Euro Hand 4 All 2025: Portugal conquista terceiro ouro em quatro edições

Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas venceu a França na Final e despediu-se de Lyon com o título de campeão, que escapou em 2024 para a Espanha; Lusos repetiram o feito de 2022 e 2023.

Portugal é de novo campeão do Euro Hand 4 All, o primeiro torneio europeu de Andebol em Cadeira da Rodas realizado em França. Depois de tere vencido as duas primeiras edições (2022 e 2023), a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas foi destronada no ano passado pela Espanha e, na presente edição de 2025, regressou à vila de Écully, em Lyon, com um só objetivo: recuperar o ouro… e cumpriu. Numa edição marcada pela alteração do formato competitivo (ACR4 [4×4], ao invés do tradicional ACR6), Portugal fez o pleno de vitória no dia inaugural, ao derrotar Espanha e Países Baixos, ambos por 2-0, e repetiu a dose no dia das decisões, mas com mais dificuldades.

Primeiro contra os Estados Unidos da América e depois contra a França, a turma de Danilo Ferreira precisou de um terceiro set para confirmar o triunfo (2-1), depois de até ter vencido o primeiro em ambos. A reação aos sets perdidos, quer nas Meias Finais, quer na Final, não podia ter sido melhor e trouxe ao de cima a fibra de um grupo de atletas [vários aqui presentes] que, em 2022, tocou o céu com a conquista do Campeonato do Mundo e da Europa. Durante a cerimónia final, todos os atletas e dirigentes das equipas presentes fizeram a habitual e merecida guarda de honra aos novos campeões.

O internacional português Ricardo Queirós recebeu ainda o troféu de melhor marcador desta edição do torneio, com 36 pontos assinados.

Danilo Ferreira diz-se feliz e admite que venceu quem tem estofo de campeão: “O balanço do torneio não podia ser mais positivo. No primeiro dia estivemos em elevadíssimo nível, hoje verificámos algumas lacunas que, neste patamar, não pode acontecer, a nível de falhas técnicas e do remate. Mas fomos sempre uns lutadores, quisemos sempre, acreditámos sempre, lutámos contra a adversidade e isso é o que define quem tem estofo de campeão. Portanto, estamos de parabéns. A minha equipa foi excecional, nada posso apontar aos meus atletas.”

O líder da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas e um dos principais impulsionadores desta vertente da modalidade deixou um convite à reflexão quanto ao futuro: “Lanço aqui um alerta para o nosso país e para a nossa comunidade em particular: esta Seleção Nacional, com a exceção do último Campeonato do Mundo, no Egito, foi à Final em todas as competições internacionais em que participou. Portanto, penso que temos de apostar mais um pouco, procurar mais apoios, trabalhar mais, ser mais rigorosos connosco nos clubes, os atletas, os treinadores, os dirigentes. Porque vamos chegar a um nível cada vez melhor a nível internacional, de certeza absoluta, e nós queremos continuar a estar nos palcos, trazer vitórias e lutar por medalhas para Portugal.”

Por fim, o treinador de 50 anos não esqueceu quem contribui para o sucesso contínuo da equipa: “Quero deixar também uma nota de agradecimento por todo o apoio que a Federação de Andebol de Portugal nos tem dado e, como é lógico, ao nosso staff, concretamente à Daniela Faria, que é inexcedível a colaborar em tudo o que é preciso para que não falte nada, desde a organização ao à saúde dos atletas.”

A participação de Portugal no Euro Hand 4 All 2025, recorde-se, serve de ponto de partida para a preparação para o European Wheelchair Handball Championship 2025, que vai decorrer em Vilinus, na Lituânia, em novembro.

O torneio contou ainda com arbitragem portuguesa, com Flávio Carvalho e Nelson Santos a dupla escolhida para dirigir a Meia Final entre França e Espanha, bem como a Final, entre Portugal e França.

Euro Hand 4 All 2025
Calendário (hora portuguesa):
Grupo A
20.06.2025 – 11h45 – Portugal x Espanha, 2-0 (10-2; 14-8)
20.06.2025 – 14h15 – Países Baixos x Portugal0-2 (4-9; 3-10)
Meias Finais
21.06.2025 – 08h30 – Estados Unidos da América x Portugal, 2-1 (3-4; 5-3; 1-2)
Final
21.06.2025 – 15h30 – França x Portugal, 1-2 (8-9; 9-5; 4-6)

Para além da competitividade, o Euro Hand 4 All visa um objetivo muito maior: que o Andebol em Cadeira de Rodas seja incluído como desporto coletivo nos Jogos Paralímpicos. Uma ambição que vai ao encontro da linha de trabalho da Federação de Andebol de Portugal ao longo dos últimos anos.

Patrocinadores Institucionais