O Encontro Nacional de Andebol de Sub-14 Masculino e Feminino chegou ao fim esta terça-feira, 1 de julho, após quatro dias de muita competição, convívio e celebração do desporto mais jovem, em particular da nossa modalidade. Estarreja voltou a ser o palco da edição de 2025 deste grande evento, que decorreu desde o dia 28 de junho e reuniu cerca de 1.500 jovens atletas, em representação de 100 equipas oriundas de todo o país.
O último dia da competição foi marcado por um total de 50 jogos disputados em diversos pavilhões do Município de Estarreja, culminando com a aguardada Cerimónia de Encerramento, realizada no Pavilhão Municipal de Estarreja. A Cerimónia contou com a presença de várias figuras de relevo do Andebol nacional e do Município, destacando-se Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, assim como Vera Lopes e João Paulo Velez, vice-Presidentes da Federação de Andebol de Portugal e, ainda, António Goulão, Presidente da Associação de Andebol de Aveiro.
Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, considera que o recorde estabelecido de número de equipas e participantes reflete o bom trabalho na organização do evento:
“É a quarta vez que recebemos o Encontro Nacional de sub-14 cá e o sinal é claro, parece-me efetivamente que as pessoas gostam de vir a Estarreja. A nossa capacidade de organizar torneios deste género já tem alguns anos e o certo é que as equipas, os clubes, as associações sentem-se muito bem aqui. A logística é tremenda, mas tudo isto faz com que, evidentemente, a Federação de Andebol de Portugal tenha mais confiança em Estarreja e estas equipas todas não se importem nada de trazer os seus atletas para o nosso município para serem recebidos neste tipo de evento.”
O Presidente da Associação de Andebol de Aveiro, António Goulão, afirma que o sucesso deste evento vem muito por culpa da continuidade – que já leva quatro anos – e levará, pelo menos, mais um e onde o principal objetivo é a divulgação do Andebol:
“Em primeiro lugar os nossos agradecimentos não só ao Município de Estarreja mas também à Federação de Andebol de Portugal. É numa perspectiva de continuidade que a Associação de Andebol de Aveiro trabalha em conjunto com as respetivas entidades e temos muito orgulho deste novo recorde de 100 equipas. A nossa perspectiva é dar continuidade a este tipo de trabalho e estamos já a preparar o próximo ano com o intuito de recebermos aqui mais crianças, mais equipas e no fundo fazer a divulgação do Andebol, que é a nossa modalidade.”
Vera Lopes, vice-Presidente e Diretora Técnica Nacional para o Andebol Feminino da Federação de Andebol de Portugal, falou sobre as atividades extra competição e a importância destes momentos para a fidelização dos atletas à modalidade:
“As coisas mais importantes que os atletas levam daqui, além da experiência competitiva e a diversidade de estímulos desportivos que eles conseguem ter aqui, porque obviamente têm contacto com outras equipas e outras realidades e isso é bastante importante, é a vertente da diversão. Neste evento, a quarta edição em Estarreja, estamos perante uma organização em quem nós temos bastante confiança e que onde os eventos têm vindo a correr cada vez melhor. Reflexo disso é o recorde que acabámos por bater nesta edição com 1.500 participantes e eles aqui sentem-se em casa, divertem-se imenso. Ainda ontem estávamos todos juntos com a organização e aquilo que estávamos a admirar eram os miúdos ali nos insufláveis, na interação entre eles e isto é bastante importante para nós conseguirmos captar e reter os jovens na nossa modalidade.”
João Paulo Velez, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, realçou a parceria com o Município de Estarreja que tem sido uma mais valia na organização do Encontro Nacional de sub-14 Masculino e Feminino:
“É uma parceria extraordinária que felizmente sabemos que se prolonga pelo menos por mais um ano e desejavelmente por um período mais alargado ainda. É um trabalho extraordinário que o Município de Estarreja faz e a Federação de Andebol de Portugal tem um grande orgulho em que esta ação possa prosseguir. É realmente um evento extraordinário ver equipas de todo o país, masculinas e femininas, nesta iniciativa tão forte. Esperemos que continue porque é um ótimo incentivo à modalidade.”
300 jogos depois e com muitas histórias para contar, chegou a hora de dizer adeus aos 1.500 atletas que coloriram o concelho de Estarreja durante quatro dias.