Quatro passaportes entregues esta tarde para as Meias Finais: ABC de Braga OBO, CJ Almeida Garrett, Madeira SAD e SL Benfica seguem em frente na Prova Rainha.
No primeiro jogo do dia, o ABC de Braga OBO Betterman conquistou de forma histórica um lugar nas Meias Finais, depois de duas épocas consecutivas a cair nos Quartos. Já o CDE Gil Eanes voltou a perder nos Quartos de Final, desfecho reincidente desde 2021/2022.
O CJ Almeida Garrett juntou-se ao ABC de Braga OBO Betterman, depois de confirmar o favoritismo na receção ao NAAL Passos Manuel. A formação de Vila Nova de Gaia está, pela segunda vez consecutiva, nas Meias Finais da Taça de Portugal.
O Madeira SAD superiorizou-se na receção ao SIR 1º de Maio, assim como o SL Benfica na deslocação ao terreno da Juve Lis. Insulares e águias seguem para as Meias Finais.
De relembrar que o modelo competitivo sofreu uma alteração em relação aos anos anteriores. Após os Quartos de Final, seguir-se-ão as Meias Finais (que serão disputadas a duas mãos) para definir os grandes finalistas.
Inês Laranjeira bisou no arranque do encontro (2-0), que esteve longe da perfeição para ambas as formações. Rita Guimarães ajudou a que o ABC de Braga OBO tivesse maior sucesso na reta inicial, mas aos sete minutos Soraia Lopes colocou tudo novamente em igualdade (3-3).
A defesa 6:0 por parte das algarvias causava alguma dificuldade ao ataque bracarense, que foi encontrando em Maria Lopes e Bianca Lima as soluções de remate exterior. Já do outro lado, a defesa 5:1 ia tentando manter longe o poder da primeira linha do CDE Gil Eanes. Dadas as dificuldades no ataque organizado, iam prevalecendo os golos em transição. Filipa Manuel deu a primeira vantagem à turma orientada por Sofia Osório (4-5).
Com pouco mais de 18 minutos decorridos, e a vantagem a manter-se favorável às forasteiras (6-7), Fernando Fernandes parou o encontro. As da casa ainda regressaram à liderança (11-10) mas os emblemas recolheram em igualdade para os balneários.
Intervalo: 11-11
O CDE Gil Eanes entrou mais forte na segunda parte (11-13) e Beatriz Barradas ia negando uma recuperação minhota. Após o 12-14 de Nathalia Baliana aos 40′, Fernando Fernandes pediu o seu segundo time-out. As suas comandadas responderam de feição e Maria Lopes colocou novamente o ABC de Braga OBO na frente (15-14).
Filipa Manuel igualou mas Rita Guimarães voltou a aparecer em bom momento bracarense que resultou em dois golos de vantagem (17-15). Sofia Osório parou o encontro com cerca de sete minutos por jogar (20-18) e seguiu-se um parcial de 0-3, concretizando nova reviravolta no marcador, com a assinatura de Nathalia Baliana.
Com pouco menos de dois minutos por jogar e uma passagem histórica para conquistar, Fernando Fernandes parou o encontro, desenhou nova igualdade (21-21) e Sofia Osório respondeu… mas a guardiã internacional jovem por Portugal, Rita Guimarães, voltou a aparecer para negar o golo do CDE Gil Eanes.
Chamada à linha de 7 metros, Joana Pissarra voltou a não tremer e fez um golo histórico para o ABC de Braga OBO. O golo que garantiu a passagem, pela primeira vez na história do andebol feminino das bracarenses, às Meias Finais da Taça de Portugal.
Resultado Final: 22-21
Taça de Portugal Feminina:
Calendário – 1/4 de Final:
05.04.2025 – 16h00 – ABC de Braga OBO Betterman x CDE Gil Eanes, 22-21 (11-11)
05.04.2025 – 16h30 – CJ Almeida Garrett x NAAL Passos Manuel, 43-20 (21-10)
05.04.2025 – 17h00 – Madeira SAD x SIR 1º de Maio, 32-20 (19-11)
05.04.2025 – 17h15 – Juve Lis x SL Benfica, 19-32 (8-14)
A grande Final da Prova Rainha vai decorrer no dia 25 de maio, pelas 15h00, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e contará com transmissão em direto e em exclusivo na RTP2.