00 – SC Horta x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv