Está oficialmente em marcha o Encontro Nacional de Minis e Bambis 2025, que vai colorir o Município de Lamego, desde esta quinta-feira até ao próximo domingo, dia 6 de julho. Depois de ter passado pela Beira Alta na edição passada, é na Cidade dos Bispos que cerca de 1.000 participantes, oriundos de mais de 30 clubes de todo o país, celebram por estes dias o melhor que o Andebol tem para oferecer, desde a vertente competitiva até ao espírito de convívio e união.
No dia inaugural, os cinco recintos disponibilizados para o efeito [Centro Multiusos de Lamego, Pavilhão Álvaro Magalhães, Pavilhão Desportivo Complexo Desportivo de Lamego, Pavilhão Desportivo da Escola Secundária da Sé] foram palco de 45 jogos, antes da habitual Cerimónia de Abertura, que arrancou por volta das 21h30. À concentração de todas as delegações no Soldado Desconhecido, seguiu-se o desfile de todas as delegações até ao início do Escadório e a posterior apresentação individual das mesmas. Os discursos protocolares deram por terminado o primeiro dia do evento.
Entre as várias personalidades e representantes de entidades locais que estiveram presentes na Cerimónia de Abertura, discursaram Joaquim Escada, vice-Presidentes da Federação de Andebol de Portugal: “Espero que se divirtam e que ganhem cada vez mais gosto pela prática do Andebol para que, no futuro, quem sabe, possam representar as Seleções Nacionais que tão bem têm dignificado o nosso país em todas as competições e escalões. Vocês são a base do Andebol nacional. Agradeço ainda aos nossos parceiros porque sozinhos não conseguiríamos ter realizado este evento.”
Catarina Ribeiro, vice-Presidente da Câmara Município de Lamego, deu as boas-vindas ao município a todos os participantes e antes de declarar oficialmente aberto o evento, fez questão de demonstrar que a felicidade dos mais pequenos é o principal motor de eventos como este: “Mais do que números enche-nos o coração os sorrisos.”
Tiveram a palavra ainda António Manso, Presidente do Andebol Club Lamego e Henrique Conceição, Presidente da Associação de Andebol de Viseu, que não terminou a sua intervenção sem apelar a um grito em uníssono: “Viva o Andebol!”
O evento é o resultado de uma parceira de sucesso entre a Federação de Andebol de Portugal, a Associação de Andebol de Viseu, a Câmara Municipal de Lamego e o Andebol Club Lamego.