Foi a primeira vez que MT Melsungen e SG Flensburg-Handewitt; se defrontam num palco internacional; na atual época da Bundesliga, ambas as equipas venceram os seus jogos em casa e dos 40 duelos disputados, o Flensburg venceu por 32 ocasiões e o Melsungen por apenas duas.
O MT Melsungen é o único participante nas Finais da EHF 2025 que passou desde a fase de qualificação e o seu melhor resultado anterior nas competições europeias foi ter chegado duas vezes aos quartos de final da Taça EHF, em 2015 e 2017. O MT Melsungen encontrou, pela terceira vez esta temporada, nas competições europeias, um adversário alemão e o seu oponente chegou a esta fase invicto.
O melhor marcador do MT Melsungen é Ian Barrufet, com 77 golos e se marcar três ou mais golos em Hamburgo será, provavelmente, o melhor marcador da época da EHF European League
MT Melsungen – SG Flensburg-Handewitt
A Maschinensucher EHF Finals 2025 começou com um show de guarda-redes na primeira meia final do dia, mas Emil Jakobsen com um golo de velo efeito conseguiu desbloquear a ofensiva do SG Flensburg-Handewitt e, apesar da pronta resposta de Dainis Kristopans, o encontro seguiu sem golos durante alguns minutos.
Após alguns instantes, com dois golos de uma assentada, a formação de Alexandre Cavalcanti conseguiu passar para a liderança mas apenas por breves instantes, já que Lasse Møller voltou a dar o comando aos comandados de Aleš Pajovič. Quem se mantinha inspirado era Kevin Møller entre os postes e acabou por catapultar o Flensburg para dois golos de vantagem (7-9).
Ian Barrufet voltou a encostar o marcador à margem mínima mas o poste acabou por ser inimigo do MT Melsungen e os adversário acabaram por lograr três golos à maior, por Jim Gottfridsson (9-12). Adam Morawski foi mantendo os homens de Roberto Parrondo à tona mas não evitou a paragem no encontro pelo técnico, numa altura em que o lateral português ainda não tinha figurado no encontro.
Elvar Jónsson atirou para marcar e voltou a reduzir para dois golos mas o guardião dinamarquês continuava a ser uma dor de cabeça para a turma oriunda de Melsungen. Timo Kastening voltou a baixar a diferença e Dainis Kristopans colocou o encontro pela margem mínima (13-14) forçando Aleš Pajovič a parar o encontro. A combinação acabou por trazer resultados e Johannes Golla concretizou.
Com 15 segundos para jogar, Timo Kastening voltou a marcar, e levou o encontro para a margem mínima para o descanso.
Intervalo: 15-16
Na entrada para a segunda metade, o mesmo atleta que marcou a fechar, marcou a abrir e Adam Morawski deu a oportunidade ao MT Melsungen de virar o resultado – mesmo após exclusão de Adrian Sipos – e Elvar Jónsson concretizou. Mas o empate manteve-se (17-17) e Kevin Møller continuava inspirado na baliza, dando ímpeto à sua equipa para reclamar o comando, o que acabou mesmo por acontecer.
À passagem dos 40 minutos, foi a vez de Adam Morawski brilhar e ajudar o MT Melsungen a avançar para a liderança (21-20) e, com a ajuda da dupla Dainis Kristopans e Adrian Sipos no setor defensivo, o emblema do português chegou aos dois golos à maior, passando o marcador para 23-21.
Uma queda na eficácia dos homens de Flensburg levou à paragem no encontro por Aleš Pajovič, ao passo que o técnico espanhol manteve a sua aposta no 7v6, mas Blaz Blagotinsek acabou por sorrir, levando o encontro a novo empate, desta vez a 23 golos. Após vários minutos sem marcar para a formação do português, Niclas Kirkeløkke colocou o Flensburg em vantagem.
O internacional esloveno voltou a levar os oponentes da equipa do português à liderança e forçou a paragem por Roberto Parrondo, a sua segunda nos últimos 30 minutos, e o empate voltou a surgir (26-26). David Mandic catapultou o MT Melsungen para a liderança mas o empate retornou ao marcador.
Com menos de 30 segundos por jogar, o SG Flensburg-Handewitt parou o encontro para relembrar a última lição, mas não conseguiu chegar ao golo, levando o encontro a prolongamento.
Resultado: 28-28
O tempo extra começou com golo para cada lado mas Kevin Møller com duas defesas de rajada catapultou o SG Flensburg-Handewitt para três golos à maior (29-32). Na segunda parte, o MT Melsungen conseguiu anular os três golos de vantagem, por Dainis Kristopans mas Emil Jakobsen voltou a colocar o Flensburg no comando, com dois minutos por jogar.
Eric Balenciaga voltou a empatar mas com um golo e um roubo de bola de Niclas Kirkeløkke o SG Flensburg segurou o comando e irá disputar a final da Maschinensucher EHF Finals 2025. Alexandre Cavalcanti ficou em branco.
Resultado Final (AP): 34-35
Top Player: Kevin Møller – 18 defesas (34% de eficácia)
A segunda meia-final do dia fica ao cargo de THW Kiel x Montpellier HB, às 17h00, de onde sairá o adversário do MT Melsungen na luta pelo bronze.
EHF European League
Meias-Finais
24.05.2025 – 14h00 – MT Melsungen x SG Flensburg-Handewitt, (28-28; 15-16)
24.05.2025 – 17h00 – THW Kiel x Montpellier HB, EHFtv
3º/4º Lugar
25.05.2025 – 14h00 – LM.01 x LM.02, EHFtv
Final
25.05.2025 – 17h00 – WM.01 x WM.02, EHFtv