O Sporting CP alcançou, esta noite, o comando isolado do Campeonato Placard Andebol 1 ao vencer o FC Porto no Dragão Arena, por 32-35, num encontro de “Liga dos Campeões” interna.
O Campeonato Placard Andebol 1 arrancou em Braga, com o embate entre ABC de Braga e Vitória SC, num dérbi minhoto que terminou com uma vitória do emblema de Filipe Magalhães, pela margem mínima, apesar de uma excelente primeira parte da formação de Nuno Santos. Este resultado mantém acérrima a luta pela vaga europeia entre ABC de Braga e Águas Santas Milaneza, no Grupo B. Já que também os maiatos venceram na receção ao CF Os Belenenses e mantêm o empate técnico no topo da tabela do segundo grupo.
Quem também respira com algum alívio é a formação do Avanca Bioria Bondalti que triunfou na receção ao Nazaré Dom Fuas AC e lidera agora o grupo da despromoção. O encontro entre Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e SC Horta vai ser jogado no dia 17 de maio. Quem também teve o encontro adiado foi o Marítimo Madeira Andebol SAD e o SL Benfica devido a problemas nas ligações aéreas e só vão entrar em campo no dia 25 de abril.
No Dragão Arena, o encontro começou como se esperava, a escaldar com Diogo Rêma Marques em grande plano entre os postes aos 13 segundos, e Rui Silva respondeu no ataque. Edney Silva encontro o “buraco na agulha” e igualou a partida e o encontro seguiu em ritmo elevado, numa excelente propaganda para a modalidade, com golo cá golo lá, durante largos minutos.
Os Dragões mantiveram a dianteira mas os comandados de Ricardo Costa conseguiram dar a volta e passar para a liderança a 4-5, pela mão de Martim Costa, no entanto, logo de seguida foi o conjunto portista a ascender na frente (7-6). Pouco antes dos 10 minutos, Rui Silva mantinha os azuis e brancos no comando, ao que se seguiram alguns minutos de ritmo mais baixo.
Após o empate a oito golos, Orri Þorkelsson colocou o Sporting CP no comando, na conversão de um livre de 7 metros e o encontro retomou um ritmo elevado. Victor Iturriza, que veio de lesão, viu-se excluído por dois minutos, dando ímpeto aos Leões para chegarem aos três golos à maior (9-12) com André Kristensen a ser decisivo entre os postes.
Os Dragões conseguiram reduzir para a margem mínima, com Antonio Martínez a ser letal da marca de castigo máximo, mas Martim Costa respondeu na mesma moeda. De seguida, foi a vez de William Höghielm ver uma suspensão de dois minutos, e Rui Silva continuava endiabrado, ajudando o FC Porto na perseguição ao líder.
Francisco Costa, que também vem de lesão, ajudou o Sporting CP a ampliar para dois, mas Ricardo Brandão respondeu da mesma forma, reduzindo para 16-17, numa altura em que faltavam menos de 3 minutos para o descanso. Rui Silva, internacional português, levantou o Dragão Arena após novo empate a 17 e, com mais um golo para cada lado, houve direito a paragem por Ricardo Costa mas o desfecho manteve-se inalterado.
Intervalo: 18-18
Na entrada para a etapa complementar – e após uma paragem devido a problemas no marcador – Diogo Rêma Marques e Ricardo Brandão fizeram dupla para levarem os azuis e brancos à dianteira. Mas o equilíbrio manteve-se como palavra de ordem, com golos sucessivos para cada lado, até que Antonio Martínez colocou o FC Porto com dois golos à maior (23-21).
Quando faltavam 20 minutos para o final, Rui Silva mantinha os leões em “cheque” com uma exibição fantástica que ecoava no grito dos adeptos, mas Mamadou Gassama estabeleceu a igualdade a 24 golos. Daymaro Salina viu-se excluído após recurso ao Video Replay mas Diogo Rêma Marques deixava os azuis e brancos no comando, o que acabou por obrigar Ricardo Costa a parar o encontro.
O time-out surtiu efeito já que a turma de Alvalade conseguiu chegar ao empate pela mão de Edney Silva e, com a ajuda de Andre Kristensen, teve bola para passar para a frente e o mesmo pivô brasileiro mostrou-se seguro e fez o golo 29. Quem não ficou satisfeito foi Magnus Andersson que levou o cartão verde à mesa.
Faltou o acerto ofensivo na retoma ao FC Porto e ao Sporting CP – depois da paragem pedida pelo técnico azul e branco – mas quem mostrava argumentos era Andre Kristensen que voltou a passar por uma excelente fase na reta final do encontro dando ímpeto a Martim Costa para colocar os Leões com dois golos à maior e, de seguida, a três (28-31) por Francisco Costa.
Magnus Andersson não foi de meias medidas e voltou a parar o jogo para o sucesso da sua formação que através de Pedro Valdés conseguiu reduzir e Diogo Rêma Marques respondeu entre os postes. Mohamed Ali entrou para defender um livre de 7 metros e o wonderlkid Francisco Costa levou os Leões aos quatro golos à maior (30-34) conquistando uma vitória que dá a liderança isolada no Campeonato Placard Andebol 1 ao Sporting CP. Rui Silva foi o melhor marcador do jogo, com 10 golos para os azuis e brancos.
Resultado Final: 32-35
Devido a problemas nas ligações aéreas o encontro entre Marítimo Madeira Andebol SAD e SL Benfica, no Funchal, foi adiado para dia 25 de abril às 16h00, com transmissão na andeboltv.
Campeonato Placard Andebol 1
Grupo A – 3ª Jornada
12.04.2025 – 18h30 – FC Porto x Sporting CP, 32-35 (18-18)
adiado 25.04.2025 – 16h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x SL Benfica, andeboltv
Grupo B – 3ª Jornada
12.04.2025 – 17h00 – ABC de Braga x Vitória SC, 29-28 (12-15)
12.04.2025 – 18h30 – Águas Santas Milaneza x CF Os Belenenses, 32-29 (14-15)
Grupo C – 3ª Jornada
12.04.2025 – 18h00 – Avanca Bioria Bondalti x Nazaré Dom Fuas AC, 26-21 (12-10)
17.05.2025 – 19h00 – SC Horta x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv