Este sábado, terceiro dia de Encontro Nacional de Minis e Bambis 2025, foi o mais preenchido para os cerca de 1.000 jovens participantes. Foram 86 jogos, disputados entre os cinco recintos disponíveis, atividades lúdicas, como pinturas faciais ou mergulhos nas Piscinas Municipais Descobertas de Lamego – disponíveis para todos de forma gratuita -, bem como animação nos insufláveis disponibilizados pela Federação de Andebol de Portugal e ainda festa até tarde com um DJ convidado. O primeiro dia do fim de semana possibilitou ainda a presença de um número significativo de familiares nas bancadas, que deram ainda mais brilho ao momento e despertaram sorrisos em dobro.
Para este domingo está agendada a habitual Cerimónia de Encerramento, que vai decorrer no Centro Multiusos de Lamego, logo a seguir a terem terminado os últimos 45 jogos em agenda.
O terceiro dia do evento contou com a presença de José António Silva, timoneiro das Lusitanas e Coordenador das Seleções Nacionais Femininas, que não deixou passar a oportunidade de se deslocar até Lamego, depois de ter acompanhado de perto o Encontro Nacional de sub-14, em Estarreja, e a Festa do Andebol, em Lagoa. O Andebol português é recheado de talento e é necessário saber geri-lo da melhor forma, admite o treinador de 60 anos:
“Do ponto de vista da vitalidade do Andebol, é uma maravilha ver isto. É gente dedicadíssima e apaixonada pela nossa modalidade, que nos alimenta depois ao mais alto nível. Ver o entusiasmo das miúdas e dos miúdos a jogar é algo fantástico. Para quem está submetido à pressão que nós habitualmente temos na competição ao nível sénior, é refrescante ver a forma como estes jovens atletas se entregam ao nosso Andebol. Depois, mais do ponto de vista de trabalho ligado às Seleções Nacionais, é muito importante para mim ter uma noção do que se vai praticando, da forma como se joga, da forma como se aborda o jogo. Ver também, sem grandes preocupações, como é evidente, despontar futuros talentos. Temos muito menos jogadoras do que alguns dos países mais fortes, mas temos um enorme talento. Aquilo que nos compete a todos é cuidar que estes talentos sejam bem trabalhados, acarinhados, e possam no futuro dar muitas alegrias à Seleção Nacional e ao país.”
Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, foi também uma das figuras de destaque no terceiro dia do certame, acompanhado por Catarina Ribeiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego.
O evento é o resultado de uma parceira de sucesso entre a Federação de Andebol de Portugal, a Associação de Andebol de Viseu, a Câmara Municipal de Lamego e o Andebol Club Lamego.