Os comandados de Ricardo Costa continuam esta quarta-feira com uma das missões mais históricas do Andebol leonino e português: tentar garantir a qualificação para a prestigiada EHF FINAL4 da EHF Champions League, que vai decorrer na mítica LANXESS Arena, em Colónia, Alemanha. Para conquistar este feito, o Sporting CP tem que reverter o resultado negativo conquistado na H Arena, que foi apenas pela margem mínima (27-28) e triunfar em casa, resultado que faz a equipa leonina e o Andebol português sonhar…
Até 29 de abril de 2025, o Sporting CP não sofreu qualquer derrota em casa na temporada 2024/2025 da EHF Champions League. Na fase de grupos, venceu todos os jogos disputados no Pavilhão João Rocha, contra equipas como o Füchse Berlin e o Dinamo București. O Sporting CP mantém, assim, um percurso 100% vitorioso em jogos realizados em casa nesta edição da Liga dos Campeões.
Esta presença nos Quartos de Final é inédita para o emblema português – considerada a equipa revelação desta época da EHF Champions League – já para o HBC Nantes não é novidade, já que, em seis participações, se qualificou por quatro ocasiões para esta fase da prova. Com o objetivo de reforçar o seu estatuto europeu, o emblema gaulês – que marcou presença na EHF FINAL4 em duas ocasiões – teve de disputar os play-offs, uma vez que terminou o Main Round na terceira posição do Grupo B. Nessa eliminatória, superou o Orlen Wisła Płock, formação polaca frente à qual o Sporting CP assegurou a qualificação direta para os Quartos de Final.
O Sporting CP pode tornar-se no primeiro semifinalista português no atual modelo da EHF Champions League (em vigor desde 2010), depois do ABC de Braga ter chegado à final na época de estreia, em 1993/94.
Já nas competições internas, os leões continuam a passar um bom momento, já que avançaram na Taça de Portugal, com uma vitória frente ao Águas Santas Milaneza e mantêm-se na liderança do Campeonato Placard Andebol 1, de forma isolada. Já o HBC Nantes está na terceira posição, a cinco pontos do líder e crónico campeão gaulês Paris Saint-Germain mas com menos um jogo, e a apenas um ponto do segundo classificado, Montpellier HB.
Em antevisão, Francisco Costa, o melhor atleta jovem do Campeonato do Mundo de 2025 e lateral direito do emblema leonino, afirma a importância deste jogo e acredita que o Sporting CP está a um pequeno passo da da FINAL4:
“É o jogo de uma vida, se calhar, o jogo mais importante da história do Andebol do Sporting CP. Estamos a um passo de ir à final four da EHF Champions League, mas estamos tranquilos, temos de estar positivos e de nos preparar da melhor maneira. Saímos de França vivos (28-27), que era o mais importante, e agora temos de agarrar a oportunidade e não a deixar fugir. Sabemos que em casa do adversário é sempre mais difícil, mas aguentámos e agora com os adeptos a nosso favor temos de jogar com eles, além de, claro, termos de defender muito bem, como o fizemos lá, e jogarmos como jogámos lá. Acho que com a ajuda dos nossos adeptos estamos em vantagem e vamos aproveitar isso.”
A estrela da constelação verde e branca reconhece a qualidade do HBC Nantes mas acredita que a vantagem de um golo é insignificante para um jogo desta dimensão:
“São uma das melhores equipas do Mundo, a primeira linha deles joga toda na selecção francesa. São 13 grandes jogadores, que sabem todos jogar muito bem uns com os outros e têm o melhor pivô do mundo, mas nós também somos bons, temos dos melhores jogadores do mundo e em nossa casa temos de dar a volta ao resultado. É um golo, não é nada. Vamos estar preparados para fazer face às adversidades que nos vão colocar e temos de ganhar.”
O fator chave pode passar pela voz do adepto, já que o Sporting CP ainda não conheceu o sabor da derrota em casa em jogos a contar para a EHF Champions League esta temporada:
“Todas as vitórias que tivemos em nossa casa na Champions tiveram uma quota-parte dos nossos adeptos, que nos ajudaram imenso. Nós sentimos o apoio dos adeptos deles em França, que foi incrível, mas sabemos que os nossos são melhores, são diferentes, batem mais do que palmas, vivem muito mais o jogo e cantam. Por isso, não lhes peço para virem, porque sei que eles vêm e que estarão presentes, mas peço-lhes que não desistam, não deixem de cantar e de nos apoiar. Este jogo vai ser levado até ao fim e é com eles que vamos chegar à final four”.
O jogo das decisões arranca esta quarta-feira, no Pavilhão João Rocha que já se encontra esgotado, com início às 19h45 (hora portuguesa) e tem transmissão em direto na Sporting TV.
EHF Champions League 2024/2025
Quartos de Final – 1ª Mão
23.04.2025 – 19h45 – HBC Nantes x Sporting CP, 28-27 (13-10)
Quartos de Final – 2ª Mão
30.04.2025 – 19h45 – Sporting CP x HBC Nantes, Sporting TV