O Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina prepara-se para dar as boas-vindas à época 2025/2026 e, esta terça-feira, é dia de sorteio da Fase Regular. O evento, que marca o ponto de partida da 49.ª edição da maior prova feminina de clubes em Portugal, vai decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, a partir das 17h00.
Na nova temporada, à semelhança do que aconteceu na edição anterior, vão estar 10 emblemas a competir, dos quais metade já sabem o que é erguer o troféu: o tetracampeão nacional, SL Benfica, que já venceu a competição por 11 vezes e o Madeira SAD, recordista com 15 conquistas, lideram a lista, seguidos de CS Madeira e Colégio de Gaia Toyota (ambos com 4 títulos no palmarés) e de CDE Gil Eanes, duas vezes campeão no passado. ABC de Braga OBO, ADA São Pedro do Sul, CA Leça, CJ Almeida Garrett Gesti Douro e Juve Lis completam o lote de equipas participantes.
No mesmo evento haverá também espaço para o sorteio da Fase Regular da Divisão de Honra Feminina, cuja jornada inaugural da Fase Regular vai acontecer a 20 de setembro.

Para a época 2025/2026 que se aproxima a passos largos, o Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina vai assumir um novo modelo competitivo na Fase Final face a 2024/2025. A Fase Regular mantém-se igual, pelo que será jogada no sistema todos contra todos, a duas voltas e, no final, serão constituídos dois grupos, com as equipas a transportarem 50% dos pontos conquistados até então: o Grupo A (constituído pelas seis melhores equipas da primeira fase) que vai definir o novo Campeão Nacional e os lugares europeus, ao invés de ser constituído apenas por quatro equipas. E o Grupo B (restantes quatro emblemas) que vai centrar atenções na luta pela manutenção. Na temporada passada, recorde-se, Alavarium Love Tiles e SIR 1º de Maio despediram-se do principal escalão português enquanto que CS Madeira e Juve Lis asseguraram o regresso ao topo do Andebol nacional.
Estará presente na cerimónia a vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Diretora Técnica Nacional para o Andebol feminino, Vera Lopes, bem como Hernâni Ribeiro, Vereador da Câmara Municipal da Maia, entre outras figuras de relevo. O sorteio será conduzido por Edgar Vieira do Departamento Desportivo da Federação de Andebol de Portugal.
A jornada inaugural do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina 2025/2026 está agendada para o dia 30 de agosto.