Depois da histórica participação no EHF Beach Handball EURO 2023 que teve lugar na Nazaré – dois quartos lugares (na vertente masculina e vertente feminina) – agora é altura de preparar um novo Campeonato da Europa, com ambição renovada. No horizonte está o EHF Beach Handball EURO 2025, que vai decorrer entre 8 e 13 de julho em Alanya, Turquia. E, de seguida, a primeira participação nos The World Games, que vão decorrer de 7 a 17 de agosto de 2025 em Chengdu, República Popular da China, onde o Andebol de Praia será uma das mais de 30 modalidades a figurar no programa do evento.
Portugal já conhece os adversários e acredita que pode chegar mais longe na competição, prova disso foi a medalha de bronze no Campeonato do Mundo, conquistado pela Seleção Nacional A Masculina, no verão passado, na República Popular da China. Esta classificação deu acesso à armada portuguesa aos The World Games, cuja participação inicia em agosto.
Esta segunda-feira, os dois Selecionadores Nacionais, Agustín Collado Rodríguez e Pedro Serrano, anunciaram as duas convocatórias para o segundo momento de preparação, em junho, com algumas alterações na escolha de atletas, com especial incidência na Seleção Nacional A Feminina. Esta vertente teve novas chamadas de Maria Santos e Carolina Loureiro e ainda três saída a registar (Joana Trindade, Daniela Mendes e Joana Delgado). Já nos masculinos, registam-se apenas três saídas, de Daniel Azevedo, Bruno Inglês e Tiago Costa.
O novo momento de preparação decorre em Leiria, entre 21 e 23 de junho, e tem em vista duas grandes provas internacionais, com enfoque especial nos Campeonatos da Europa.
Convocatória na Seleção Nacional A Masculina de Andebol de Praia para o Estágio em Leiria (21 a 23/06/2025)
Convocatória na Seleção Nacional A Feminina de Andebol de Praia para o Estágio em Leiria (21 a 23/06/2025)
Agustín Collado Rodríguez, Selecionador Nacional A Feminino, está bastante satisfeito no balanço do primeiro momento de preparação e acredita que ainda há muito trabalho pela frente até ao Campeonato da Europa:
“Estamos muito satisfeitos após o primeiro estágio, o grupo mostrou um alto nível de trabalho, compromisso e qualidade. Durante o próximo estágio queremos ver outras atletas que não estiveram presentes no primeiro momento e assim afinar mais o grupo que trabalhará para ir ao Europeu. O nível cresceu muito e as atletas vêm preparadas, graças aos clubes que começaram os treinos, e nota-se a facilidade com que lidam com as tomadas de decisão e alguns momentos do jogo. Ainda há muito a fazer, por isso, esperamos continuar com este ritmo de trabalho e poder chegar bem preparadas à primeira competição deste verão, que tem uma importância relevante já que é onde nos podemos qualificar para o próximo mundial.”
Também Pedro Serrano, líder da Seleção Nacional A Masculina, medalha de bronze no último Mundial, reconheceu a condição física dos atletas e crê que nos próximos momentos estão aptos a fechar situações mais táticas na preparação da competição:
“Depois do primeiro estágio, que nos permitiu ver o estado dos atletas e começar a preparar o próximo europeu, voltamos ao trabalho uma semana depois para continuar o nosso caminho. As sensações são boas, os atletas chegaram num estado físico ótimo o que nos permitiu trabalhar os pontos que queríamos. A partir de agora, tanto neste estágio como no próximo poderemos fechar situações táticas e como analisar os nossos primeiros rivais do grupo. Se continuarmos com a mesma capacidade de trabalho e entusiasmo, estamos certos que chegaremos à competição na melhor forma possível e prontos para dar o máximo.”