Esta quinta-feira, a Federação de Andebol de Portugal e o Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar – Andebol, representado pelo Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, formalizaram um importante protocolo de colaboração que representa um novo passo no reforço da articulação entre o Desporto Escolar e o Andebol federado, contribuindo para a valorização da formação desportiva de base, em especial na nossa modalidade.
A cerimónia de apresentação oficial decorreu nas instalações do Município de Celorico de Basto e contou com a presença de Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional da Federação de Andebol de Portugal e de João Varejão, Selecionador Nacional sub-17 Masculino, para além do Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Domingos Lopes de Carvalho, e do Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Machado.
O evento serviu também para assinalar a apresentação oficial do estágio da Seleção Nacional sub-17 Masculina, que decorrerá em Celorico de Basto, entre os dias 7 e 12 de julho, na reta final da preparação para o M17 European Youth Olympic Festival 2025. No planeamento estão ainda dois jogos de cariz particular contra a congénere de Espanha, a realizar no Pavilhão da Escola EB 2/3 de Celorico de Basto [entrada livre], a 11 e 12 de julho, com transmissão em direto na andeboltv.
Esta ação integra a estratégia da Federação de Andebol de Portugal em promover a proximidade com as comunidades locais, destacando os territórios que têm investido fortemente na formação, como é o caso daquele município da sub-região do Tâmega e Sousa. A colaboração entre a Federação de Andebol de Portugal, o Desporto Escolar, o BECA e o Município local é um exemplo inspirador de como a cooperação institucional pode gerar valor para o Andebol nacional.