Tal como nas duas edições anteriores, os prémios EHF Excellence Awards 2025 voltam a ter portugueses entre os nomeados e em 2024/2025 há dois reincidentes: Martim Costa e Francisco Costa. A Federação Europeia de Andebol (EHF) anunciou, esta quarta-feira, os 48 atletas masculinos que mais se destacaram na presente época desportiva, bem como a abertura das votações, que são destinadas a jogadores, treinadores, órgãos de comunicação social selecionados e adeptos, sendo que os votos de cada um destes grupos representam 25% do resultado global de cada posição. A votação dos adeptos deverá ser realizada através da app da “Home of Handball” até ao próximo dia 23 de junho.
Na temporada passada, Martim Costa recebeu o prémio “EHF Excellence Awards Young Player of the Season” [Melhor Jogador Jovem] de 2023/2024 e esteve também entre os nomeados para Melhor Lateral Esquerdo, mas acabou por ser o francês Elohim Prandi a liderar as votações. Já o irmão Francisco Costa figurou entre outros grandes nomes do Andebol mundial na corrida pelo prémio de Melhor Lateral Direito, que acabou por ir parar às mãos do também gaulês Dika Mem. Luís Frade foi o outro português nomeado em 2024.
Os prémios EHF Excellence Awards – nas vertentes masculina e feminina – distinguem os melhores jogadores em cada posto específico: Guarda-Redes, Ponta Esquerda, Lateral Esquerdo, Central, Lateral Direito, Ponta Direita e Pivô, bem como Melhor Defensor. Nesta terceira edição, cada categoria tem seis nomeados – jogadores selecionados com base no seu desempenho na Seleção Nacional e no Clube ao longo da época 2024/2025, por dois painéis de peritos de alto nível. No caso dos masculinos, o painel foi composto pelos antigos jogadores Igor Vori e Vid Kavticnik, bem como pelo treinador Stefan Madsen, que vai assumir o comando do Paris Saint-Germain na próxima época.
Martim Costa e Francisco Costa estiveram em grande plano no último IHF World Championship 2025, no qual os Heróis do Mar asseguraram presença histórica no top-4 mundial, ao integrarem a All-Star Team da competição. O mais velhor dos irmãos foi eleito Melhor Central enquanto que o jovem canhoto foi eleito “Best Young Player Presented by LIDL”. Para além da Seleção Nacional, os dois internacionais desempenharam também um papel determinante ao serviço do Sporting CP, em mais uma temporada memorável que terminou com a conquista de todos os títulos nacionais e ainda coma a chegada aos Quartos de Final da EHF Champions League.
A Federação Europeia de Andebol ainda não anunciou oficialmente a data e o local específicos da cerimónia do EHF Excellence Awards 2025. Na gala serão também premiados o Rookie da época, o Melhor Jogador de Andebol de Praia e ainda os prémios de “Jogador do Ano” e “Melhor Jogador Jovem” de 2024/2025 a um dos nomeados. Recorde-se que em 2023 o prémio de Melhor Jogador de Andebol de Praia foi entregue a Gabriel Conceição e em 2024 a Ricardo Castro.
Os MVP‘s da temporada vão ser anunciados no dia 27 de junho, durante o sorteio da Fase de Grupos da EHF Champions League 2025/2026.
Guarda-Redes
Dominik Kuzmanovic (CRO, VfL Gummersbach)
Emil Nielsen (DEN, Barça)
Andreas Wolff (GER, THW Kiel)
Sergey Hernandez (ESP, SC Magdeburg)
Kevin Møller (DEN, SG Flensburg-Handewitt)
Ivan Pesic (CRO, HBC Nantes)
Ponta Esquerda
Emil Jakobsen (DEN, SG Flensburg-Handewitt)
Orri Freyr Þorkelsson (ISL, Sporting CP)
Tim Freihöfer (GER, Füchse Berlin)
Ian Barrufet (ESP, MT Melsungen)
Matthias Musche (GER, SC Magdeburg)
Valero Rivera (ESP, HBC Nantes)
Lateral Esquerdo
Lasse Andersson (DEN, Füchse Berlin)
Thibaud Briet (FRA, HBC Nantes)
Martim Costa (POR, Sporting CP)
Elohim Prandi (FRA, Paris Saint-Germain Handball)
Simon Jeppsson (SWE, Kolstad Håndbold)
Felix Claar (SWE, SC Magdeburg)
Central
Aymeric Minne (FRA, HBC Nantes)
Luc Steins (NED, Paris Saint-Germain Handball)
Gisli Kristjansson (ISL, SC Magdeburg)
Nedim Remili (FRA, One Veszprém HC)
Thomas Arnoldsen (DEN, Aalborg Håndbold)
Nils Lichtlein (GER, Füchse Berlin)
Lateral Direito
Francisco Costa (POR, Sporting CP)
Mathias Gidsel (DEN, Füchse Berlin)
Julien Bos (FRA, HBC Nantes)
Albin Lagergren (SWE, SC Magdeburg)
Ómar Ingi Magnusson (ISL, SC Magdeburg)
Dika Mem (FRA, Barça)
Ponta Direita
Mario Sostaric (CRO, OTP Bank – PICK Szeged)
Blaz Janc (SLO, Barça)
Aleix Gómez (ESP, Barça)
Sebastian Karlsson (SWE, Montpellier HB)
Bence Imre (HUN, THW Kiel)
Filip Glavaš (CRO, RK Zagreb)
Pivô
Mijajlo Marsenic (SRB, Füchse Berlin)
Nicolas Tournat (FRA, HBC Nantes)
Marin Šipic (CRO, HC Kriens-Luzern)
Ludovic Fabregas (FRA, One Veszprém HC)
Kamil Syprzak (POL, Paris Saint-Germain Handball)
Magnus Saugstrup (DEN, SC Magdeburg)
Defensor
Dragan Pechmalbec (SRB, One Veszprém HC)
Karl Konan (FRA, Montpellier HB)
Magnus Saugstrup (DEN, SC Magdeburg)
Max Darj (SWE, Füchse Berlin)
Blaz Blagotinsek (SLO, SG Flensburg-Handewitt)
Thibaud Briet (FRA, HBC Nantes)
No que diz respeito à vertente feminina a Equipa do Ano já foi revelada.