EHF Youth Club Trophy: Jovens leões caem na estreia em Barcelona

Sporting CP bateu-se de igual para igual com o U18 Paris Saint-Germain Handball mas acabou por perder e está fora da luta pela Final Four; Turma verde e branca vai lutar pela medalha de bronze do Torneio de Qualificação 2 esta quinta-feira (17h30) – transmissão em direto na EHFTV.

No jogo de abertura do Torneio de Qualificação 2 do novo EHF Youth Club Trophy, o Sporting CP perdeu com os franceses do U18 Paris Saint-Germain Handball, por 34-31, na Ciutat Esportiva Joan Gamper, em Barcelona. Com este desfecho, os jovens leões já sabem que estão fora da luta por um lugar na Final Four e vão agora defrontar o emblema vencido do Barça vs HBC Nantes, desta quarta-feira.

O jogo de atribuição do 3.º/4.º lugar deste Torneio de Qualificação 2 está agendado para as 17h30 (horas portuguesa) desta quinta-feira – transmissão em direto na EHFTV.

7 inicial: Santiago Póvoas, Pedro Velasco, Miguel Figueiredo, Francisco Alberto, Rafael Vasconcelos, Vicente Almeida e Francisco Cardoso.

Aos 2’ apareceram os golos inaugurais, primeiro pelo francês Mathys Dreher e depois pelo internacional português e capitão da equipa leonina, Rafael Vasconcelos (1-1). Com uma defesa 5:1 móvel e coesa, o Paris Saint-Germain conseguiu condicionar o ataque português e nos três minutos seguintes concretizou um parcial de 3-0 para chegar à maior vantagem (4-1). Aos 6’ o Sporting CP voltou a marcar, pela mão do ponta esquerda Pedro Velasco.

Santiago Póvoas, guardião de apenas 16 anos e internacional sub-19 por Portugal, começou a mostrar os melhores argumentos e ajudou os leões a reduzirem de novo até à margem mínima, que prevaleceu durante mais algum tempo. Aos 12’ e já com a moral em cima, o Sporting CP voltou a restabelecer o empate (7-7) e festejou ainda o regresso à liderança do marcador (7-8), que durou apenas poucos segundos.

Aos 14’ apareceram as primeiras exclusões para cada lado – praticamente em simultâneo – e já dentro dos segundos 15 minutos da primeira parte, o Paris Saint-Germain regressou aos dois golos de vantagem (11-9). Vicente Almeida e Thomas Omeyer, ambos com três golos apontados, eram os líderes da lista de melhores marcadores nesta altura.

Vinte minutos decorridos na Catalunha e “Chico” Fonseca voltou colocar tudo na estaca zero (12-12), mas a resposta dos franceses apareceu em força, com competência na defesa, alguma sorte e um time-out à mistura: aos 29’ a diferença passou a ser de três golos (16-13). Rafael Vasconcelos reduziu na reta final e fechou a primeira parte como melhor marcador, com quatro golos.

Intervalo: 16-14

A segunda metade começou melhor para o Paris Saint-Germain, que festejou  o regresso a nova vantagem de três golos (19-16), ainda antes dos 35 minutos. O Sporting CP estancou o crescimento contrário mas a diferença de 2/3 golos manteve-se durante vários minutos, num período de parada e resposta marcado por alguns golos vistosos e defesas muito celebradas. Em superioridade numérica, os leões tiveram força para – finalmente – quebrar o rumo do jogo e reduzir para a diferença mínima (23-22), perto dos 45 minutos.

Mas a equipa francesa conseguiu reagir à profundidade defensiva verde e branca e subiu de patamar até aos quatro inéditos golos de vantagem (26-22), motivando um pedido de time-out por parte do treinador Sandro Ribeiro. Após a paragem, as duas equipas mantiveram-se ligadas ao jogo mas voltou a ser Paris Saint-Germain a celebrar nova vantagem máxima, desta vez de cinco golos (29-24). O Sporting CP não desanimou e reagiu da melhor forma possível: três golos de uma assentada para reduzir para dois (29-27) e cartão verde na mesa por parte do treinador francês.

Na sequência de nova interrupção, o ímpeto leonino não abalou, a defesa revelava-se mais concentrada e coesa do que nunca, e um ataque perdido pelos franceses abriu caminho para o surgimento da margem mínima (29-28), à entrada para os últimos cinco minutos. A partir daqui, o Paris Saint-Germain não mais escorregou e foi aproveitando cada oportunidade para construir de novo uma vantagem segura (32-28), com o tempo a jogar a seu favor (58’).

O Sporting CP arriscou tudo nos instantes finais, e ainda ganhou algum terreno, mas o triunfo não fugiu ao Paris Saint-Germain, que vai agora lutar pela vitória neste Torneio de Qualificação 2 e pelo respetivo lugar na Final Four de junho. O francês Thomas Omeyer assinou 12 golos e foi a figura do jogo, imeditamente à frente de Rafael Vasconcelos, autor de oito remates certeiros.

Resultado Final: 34-31

‘Road to Cologne’: Quatro torneios de qualificação

As 16 equipas masculinas foram divididas em quatro torneios de qualificação a disputar em meados de abril de 2025, que consistirão em Meias Finais, jogo de atribuição do 3.º/4.º lugar e Final. Cada torneio de qualificação será organizado por uma das equipas participantes e funcionará como um evento “Road to Cologne”, uma vez que os vencedores de cada um deles garante vaga na Fase Final, a disputar no fim de semana da TruckScout24 EHF FINAL4, de 14 e 15 de junho de 2025, em Colónia, Alemanha.

A grande Final do EHF Youth Club Trophy será disputada na manhã de domingo, 15 de junho, na mítica LANXESS Arena, antes do jogo da medalha de bronze da TruckScout24 EHF FINAL4.

EHF Youth Club Trophy
Torneio de Qualificação 2
16.04.2025 – 17h30 – U18 Paris Saint-Germain Handball x Sporting CP, 34-31 (16-14)
16.04.2025 – 20h00 – Barça x HBC Nantes, EHFTV
17.04.2025 – 17h30 – 3.º/4.ºEHFTV
17.04.2025 – 20h00 – FINALEHFTV

Todos os jogos contam com transmissão em direto na EHFTV.

Patrocinadores Institucionais