IHF Women’s World Championship 2025: Lusitanas sofrem derrota na primeira mão do Play-Off

Portugal não consegui ser feliz esta quarta-feira, em Fafe, no arranque do apuramento para a próxima edição do Campeonato do Mundo frente ao Montenegro; Jogo decidido será jogado em Podgorica, no próximo sábado, às 17h00 – transmissão em direto na RTP2.

O Multiusos de Fafe recebeu, com uma casa bem composta, a Seleção Nacional A Feminina para o primeiro de dois duelos frente ao Montenegro, a contar para a Qualificação para o Campeonato do Mundo. As Lusitanas não conseguiram contrariar o poderio montenegrino e acabaram por sair derrotadas, por 19-31, deixando a Missão Mundial mais complicada. O derradeiro encontro, onde Portugal terá que se transcender para poder escrever mais um capítulo dourado na história – depois da qualificação para o Women’s EHF EURO 2024 – jogar-se-á no próximo sábado, dia 12 de abril, pelas 17h00 (hora portuguesa) na Bemax Arena, em Podgorica.

7 Inicial: Jéssica Ferreira, Carmen Figueiredo, Joana Resende, Patrícia Lima, Beatriz Sousa, Anaïs Gouveia e Bebiana Sabino

O encontro começou morno no Multiusos de Fafe e foram precisos dois minutos para que as redes abanassem pela mão de Đurđina Jauković na baliza portuguesa. As montenegrinas chegaram aos dois golos sem resposta mas Beatriz Sousa conseguiu reduzir. Algumas dificuldades no ataque luso deram a oportunidade ao Montenegro para ampliar para dois golos mas Jéssica Ferreira mostrou-se essencial e o marcador manteve-se a 2-3.

Nova falha no setor ofensivo levou as atletas dos balcãs aos dois golos de vantagem (2-4) mas Luana Jesus – na sua estreia na equipa principal – conseguiu reduzir, embora por poucos instantes. Portugal acabou por acertar e empatou a cinco golos, com 11 minutos volvidos. Na marca de castigo máximo, novamente, Đurđina Jauković conseguiu concretizar e voltou a dar o comando às montenegrinas.

Sensivelmente a meio da primeira metade, o Montenegro tinha regressado aos dois golos de vantagem (5-7) e acabou por aumentar ainda mais a contagem, tendo passado, pela primeira vez, para os três golos à maior. Após a redução com a assinatura de Patrícia Rodrigues, a treinadora Suzana Lazovic parou o encontro.

Foi com um golo para cada lado que o encontro retomou mas, de seguida, Joana Resende conseguiu reduzir para a margem mínima, quando faltavam pouco mais de oito minutos para o descanso (8-9). Novamente com oportunidade para empatar, as Lusitanas acabaram por deixar fugir o Montenegro para dois (9-11). Num infortúnio, Patrícia Rodrigues perdeu a bola e viu a formação dos balcãs escapar para três mas, a mesma atleta, viria a reduzir para dois (10-12) e a toada manteve-se na saída para o descanso.

Intervalo: 11-14

Durante o intervalo, Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Vitor Hugo Gonçalves, CEO das Águas Monchique, protagonizaram um momento protocolar com a assinatura da renovação de patrocínio entre as entidades até 2026.

Na entrada para a segunda metade, Tatjana Brnovic inaugurou o marcador para as montenegrinas, e de dupla forma, subindo a parada para cinco golos, uma vantagem inédita na partida (11-16). E, mais tarde, as Lusitanas continuaram a sentir dificuldades e acabaram por permitir o afastamento da formação do Montenegro.

Só com três minutos volvidos é que Maria Unjanque conseguiu marcar, pela primeira vez na etapa complementar, mas sem índices de recuperação definitivos. Seguiram-se vários momentos com falhas de parte a parte mas Ivona Pavicevic acabou por levar a sua formação aos oito golos à maior, pouco depois dos 40 minutos, fixando o 12-20.

Seguiram-se dois golos de uma assentada para Portugal, por Carmen Figueiredo, com a ajuda de Caroline Martins – também a cumprir a estreia absoluta ao serviço de Portugal – no setor mais recuado, mas bastaram alguns minutos para que as montenegrinas chegassem aos 10 golos à maior (15-25). As falhas no setor ofensivo mantiveram-se prementes no lado das Lusitanas e o Montenegro foi aproveitando para dilatar mostrando bastante assertividade.

A poucos minutos do final, Nada Corovic foi desqualificada, mas o Montenegro manteve a liderança dilatada, com destaque para Tatjana Brnovic, melhor marcadora das oponentes, com 6 golos.

Resultado Final: 19-31
MVP & Top Scorer:
Carmen Figueiredo – 6 golos (55% de eficácia) e 1 assistência

Carmen Figueiredo e Đurđina Jauković foram distinguidas como MVP do encontro. O prémio Acrilsports foi entregue pela mão de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Antero Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Fafe e Paula Nogueira, Vereadora para o Desporto da Câmara Municipal de Fafe.

José António Silva, técnico que comanda as Lusitanas, abordou o poderio físico da formação montenegrina e as dificuldades que as lusas enfrentaram durante o jogo: “Nós sabíamos, à partida, que teríamos uma tarefa muito complicada e essa tarefa tinha que ver, fundamentalmente, com o poderio físico e o fator defensivo da equipa adversária. Nós conseguimos, durante a primeira parte, fazer o jogo dentro daquilo que tínhamos planeado, onseguimos contornar de forma mais eficaz as dificuldades que a defesa delas nos coloca. Mas jogar 60 minutos a este ritmo com adversários tão poderosos do ponto de vista físico cria desgaste e depois às vezes acontecem falhas que não são inexplicáveis porque têm esta explicação. É um ritmo competitivo a que não estamos habituados e é também o desgaste normal do confronto direto com adversários tão poderosos.”

O técnico de 59 anos, abordou ainda o paradigma que sente a nível senior, com as dificuldades físicas: “Admito que sabíamos de antemão que era uma tarefa muito complicada. Nós, neste momento, se calhar temos mais possibilidade de competir com equipas que, sendo um bocadinho mais fortes que Montenegro, não nos colocam este problema do ponto de vista físico. Esta é, neste momento, a nossa grande dificuldade, os nossos pivôs têm vida muito difícil no interior da defesa e nós temos que mudar um pouco o paradigma, mesmo na nossa deteção de talentos e na formação, se queremos competir a este nível, temos de ter gente grande, pesada e atleta.”

A segunda mão do Play-Off terá lugar na cidade de Podgorica, capital daquele país dos balcãs, na Bemax Arena, pelas 17h00, com transmissão em direto na RTP2.

IHF Women’s World Championship 2025 Play-Off
Calendário (hora portuguesa):
09.04.2025 – 19h00 – Portugal x Montenegro, 19-31 (11-14)
12.04.2025 – 17h00 – Montenegro x Portugal, RTP 2

O 27.º IHF Women’s World Championship será disputado de 27 de novembro a 14 de dezembro de 2025, numa organização conjunta de Países Baixos e Alemanha e um total de 32 equipas a competir. A França é a atual campeã em título, depois de ter derrotado a Noruega na final de 2023, em Espanha, ao passo que a Dinamarca garantiu a medalha de bronze.

Notícias

Anterior Seguinte

  • Águas de Monchique
  • Parceiros Institucionais
  • Instituto Nacional para a Reabilitação
  • Patrocinadores Institucionais
  • MSE
  • Fidelidade
  • Patrocinadores Oficiais
  • Acrilsports
  • Kempa
  • Placard
  • Parceiros Técnicos
  • Zumub
  • Águas de Monchique
  • Parceiros Institucionais
  • Instituto Nacional para a Reabilitação
  • Patrocinadores Institucionais
  • MSE
  • Fidelidade
  • Patrocinadores Oficiais
  • Acrilsports
  • Kempa