M21 IHF World Championship 2025: Portugal voa para os Quartos

Vitória sobre o Japão conjugada com a derrota da Croácia frente à Suécia vale passagem lusa à próxima fase; último jogo do Main Round terá lugar esta terça-feira – transmissão em direto no Canal de YouTube IHF Competitions.

Quartos de Final: Aqui vamos nós! À entrada para o primeiro jogo do Main Round II a Seleção Nacional sub-21 Masculina já sabia que um triunfo diante do Japão abria as portas dos Quartos de Final. Os jovens comandados por Carlos Martingo não quebraram o ímpeto positivo e carimbaram a passagem ao vencer na Arena Sosnowiec, na Polónia.

Portugal soma assim a quinta presença de sempre – a terceira consecutiva – no top-8 em Campeonatos do Mundo da geração, com o melhor resultado de sempre a remontar à medalha de bronze conquistada na Argentina em 1995.

Esta terça-feira a Arena Sosnowiec será palco de novo jogo luso – o último do Main Round – frente à Suécia. A partida está agendada para as 15h15 (hora portuguesa) e conta com transmissão através do Canal de YouTube IHF Competitions.

7 inicial: Diogo Rêma Marques, João Magalhães, Gabriel Cavalcanti, Xavier Barbosa, Rafael Vasconcelos, Afonso Mendes e Eduardo Costa

Apesar da primeira posse de bola pertencer ao Japão, os primeiros golos foram portugueses, com a autoria de Afonso Mendes e João Magalhães. Portugal apresentou um sistema defensivo 6:0 bastante dinâmico e foi causando alguns problemas aos asiáticos que viram o resultado chegar aos seis golos de diferença perto do minuto 10′, com o 9-3 de Xavier Barbosa.

A superioridade lusa, levou o técnico japonês a pedir o primeiro time-out do encontro. Na sequência, Portugal conseguiu dilatar a vantagem (10-3) mas uma organização ofensiva do Japão mais paciente começou a descobrir soluções para ultrapassar a defesa portuguesa… mas, entre os postes, algumas investidas esbarravam em Diogo Rêma Marques. À passagem do minuto 15′ o marcador assinalava seis golos de vantagem (13-7).

O Japão trouxe a jogo novas ideias, nomeadamente o jogo 7×6, mas Portugal continuou em crescendo e reclamou para si oito golos de vantagem (17-9). Os mais inconformados dos asiáticos iam sendo o central e o ponta esquerda – Haruto Nagamori e Jun Fujikawa – responsáveis por mais de 50% dos golos da sua equipa no primeiro tempo. Rafael Vasconcelos estabeleceu nova maior vantagem (20-11) e até ao descanso os lusos passaram a dezena de golos à maior.

Intervalo: 23-12

José Luís Ferreira entrou para dar uma dúzia de golos de vantagem para os portugueses que, com a ajuda do recém entrado Gonçalo Morgado entre os postes, fugiram até aos 13(!) golos de vantagem.

Algum desacerto ofensivo aliado a parcas dificuldades na recuperação defensiva, levaram a que o Japão conseguisse fazer alguns golos ‘fáceis’ e isso desagradou o técnico luso que, à passagem do minuto 45′ com 31-22 no marcador, parou o encontro.

Os lusos responderam da melhor forma, defesa coesa e golos em contra-ataque com José Luís Ferreira e João Magalhães a levar a vantagem novamente para a marca dos 12 golos (35-23).

Até ao final, a Seleção Nacional sub-21 Masculina não abrandou e chegou a um registo impressionante de 46 golos marcados – segundo maior resultado de sempre, o primeiro remonta a 2019 com 52 golos marcados diante do Chile.

Resultado Final: 46-28
MVP e Top Scorer: João Magalhães – 7 golos (100% eficácia)

Ricardo Candeias, treinador adjunto da Seleção Nacional sub-21 Masculina, deu voz à equipa técnica e mostrou satisfação perante o resultado desta tarde que se refletiu no cumprimento de mais um objetivo:

“O Japão tem mais qualidade do que espelha o resultado de hoje e isso ficou comprovado no jogo com a Suécia. Nós conseguimos ganhar uma vantagem no início do jogo e fomos ampliando aos poucos essa vantagem. Tivemos um período na segunda parte menos bom, com algumas falhas e distrações defensivas mas rapidamente recuperámos outra vez o controlo que tínhamos do jogo e isso fez com que o resultado continuasse a abrir. No ataque conseguimos praticamente sempre criar situações, tivemos uma eficácia bastante boa. Fizemos o nosso jogo e conseguimos o objetivo que pretendíamos: o apuramento para os Quartos de Final.”

A menos de 24 horas do próximo desafio, Ricardo Candeias afirma que a nova meta é terminar o Main Round II na primeira posição e, naquele que será um grande jogo de Andebol, só a vitória importa: “É um jogo para decidir o primeiro lugar do grupo, vamos entrar com tudo obviamente. Queremos muito ganhar o jogo para terminarmos na primeira posição. O jogo entre as duas melhores equipas do grupo será um bom jogo de Andebol e temos que aproveitar isso também.”

2025 IHF Men’s Junior U21 World Championship
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo D
18.06.2025 – 10h45 – Portugal x Argélia, 33-21 (18-11)
20.06.2025 – 10h45 – Canadá x Portugal12-45 (6-24)
21.06.2025 – 13h00 – Portugal x Croácia, 30-25 (11-13)
Main Round – Group II
23.06.2025 – 17h30 – Portugal x Japão, 46-28 (23-12)
24.06.2025 – 15h15 – Suécia x Portugal, YouTube IHF Competitions

O M21 IHF World Championship 2025 decorre em quatro cidades da Polónia, entre 18 e 29 de junho. 

Patrocinadores Institucionais