Está marcado para este terça-feira, o sorteio do M19 IHF World Championship 2025, às 18h00 (hora portuguesa), no Cairo, onde Portugal irá ficar a conhecer os adversários da Ronda Preliminar, e poderá acompanhar todo o procedimento no canal de Youtube da Federação Internacional de Andebol.
Está confirmada a participação de 32 equipas nesta competição, pela segunda vez na história, após a estreia deste formato na Croácia em 2023. Atualmente, estão qualificadas 18 equipas europeias, cinco africanas, seis asiáticas, três da Confederação da América do Sul e Central e duas da Confederação de Andebol do Norte e das Caraíbas.
A Federação Egípcia de Andebol irá acolher o evento, com o apoio do Ministério da Juventude e dos Desportos do Egito, e conta com uma vasta experiência na organização de competições, incluindo, entre outras, o IHF Men’s World Championship 2021, os IHF Wheelchair Handball World Championships em 2022 e 2024, bem como o IHF Men’s Club World Championship durante um período de três anos, entre 2024 e 2026.
O M19 IHF World Championship 2025 será realizado em diferentes locais no Egito que foram parcialmente utilizados no IHF Men’s World Championship 2021, como o Cairo Stadium Indoor Halls Complex (Main Hall and Hall 2), o New Capital Sports Hall e o New Administrative Capital Olympic City Hall.
O procedimento do sorteio será da seguinte forma: as equipas do quarto pote serão sorteadas em primeiro e atribuídas aos Grupos (A-H) por ordem alfabética. Posteriormente, será sorteado o Pote 3 e, de seguida o Pote 2, ficando para último o primeiro pote, onde se encontra o anfitrião, que terá direito a escolher o seu grupo.
Pote 1: Suécia, Dinamarca, Hungria, Egipto, Islândia, Alemanha, Sérvia e Noruega
Pote 2: Espanha, Eslovénia, Portugal, Japão, Tunísia, Suíça, Brasil e França
Pote 3: República da Coreia, Croácia, Guiné, Chéquia, Kuwait, Marrocos, Argentina e Uruguai
Pote 4: Arábia Saudita, Argélia, Estados Unidos da América, Barém, México, Ilhas Faroé, Áustria e Kosovo
O M19 IHF World Championship 2025 terá lugar em duas cidades do Egito, de 6 a 17 de agosto.