Os Heróis do Mar estão na última caminhada no EHF Euro 2026 Qualifiers, onde têm pela frente uma dupla jornada fora de portas frente a Roménia e Israel. O duelo com os romenos tem lugar já na próxima quinta-feira, ao passo que o encontro com Israel está agendado para dia 11 de maio, domingo. Ambos os encontros estão agendados para as 17h00 (hora portuguesa) em Constanța, Roménia e contam com transmissão na RTP2.
Depois de três sessões de treino em solo luso, juntou-se à comitiva Pedro Tonicher, guarda-redes que, atualmente, veste as cores do BM Ciudad Encantada, em Espanha, e que foi chamado pela primeira vez aos trabalhos da Seleção Nacional A Masculina.
Na preparação desde o momento zero, Joaquim Nazaré mostrou confiança no grupo e garante que ambição não faltará:
“Sinto confiança e acho que este grupo também é diferente. Porque realmente são quase todos jovens, quase ninguém jogou junto, pelo menos comigo. Mas sinto-me confiante e penso que estes jogos vão ser interessantes para mim. Os treinos têm corrido bem, os jogadores estão todos a entregar-se bem e os treinos correspondem.”
O lateral direito é o segundo jogador com mais internacionalizações (20) entre os presentes. Para o jovem de 23 anos não existe uma responsabilidade extra, mas sim mais uma oportunidade para mostrar o que pode acrescentar ao grupo:
“Penso que é mais uma oportunidade que eu tenho de mostrar aquilo que valho. Sinto que das vezes que tenho sido convocado, não tenho demonstrado o meu verdadeiro potencial. Acho que as pessoas – e mesmo a Seleção – ainda não sabem quem é o verdadeiro Joaquim e penso que esta é mais uma oportunidade que eu posso demonstrar quem é que eu sou realmente e que posso fazer coisas boas para a nossa seleção.”
Existem sempre dificuldades fora de casa, ainda para mais frente a uma seleção que procura reafirmar-se nos maiores palcos europeus. A Roménia participou em 2024 no Campeonato da Europa, o que já não acontecia desde 1996, mas não foi além da 22.ª posição, tendo ficado pela fase de grupos, com um total de três derrotas, ao passo que os lusos seguiram para o Main Round e terminaram no sétimo lugar. Joaquim Nazaré destaca que o ambiente será complicado, mas ao mesmo tempo acredita que os Heróis do Mar farão coisas interessantes:
“A Roménia tem uma grande equipa e demonstrou isso na primeira volta, quando jogámos contra eles aqui… e tínhamos a equipa completa. Mas também acho que vai ser um pouco difícil pela pressão e ansiedade dos novos jogadores. Acredito que o jogo vai ser competitivo, estamos motivados e acreditamos que vamos fazer coisas interessantes. Temos capacidade para isso. Toda a equipa é talentosa e acho que não devemos entrar com medo nenhum. Temos que jogar com tranquilidade.”
O tie-break foi conseguido no arranque do Grupo 8 com o triunfo português, dado que ao fim de seis encontros entre Portugal e Roménia, registam-se três vitórias para cada lado. O primeiro registo entre portugueses e romenos remonta ao primeiro Campeonato da Europa, realizado em 1994, e onde os lusos sofreram um desaire, em Almada (21-38), nos tempos áureos do conjunto romeno.
Três anos mais tarde, numa qualificação europeia, o conjunto português perdeu em Oradea, por apenas quatro golos (30-26), e na jornada em casa, em Leiria, a derrota também aconteceu, por quatro (20-24). Em 1997, Portugal viria a falhar a qualificação para o Campeonato da Europa, tendo ficado colocada na terceira posição do Grupo 1.
Já nos confrontos mais recentes, no Grupo 2 do Men’s EHF Euro 2020 Qualifiers, a Roménia e, especialmente Bucareste, serão sempre de boa memória. Portugal venceu em casa a formação do sudeste europeu num jogo em que registou o menor número de golos sofridos na sua história, em Santo Tirso (21-13). E o dia 13 de junho de 2019, para sempre guardado no coração dos Heróis do Mar, ditou a tão procurada qualificação para Men’s EHF Euro 2020, após uma histórica vitória na Roménia, por 19-24, dando início ao que viria a ser uma caminhada histórica, que culminou com o 6.º lugar.
A primeira linha da equipa romena é a arma mais forte e conta com jogadores com grande experiência internacional.
Demis Grigoras, lateral direito de 31 anos, é sobejamente conhecido pelos portugueses, não atuasse ele no SL Benfica. O internacional romeno dispensa apresentações e assume-se como uma das figuras mais proeminentes do emblema da Luz, tanto nas competições internas como na EHF European Legue.
Daniel Stanciuc, jovem central do Dinamo Bucuresti, que apesar dos seus 20 anos, é também um dos jogadores mais influentes nesta equipa e reconhecido pelos atletas do Sporting CP que o enfrentaram recentemente na EHF Champions League.
Iosif Buzle, lateral esquerdo de 25 anos, que atua no CSM Constanta. O internacional romeno até passou pelo Barça quando era jovem mas acabou por regressar à base. Iosif passou pelo Fraikin BM Granollers, em 2023/2024, e esta época já marcou 30 golos na EHF European League pelo vice-campeão romeno.
O primeiro é já esta quinta-feira contra a Roménia e o segundo frente a Israel, a 11 de maio, ambos em Constanța. Dado o estado de calamidade que o país israelita atravessa, o encontro referente à 2.ª jornada do Grupo 8 terá lugar em solo romeno. Ambos os encontros têm início marcado para as 17h00 (hora portuguesa) e contam com transmissão na RTP2.
EHF Euro 2026 Qualifiers
Calendário:
1ª Jornada
07.11.2024 – 19h00 – Portugal x Roménia, 37-30 (12-16)
2ª Jornada
11.05.2025 – 17h00 – Israel x Portugal, RTP2
3ª Jornada
13.03.2025 – 17h00 – Polónia x Portugal, 36-36 (16-14)
4ª Jornada
16.03.2025 – 17h30 – Portugal x Polónia, 33-27 (16-12)
5ª Jornada
08.05.2025 – 17h00 – Roménia x Portugal, RTP2
6ª Jornada (antecipada)
10.11.2024 – 17h30 – Portugal x Israel, 36-23 (21-13)
O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega.