A segunda metade do presente ano civil vai ser recheada e exigente para as Seleções Nacionais A de Andebol de Praia, com duas competições de alto nível no horizonte, a começar pelo EHF Beach Handball EURO 2025, que vai decorrer entre 8 e 13 de julho em Alanya, Turquia. Portugal já conhece os adversários e parte com a missão de fazer ainda melhor do que em 2023, em que conquistou dois históricos quartos lugares, quer na vertente masculina, quer na vertente feminina, em solo português. Naquele que é já considerado o período dourado do Andebol de Praia para o nosso país, a expetativa é grande e a ambição das armadas lusas é ainda maior.
Há sensivelmente um ano, Portugal fazia história nas areias chinesas da Pingtan Island e garantia uma qualificação sem precedentes para a 12.ª edição dos The World Games, que vai decorrer de 7 a 17 de agosto de 2025 em Chengdu, República Popular da China, em que o Andebol de Praia será uma das mais de 30 modalidades a figurar no programa do evento.
Esta segunda-feira, os dois Selecionadores Nacionais, Agustín Collado Rodríguez e Pedro Serrano, divulgaram as respetivas convocatórias para o primeiro estágio, de três que estão agendados até ao final de junho, que servirão para preparar as duas grandes provas internacionais, com enfoque especial nos Campeonatos da Europa, que se aproximam. Entre os dias 12 e 15, as duas Seleções Nacionais vão trabalhar em Leiria.
Convocatória na Seleção Nacional A Masculina de Andebol de Praia para o Estágio em Leiria (12 a 15/06/2025)
Convocatória na Seleção Nacional A Feminina de Andebol de Praia para o Estágio em Leiria (12 a 15/06/2025)
Agustín Collado Rodríguez, Selecionador Nacional A Feminino, só pensa em realizar um Europeu competente e sem falhas, mas para isso é necessário trabalhar de forma rigorosa, como habitualmente: “Enfrentamos o primeiro estágio de preparação para o próximo Europeu com a mentalidade direcionada para afinar detalhes que nos ajudarão a continuar a crescer e evoluir. Teremos novas atletas que se destacaram no ano passado e algumas que voltam ao grupo para continuar a somar. Vamos ter que trabalhar duro e da melhor maneira possível para irmos limando tudo e para que possamos fazer uma competição séria e muito completa na Turquia. Não teremos muito espaço para erros, então tentaremos preparar-nos física, tática e mentalmente para o que está por vir. Temos um grande grupo de atletas, estamos muito satisfeitos com sua entrega e compromisso, por isso, estamos ansiosos para começar a dar forma à competição.”
Também Pedro Serrano, líder da Seleção Nacional A Masculina, a terceira melhor na hierarquia mundial, revela estar igualmente ansioso por começar a trabalhar rumo a uma competição que representa muito para a equipa: “Estamos finalmente a iniciar o trabalho no terreno, momento em que todo o planeamento estratégico ganha forma e se transforma em prática.Este Europeu representa mais do que uma competição: é uma nova oportunidade para nos superarmos e elevarmos ainda mais o nível atingido em edições anteriores. Contamos com um grupo sólido e equilibrado, composto por atletas com provas dadas no Andebol de Praia nacional e internacional, bem como por jovens talentos em ascensão, que representam o futuro desta modalidade. Esta combinação de experiência e renovação dá-nos profundidade, dinamismo e margem de evolução.”