ebt Finals 2025: Saldo positivo para Portugal no primeiro dia de competição

EFE Os Tigres, GRD Leça SPAR e AD IA Sports competem na edição deste ano, que arrancou esta quinta-feira, nas areias de Trapani, Itália, e vai terminar no domingo, dia 8 de junho – transmissão em direto na EHF TV.

Esta quinta-feira marcou o arranque oficial do ebt Finals 2025, as decisões do circuito europeu de Andebol de Praia [European Beach Handball Tour], que junta as melhores equipas do Velho Continente. Este ano, o evento decorre nas areias de Trapani, na Itália, entre os dias 5 e 8 de junho. Portugal está representado por dois emblemas no quadro masculino, os atuais detentores do troféu, EFE Os Tigres, e os campeões da Europa em título, GRD Leça SPAR, e ainda pela AD IA Sports – medalha de prata na edição anterior – a única equipa lusa a competir no feminino. No total, nas duas vertentes, estão presentes 28 equipas em representação de 14 nações de todos os cantos da Europa.

No primeiro dia de competição cada uma das equipas – 14 no Grupo A e 14 no Grupo B – disputou os primeiros jogos da Ronda Preliminar (algumas dois, outras três) e o saldo foi positivo para as aspirações portuguesas. Entre esta sexta-feira [06/06] e a manhã de sábado [07/06] vão realizar-se os derradeiros jogos da fase de grupos, bem como os Quartos de Final. No domingo [08/06] é dia de decisões: Placement Matches 9-14, Cross Matches 5-8, Meias Finais e Finais.

A transmissão em direto do evento está a cargo da EHF TV.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por EHF Beach Handball (@ehfbeachhandball)

Na vertente masculina, os campeões em título [EFE Os Tigres] disputaram três duelos no Grupo A e acabou por ser a equipa com menos motivos para sorrir entre as portuguesas, uma vez que venceu apenas uma vez. No primeiro embate do dia, o emblema de Espinho perdeu por 0-2 contra o BHC Zagreb, depois de dois sets equilibrados mas com ligeiro ascendente dos croatas (18-22; 24-27). No jogo seguinte, a história foi diferente e a EFE Os Tigres mostrou clara superioridade sobre o C4H10 Melluzhi Jurmala, da Letónia, tendo fixado o resultado final em 0-2 (9-24; 12-22). Por fim, o último duelo do dia foi frente ao poderoso 12 Monkeys Köln BHC, num verdadeiro duelo de gigantes que ficou marcado por um profundo equilíbrio. Os alemães acabaram por triunfar por 0-2 (24-27; 24-25).

Esta sexta-feira, a equipa os tigres vão disputar mais três jogos, contra Karpatskí Rytieri (Eslováquia), BHT GRU JUKO Piotrków Trybunalski (Polónia) e Fundación Fomento Deporte CBMP Ciudad de Málaga (Espanha).

Já o GRD Leça SPAR fez o pleno de vitórias no dia inaugural, em dois jogos realizados, para assegurar o primeiro lugar do Grupo B, neste momento. No primeiro duelo, frente aos neerlandeses do Beach Handball Tilburg, os portugueses garantiram um 2-0 inquestionável depois dos parciais de 10-20 e 9-16 nos dois sets. Depois, diante dos irlandeses do Niterói Rugby FC, finalistas vencidos na edição anterior, repetiu.-se o desfecho [2-0] mas aumentou o grau de dificuldades (19-14; 26-22).

O emblema de Leça da Palmeira prepara-se agora para um segundo dia de competição mais preenchido e exigente, com embates frente a: Blue Team (Itália), Czech Lions (Chéquia) e Aarhus Beach (Dinamarca). O último jogo da Ronda Preliminar está agendado apenas para as 11h15 (hora portuguesa) deste sábado, frente ao SC Squadra Buda (Hungria).

No que diz respeito ao quadro competitivo feminino, a AD IA Sports fechou as contas do primeiro dia no topo do Grupo A, depois de duas vitórias e uma derrota. O primeiro jogo foi de tirar o fôlego e terminou de forma inglória (1-2) frente às bicampeãs da Europa [EHF Champions Cup], The Danish Beachhandball Dream (Dinamarca): 15-18 no primeiro set para as dinamarquesas e 19-12 para as lusas no segundo, mas no desempate por shoot-out, a formação da Marinha Grande perdeu por 6-7. Os dois embates seguintes mostraram um desfecho diferente e muito mais feliz: dois triunfos por 2-0 frente às irlandesas do Niterói Rugby FC (16-22; 10-18) – medalha de bronze em 2024 – e às húngaras do Multichem Szentendrei NKE (18-13; 18-16).

O segundo dia de competição vai trazer uma reedição da Final da edição de 2024, entre AD IA Sports e Fundación Fomento y Deporte CBMP Ciudad de Málaga (Espanha), antes do jogo de despedia da Ronda Preliminar, diante da Handball Erice (Itália).

Ao contrário do que aconteceu na edição de 2024 do ebt Finals, na qual esteve presente a dupla de arbitragem Rita Machado / Soraia Lusquiños e ainda o delegado Mário Coutinho, em Lacanau (França), desta vez não houve representação portuguesa entre os nomeados pela Federação Europeia de Andebol.

Pode consultar todas as informações, calendário e resultados, no website oficial da competição.

Patrocinadores Institucionais