Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina: Sorteio vai traçar caminho para 2025/2026

Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia vai ser palco do sorteio da Fase Regular da maior prova nacional de Andebol feminino, que assume uma alteração no modelo competitivo para a nova época; Evento tem início a partir das 17h00 desta terça-feira.

O Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina prepara-se para dar as boas-vindas à época 2025/2026 e, esta terça-feira, é dia de sorteio da Fase Regular. O evento, que marca o ponto de partida da 49.ª edição da maior prova feminina de clubes em Portugal, vai decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, a partir das 17h00.

Na nova temporada, à semelhança do que aconteceu na edição anterior, vão estar 10 emblemas a competir, dos quais metade já sabem o que é erguer o troféu: o tetracampeão nacional, SL Benfica, que já venceu a competição por 11 vezes e o Madeira SAD, recordista com 15 conquistas, lideram a lista, seguidos de CS Madeira e Colégio de Gaia Toyota (ambos com 4 títulos no palmarés) e de CDE Gil Eanes, duas vezes campeão no passado. ABC de Braga OBO, ADA São Pedro do Sul, CA Leça, CJ Almeida Garrett Gesti Douro e Juve Lis completam o lote de equipas participantes.

No mesmo evento haverá também espaço para o sorteio da Fase Regular da Divisão de Honra Feminina, cuja jornada inaugural da Fase Regular vai acontecer a 20 de setembro.

Para a época 2025/2026 que se aproxima a passos largos, o Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina vai assumir um novo modelo competitivo na Fase Final face a 2024/2025. A Fase Regular mantém-se igual, pelo que será jogada no sistema todos contra todos, a duas voltas e, no final, serão constituídos dois grupos, com as equipas a transportarem 50% dos pontos conquistados até então: o Grupo A (constituído pelas seis melhores equipas da primeira fase) que vai definir o novo Campeão Nacional e os lugares europeus, ao invés de ser constituído apenas por quatro equipas. E o Grupo B (restantes quatro emblemas) que vai centrar atenções na luta pela manutenção. Na temporada passada, recorde-se, Alavarium Love Tiles e SIR 1º de Maio despediram-se do principal escalão português enquanto que CS Madeira e Juve Lis asseguraram o regresso ao topo do Andebol nacional.

Estará presente na cerimónia a vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Diretora Técnica Nacional para o Andebol feminino, Vera Lopes, bem como Hernâni Ribeiro, Vereador da Câmara Municipal da Maia, entre outras figuras de relevo. O sorteio será conduzido por Edgar Vieira do Departamento Desportivo da Federação de Andebol de Portugal.

A jornada inaugural do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina 2025/2026 está agendada para o dia 30 de agosto.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Federação de Andebol de Portugal (@andebolportugal)

Patrocinadores Institucionais