Esta terça-feira, o Dragão Arena vai voltar a vestir o fato de gala para receber mais um duelo europeu de cartaz, a contar para a primeira mão dos Quartos de Final da EHF European League. A partir das 19h45, o FC Porto – único representante português na segunda competição da hierarquia europeia – vai medir forças com o Montpellier HB, um velho conhecido de outras andanças, com o objetivo claro de fazer história e alcançar as EHF Finals (Final Four), em Hamburgo, em época de estreia.
Depois do FENIX Toulouse, o FC Porto prepara-se para nova eliminatória contra um clube francês, mas desta vez vai encontrar um emblema que até é presença habitual na EHF Champions League [vencedor por duas ocasiões], mas que tem conhecido uma nova realidade nos últimos anos. O Montpellier HB, já realizou 40 jogos em três participações na EHF European League (2020/2021, 2022/2023 e 2024/2025) e por duas vezes despediu-se nos Quartos de Final. O melhor registo aconteceu há duas épocas, em que disputou o jogo de atribuição do 3.º/4.º lugar.
Na presente temporada, a equipa orientada por Érick Mathé ocupa o 2.º lugar da principal liga francesa, a quatro pontos do Paris Saint-Germain, crónico campeão desde 2014/2015. O Montpellier HB vai disputar a Final da Coupe de France precisamente diante do grande rival dos tempos modernos.
Já o FC Porto é também 2.º classificado no Campeonato Placard Andebol 1 e viu o rival Sporting CP descolar na última jornada, num Clássico que teve desfecho feliz para os campeões nacionais no Dragão Arena. Os dragões reagiram com uma vitória diante do Marítimo Madeira Andebol SAD, no passado fim de semana, para garantir vaga nas Meias Finais da Taça de Portugal.


Em antevisão, Sebastian Abrahamsson, guardião da baliza azul e branca, reconheceu a qualidade do oponente francês mas acredita que com um jogo de elevado nível o FC Porto pode vencer e deixar tudo em aberto para a segunda mão:
“Estou com um bom feeling, alguns jogadores estão a recuperar de pequenas lesões e penso que poderá correr bem. Amanhã teremos pela frente um jogo muito complicado e teremos de jogar muito bem e precisamos de um grande apoio dos adeptos. Se o conseguirmos, então poderemos vencer. É importante jogar com disciplina e não cometer muitas falhas técnicas. É sempre bom marcar muitos golos, mas o mais importante é jogar bem e ganhar. Eles são uma boa equipa, obviamente, mas não é impossível batê-los, porque também somos uma boa equipa e, se jogarmos como sabemos, poderemos ganhar.”
FC Porto e Montpellier HB vão medir forças pela primeira vez num patamar europeu inferior. No passado defrontaram-se seis vezes, todas elas a contar para EHF Champions League: os franceses venceram os últimos três jogos, os dragões triunfaram apenas por uma ocasião [novembro de 2019] e há ainda a registar dois empates, em 2019 e 2022.
O duelo inaugural dos Quartos de Final entre FC Porto e Montpellier HB vai decorrer no Dragão Arena e contará com transmissão em direto no Porto Canal. A segunda mão está agendada para 29 de abril, em França.
EHF European League
Quartos de Final – 1.ª Mão
22.04.2025 – 19h45 – FC Porto x Montpellier HB, Porto Canal
Quartos de Final – 2.ª Mão
29.04.2025 – 19h45 – Montpellier HB x FC Porto, Porto Canal