Seleção Nacional sub-17 Feminina: Vila Nova de Gaia é primeira paragem antes do Europeu

Sílvia Fernandes prepara-se para orientar a equipa no quarto estágio da temporada, que vai decorrer a Norte do país, entre 7 e 13 de julho, já com setas apontadas ao W17 EHF Euro 2025, que terá lugar no Montenegro, de 30 de julho a 10 de agosto.

Julho é mês de W17 EHF Euro 2025 e de dois estágios antes da partida da Seleção Nacional sub-17 Feminina para Podgorica, capital do Montenegro. O primeiro – e quarto momento de trabalho desde o início da temporada – começa já no próximo dia 7 de julho e estende-se até ao dia 13 de julho, em Vila Nova de Gaia, para qual foi divulgada, esta sexta-feira a convocatória. Depois, seguir-se-á uma pequena pausa de apenas dois dias, antes de nova concentração, desta vez em Fátima. Por fim, no dia 27 de julho a jovem comitiva liderada por Sílvia Fernandes voltará a reunir-se, mas já com guia de marcha para a grande competição internacional.

De volta ao novo momento de trabalho que se avizinha a Norte do país, há cinco alterações a registar face ao estágio anterior, que decorreu em março, em Lamego: Sara Costa (CA Baltar), Rita Vieira (CJ Almeida Garrett), Maria Rita Lopes (ABC de Braga), Maria Luís (CSS Pinhal de Frades) e Beatriz Petiz (CD Feirense) entraram nas opções para o lugar das ausentes Maria Rodrigues (CS Madeira), Eliany Carvalho (CDE Gil Eanes), Kiara Moreno (SL Benfica), Maria Reguenga (CA Baltar) e Margarida Valente (UD Serra).

Recorde-se que, no primeira estágio da temporada, a Seleção Nacional sub-17 Feminina participou no Scandibérico, em Larvik (Noruega), depois marcou presença no emblemático torneio KakyGaia e, já em 2025, trabalhou em Lamego durante uma semana.

Convocatória da Seleção Nacional sub-17 Feminina para o Estágio em Vila Nova de Gaia (07 a 13/07/2025)

Sílvia Fernandes, líder das ambições da jovem equipa lusa, explica ao detalhe em que vai consistir o próximo momento de trabalho, já em contagem decrescente para uma competição que se prevê extremamente exigente:

“Nesta primeira semana de trabalho para o W17 EHF Euro 2025 o foco prioritário será potenciar ao máximo a condição física das atletas, após uma avaliação inicial e análise do estado em que se apresentam em estágio. Preocupa-nos o facto da competição/treino de algumas delas ter terminado já há algum tempo, enquanto que outras competiram de forma intensa nas Fases Finais de sub-16 e/ou sub-18. Sabemos que neste tipo de competição, longa, intensa e com pouco tempo de descanso entre jogos, será fundamental estarmos bem preparados de forma a facilitar a recuperação, prevenir o risco de lesão e, assim, otimizar o desempenho individual e coletivo. Paralelamente, iremos trabalhar o sistema defensivo 6:0 e 5:1, procurando reforçar os nossos princípios e dar consistência a este aspeto de jogo. A defesa tem de ser a nossa principal arma para os desafios que vamos encontrar. Por outro lado, além do reforço dos princípios ofensivos, recorrendo a situações abertas que procurem constantemente a tomada de decisão da atleta, iremos dar ênfase à transição ofensiva e defensiva. O Andebol da atualidade é rápido e intenso, pelo que temos que estar bem preparados nesta fase do jogo.”

Portugal vai defrontar Alemanha, Macedónia do Norte e Eslováquia no Grupo B do W17 EHF Euro 2025, que terá lugar no Montenegro, de 30 de julho a 10 de agosto.

Patrocinadores Institucionais