Os Heróis do Mar iniciaram esta segunda-feira a última caminhada no EHF Euro 2026 Qualifiers, onde terão pela frente uma dupla jornada fora de portas frente a Roménia e Israel. O duelo com os romenos tem lugar no próximo dia 8 de maio, quinta-feira, ao passo que o encontro com Israel está agendado para dia 11 de maio, domingo. Ambos os encontros estão agendados para as 17h00 (hora portuguesa) em Constanța, Roménia.
Depois de cumprido o principal objetivo de conquistar o passaporte para o Men’s EHF Euro 2026, no passado dia 16 de março, em Odivelas, o novo desafio dos Heróis do Mar passa por garantir a primeira posição do Grupo 8 dos Qualifiers.
Num ano que ficará para sempre escrito nas páginas mais bonitas do Andebol português, devido à inédita conquista do quarto lugar no IHF World Championship 2025 – a melhor classificação de sempre – Portugal quer continuar na mó de cima e, para tal, é importante terminar a fase de qualificação na liderança e, para tal, basta conquistar um ponto nos dois encontros que restam.
No arranque da semana, aconteceu uma nova chamada devido a alguns problemas físicos com Vasco Costa, que deixou a comitiva lusa esta segunda-feira. André José, central do ABC de Braga, é mais uma opção para Paulo Pereira no duplo embate que se segue. O jogador de 24 anos regressa a Seleção Nacional A Masculina depois de ter vestido as cores de Portugal nos jogos de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Para o jovem internacional, é importante este voto de confiança:
“Sinto-me muito bem por estar de volta, é mais um sonho tornado realidade. Tenho lutado muito para voltar à Seleção e é sempre um prazer representar Portugal. Há muitas caras conhecidas, embora seja um grupo bastante diferente do que eu encontrei da última vez. Há uma renovação, muitos jogadores novos… com alguns deles já tive oportunidade de trabalhar em clubes ou nas seleções jovens. Sinto-me muito bem, são colegas fantásticos. Na Roménia, acho que vai ser tudo positivo para toda a gente, para crescermos todos. Temos todos muita ambição. É muito bom para nós jogadores sentirmos esta responsabilidade, temos todos a ganhar.”
Com um lote de atletas menos experiente, tirando proveito da posição favorável dos lusos em garantir a primeira posição do grupo, numa qualificação já assegurada, quem enverga a braçadeira de capitão é Gustavo Capdeville. Para o guarda-redes que já soma 67 internacionalizações este momento é importante para o futuro do andebol português:
“Há um balanço positivo destes primeiros dias. São muitos atletas jovens e muitos deles estão a integrar pela primeira vez a Seleção Nacional A e querem afirmar-se como opções muito válidas para esta Seleção que tem muita qualidade.”
Quanto à nova responsabilidade, o guardião do SL Benfica descarta qualquer tipo de pressão: “É um orgulho ser capitão deste grupo. Sou dos mais velhos – o mais velho – e esta Seleção tem mais alterações do que o normal. É um voto de confiança que o Prof. [Paulo Pereira] me deu e eu fico muito feliz por poder estar junto deste grupo tão jovem. Eu também entrei cedo na Seleção e sempre fui muito bem acolhido e é isso que tento fazer com os mais novos, que se sintam bem, entrosados e para que não tenham pressão. Não há qualquer tipo de pressão, há a felicidade de representar a nossa Seleção e eu quero transmitir-lhes a maior segurança para eles poderem fazer o melhor que sabem.”
Quanto ao primeiro encontro, Gustavo Capdeville acredita que pode ser um jogo com alguma ansiedade mas faz adivinhar um futuro risonho para os Heróis do Mar:
“Acho que claramente vai ser um jogo muito difícil. Temos muitas alterações e do outro lado está uma Roménia à procura de conquistar pontos porque perspectivam atingir a qualificação como um dos melhores terceiros. Jogar fora é sempre muito difícil, ainda para mais em casa da Roménia que quer regressar aos grandes palcos. Mas temos que nos focar em nós. Temos um grupo jovem que quer muito mostrar a sua qualidade e tem muita confiança. Temos que fazer as coisas bem, com a garra que estamos habituados a ter na Seleção. Pode ser um jogo com muita ansiedade, por se tratar de jogadores menos experientes e podem acontecer alguns erros devido a isso. Mas somos um bom grupo, estamo-nos a dar bem. O futuro é risonho.”
Paulo Pereira faz um balanço positivo dos primeiros dias de estágio, em véspera de viagem para a Roménia. O Selecionador lamenta a saída do Vasco Costa mas acredita que o grupo vai estar preparado para ser competitivo e defender o legado dos Heróis do Mar nos próximos desafios:
“Para já tem sido ótimo. Não há ninguém com nenhum tipo de falta de motivação, portanto está tudo muito comprometido. É pena termos só três dias para preparar uma equipa nova. A Roménia e Israel mantêm relativamente a mesma convocatória, coisas que já trazem de trás. Nós temos alguns jogadores que já têm vindo, mas é uma minoria. Portanto, é sempre mais difícil. De qualquer forma, tem sido um prazer imenso. Embora só vamos fazer três treinos em Santo Tirso e teremos um treino curto na Roménia. Portanto, são quatro. Sendo pouco, é também motivador, porque é um desafio para toda a gente, para eles e para mim, para ver se conseguimos ter uma equipa competitiva. Tivemos este infortúnio de não ter o Vasco Costa e acabámos por modificar um pouco o plano que estava previsto. Vamos ver se não sentimos muito, em termos defensivos, este problema. De qualquer maneira, o André José também vem com outro tipo de funções diferentes do Vasco Costa. Oxalá que possamos ser competitivos nestes dois jogos.”
Em perspetiva, a Seleção Nacional A Masculina somou três vitórias em casa, frente a Roménia, Polónia e Israel, e consentiu um empate no único jogo disputado fora de portas até à data, em Gdańsk, contra a congénere polaca. Para assegurar o primeiro lugar do grupo, um ponto é suficiente para os portugueses.
O primeiro teste será contra a Roménia, a 8 de maio e o segundo frente a Israel, a 11 de maio, ambos em Constanța. Dado o estado de calamidade que o país israelita atravessa, o encontro referente à 2.ª jornada do Grupo 8 terá lugar em solo romeno. Ambos os encontros têm início marcado para as 17h00 (hora portuguesa) e contam com transmissão na RTP2.
EHF Euro 2026 Qualifiers
Calendário:
1ª Jornada
07.11.2024 – 19h00 – Portugal x Roménia, 37-30 (12-16)
2ª Jornada
11.05.2025 – 17h00 – Israel x Portugal, RTP2
3ª Jornada
13.03.2025 – 17h00 – Polónia x Portugal, 36-36 (16-14)
4ª Jornada
16.03.2025 – 17h30 – Portugal x Polónia, 33-27 (16-12)
5ª Jornada
08.05.2025 – 17h00 – Roménia x Portugal, RTP2
6ª Jornada (antecipada)
10.11.2024 – 17h30 – Portugal x Israel, 36-23 (21-13)
O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega.