EYOF Skopje 2025: Armada lusa preparada para estreia internacional

João Varejão convocou 15 internacionais para o M17 European Youth Olympic Festival, que terá lugar em Skopje, capital da Macedónia do Norte, de 20 a 26 de julho; Portugal vai disputar o Grupo B juntamente com Noruega, Alemanha e Hungria.

A partir deste domingo, a Seleção Nacional sub-17 Masculina vai centrar todas as atenções no M17 European Youth Olympic Festival, que terá lugar em Skopje, capital da Macedónia do Norte, de 20 a 26 de julho, e que marcará a estreia desta geração numa competição internacional homologada pela Federação Europeia de Andebol (EHF).

O Selecionador Nacional, João Varejão, divulgou, este domingo, a convocatória final para a competição, composta por 15 atletas. Face ao lote de internacionais que trabalharam em Celorico de Basto, num estágio que culminou com dois jogos particulares com a Espanha, a única alteração a registar é a saída do lateral Vasco Cardoso.

A Seleção Nacional Sub-17 Masculina iniciará novo estágio esta segunda-feira, já com guia de marcha para a capital da Macedónia do Norte e, desta vez, será a freguesia de Samora Correia a acolher a jovem armada lusa, entre 14 e 18 de julho. A partida para Skopje está marcada para sábado, dia 19 de julho.

Convocatória da Seleção Nacional sub-17 Masculina para o M17 European Youth Olympic Festival 2025 (14 a 27/07/2025)

João Varejão, líder da Seleção Nacional sub-17 Masculina, que levou Portugal ao 7.º lugar nesta competição, em 2023, começa por explicar as escolhas e todo o processo que está a ser conduzido com o objetivo de potenciar ao máximos os jovens internacionais portugueses:

“Este grupo representa, na nossa opinião, os atletas que atualmente se encontram melhor preparados para o desafio que se aproxima. Todos têm já experiência em jogos internacionais e demonstram diariamente uma enorme vontade de treinar, evoluir e competir ao mais alto nível. Importa também destacar que, apesar de alguns jogadores com potencial não integrarem este grupo final, estão já enquadrados na preparação da Seleção Nacional sub-19 Masculina, com vista à participação no Campeonato do Mundo, no Egito, em agosto. Esta dinâmica permitiu também convocar novos atletas para a Seleção Nacional sub-17, proporcionando-lhes uma valiosa oportunidade de crescimento e experiência.”

O M17 European Youth Olympic Festival reúne as oito melhores seleções do ranking europeu, o que torna a competição uma referência de excelência, entende João Varejão: “Cada jogo será uma oportunidade de evolução e estamos convictos de que temos condições para disputar a vitória frente a qualquer adversário. O que tem sustentado o nível elevado da Seleção Nacional nas últimas competições é a quantidade e qualidade das experiências internacionais destes jovens atletas. Este será mais um passo importante no seu desenvolvimento e na consolidação da aposta de Portugal na formação de jovens jogadores de alto rendimento.”

Por fim, o treinador de 48 anos realça a intensidade do estágio em Samora Correia antes da partida para Skopje e o objetivo definido: “Vamos ter sessões bi-diárias de treino focadas nos aspetos que identificámos como prioritários nos dois jogos frente à Espanha. O objetivo é claro: aperfeiçoar o nosso jogo, melhorar condição física e consolidar o nosso modelo de jogo coletivo.”

EYOF Skopje 2025
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo B
21.07.2025 – 10h30 – Portugal x Noruega, EHFtv
22.07.2025 – 12h45 – Alemanha x Portugal, EHFtv
23.07.2025 – 12h45 – Portugal x Hungria, EHFtv

O M17 European Youth Olympic Festival terá lugar em Skopje, capital da Macedónia do Norte, de 20 a 26 de julho. A transmissão ficará a cargo da EHFtv, canal oficial da Federação Europeia de Andebol.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Federação de Andebol de Portugal (@andebolportugal)

Patrocinadores Institucionais