Taça de Portugal Feminina: Quartos de Final da Prova Rainha decidem-se este sábado

ABC de Braga OBO Betterman x CDE Gil Eanes é o jogo de abertura e maior mediatismo desta fase (16h00); Madeira SAD recebe SIR 1º de Maio; CJ Almeida Garrett e SL Benfica favoritos contra emblemas de divisões inferiores – andeboltv transmite três duelos.

Este sábado é dia de Taça de Portugal Feminina e há quatro passaportes para as Meias Finais para serem entregues e oito candidatos: seis deles disputam a divisão mais alta do Andebol português, para além da Juve Lis (Divisão de Honra) e do NAAL Passos Manuel, que compete no Campeonato Nacional 2.ª Divisão Feminina e que voltou a esta fase da Prova Rainha pela primeira vez em seis temporadas. A formação lisboeta tem pela frente o CJ Almeida Garrett (16h30), que depois de ter alcançado os Quartos de Final pelo segundo ano consecutivo [e terceira vez em quatro anos] procura justificar o favoritismo e avançar de forma histórica para as Meias Finais.

Já coroado tetracampeão nacional, o SL Benfica quer dar mais um passo rumo à 10.ª conquista do troféu – e terceira em quatro anos – e tem pela frente a Juve Lis, que milita na Divisão de Honra e que eliminou CA S. Félix da Marinha e EA Beira Douro para regressar aos Quartos de Final pelo segundo ano seguido. O jogo arranca às 17h15 na casa das leirienses.

O Madeira SAD, atual detentor do troféu – e emblema com mais Taças de Portugal conquistadas, de forma destacada (20) – volta a assumir o estatuto de favorito, depois de ter eliminado o CP Valongo do Vouga, da Divisão de Honra, desta vez diante do SIR 1º de Maio, último classificado do Campeonato Nacional 1.ª Divisão Feminina, a partir das 17h00.

O jogo grande desta fase da Taça de Portugal vai opor ABC de Braga OBO Betterman e CDE Gil Eanes, na abertura das hostilidades, a partir das 16h00.

De relembrar que o modelo competitivo sofreu uma alteração em relação aos anos anteriores. Após os Quartos de Final, seguir-se-ão as Meias Finais (que serão disputadas a duas mãos) para definir os grandes finalistas.

ABC de Braga OBO Betterman – CDE Gil Eanes

As duas equipas encontraram-se duas vezes na Fase Regular do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina e ambas venceram nos respetivos redutos. O terceiro e último embate entre minhotas e lobas vale muito mais do que três pontos. No contexto geral da temporada, o ABC de Braga OBO aparece muito mais motivado pelo facto de ter garantido um lugar nas competições europeias na próxima época, ao passo que o CDE Gil Eanes ficou-se pelo Grupo B, apesar de estar muito perto de garantir a manutenção. Numa perspetiva mais específica, as algarvias chegam a este duelo à procura da quinta vitória consecutiva, já as bracarenses triunfaram apenas no primeiro dos últimos quatro jogos embora tenham conquistado um importante empate frente ao segundo classificado do Campeonato.

Ana Sofia Oliveira, ponta esquerda de 21 anos que cumpre a segunda época no ABC de Braga OBO, quer tornar esta temporada ainda mais especial e juntar uma qualificação histórica para as Meias Finais da Prova Rainha ao passaporte europeu conquistado há umas semanas:

“Sabemos que o jogo deste sábado para a Taça de Portugal é um desafio, mas estamos confiantes e iremos lutar até ao fim para alcançarmos as Meias Finais. O nosso adversário é uma equipa com qualidade e com jogadoras bastante aguerridas. No entanto, estamos confiantes no trabalho que temos vindo a realizar durante a semana e acreditamos no plano de jogo. Unidas e com o apoio dos nossos adeptos, iremos lutar para sairmos vitoriosas. Apelamos a todos os academistas que compareçam em bom número para nos ajudar a consomar mais um marco histórico para o nosso clube esta época.”

O máximo que a equipa algarvia conseguiu alcançar na prova foi atingir os Quartos de Final, desde que Sofia Osório assumiu o leme. Já lá vai mais de uma década desde a última presença nas Meias e para a treinadora de 31 anos esta é a altura certa para regressar:

“Para os Quartos de Final da Taça de Portugal esperamos um jogo muito exigente na deslocação a Braga e estamos conscientes das dificuldades que o adversário nos pode colocar, mas vamos tentar ultrapassá-las para sairmos com a vitória. O acesso às Meias Finais da prova pode-se tornar muito especial para o clube, uma vez que a última vez que tal aconteceu foi na época 2011/2012. Temos bem claro aquilo que temos que fazer e todos estamos motivadas para brindar os nossos adeptos e a estrutura do clube com um regresso histórico, 12 anos depois.”

Dos quatro jogos relativos aos Quartos de Final da Prova Rainha em agenda, apenas um não contará com transmissão em direto na andeboltv.

Taça de Portugal Feminina:
Calendário – 1/4 de Final:
05.04.2025 – 16h00 – ABC de Braga OBO Betterman x CDE Gil Eanes, andeboltv
05.04.2025 – 16h30 – CJ Almeida Garrett x NAAL Passos Manuel, andeboltv
05.04.2025 – 17h00 – Madeira SAD x SIR 1º de Maio, andeboltv
05.04.2025 – 17h15 – Juve Lis x SL Benfica

A grande Final da Prova Rainha vai decorrer no dia 25 de maio, pelas 15h00, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e contará com transmissão em direto e em exclusivo na RTP2.

Notícias

Anterior Seguinte

  • Águas de Monchique
  • Parceiros Institucionais
  • Instituto Nacional para a Reabilitação
  • Patrocinadores Institucionais
  • MSE
  • Fidelidade
  • Patrocinadores Oficiais
  • Acrilsports
  • Kempa
  • Placard
  • Parceiros Técnicos
  • Zumub
  • Águas de Monchique
  • Parceiros Institucionais
  • Instituto Nacional para a Reabilitação
  • Patrocinadores Institucionais
  • MSE
  • Fidelidade
  • Patrocinadores Oficiais
  • Acrilsports
  • Kempa