O quinto estágio da época da Seleção Nacional sub-17 Masculina vai decorrer em Celorico de Basto e vai marcar o reencontro com a congénere de Espanha, em dois jogos de cariz particular que servem de último teste antes da participação no M17 European Youth Olympic Festival 2025. João Varejão convocou 16 internacionais, que vão concentrar-se e trabalhar naquele município da sub-região do Tâmega e Sousa, de 7 a 12 de julho. Recorde-se que a turma lusa iniciou a temporada com um estágio no país vizinho e participou no IV Torneio Internacional de Tarazona, tendo defrontado a Espanha, para além da Alemanha e da Eslovénia.
A estreia desta geração numa competição internacional homologada pela Federação Europeia de Andebol (EHF) está prestes a acontecer e o M17 European Youth Olympic Festival terá lugar em Skopje, capital da Macedónia do Norte, de 20 a 26 de julho. Portugal já sabe que vai disputar o Grupo B, juntamente com Alemanha, Hungria e Noruega.
Os jogos vão decorrer no Pavilhão da Escola EB 2/3 de Celorico de Basto, nos dias 11 e 12 de junho, e contarão com transmissão em direto na andeboltv.
Convocatória da Seleção Nacional sub-17 Masculina para Estágio e Jogos Particulares com Espanha (07 a 12/07/2025)
Em relação ao mais recente estágio, que decorreu em abril, em Vila Nova de Gaia, há seis atletas novos, praticamente todos oriundos dos quadros do Sporting CP: Santiago Póvoas, Dário Ursu, Serafim Marie (Paris Saint-Germain – França), Francisco Cardoso, Vicente Almeida e Miguel Figueiredo.
João Varejão abordou a importância das próximos jogos de preparação e revelou ainda que dos 16 atletas presentes neste estágio, 15 integrarão a convocatória final para o M17 European Youth Olympic Festival 2025, uma competição que não é nova para o Andebol luso:
“Esta será a terceira presença consecutiva de Portugal nesta prestigiada competição que reúne as oito melhores seleções europeias do escalão, de acordo com o ranking. Temos atletas representados de nove clubes, sendo a maioria de 2008 e apenas três de 2009. Durante esta semana, o foco estará na melhoria do sistema defensivo e no reforço dos princípios ofensivos, através da criação de situações de treino abertas, com ênfase na tomada de decisão. Vamos aproveitar estes dois jogos como momentos valorativos para avaliar o ritmo competitivo tendo em conta os adversários que vamos encontrar no EYOF [European Youth Olympic Festival]. É com desafios como este que os nossos jovens atletas crescem e evoluem, garantindo uma cada vez maior experiência internacional que entendemos ser fundamental para o trajeto futuro nas Seleções Nacionais jovens.”
Jogos Particulares
Calendário:
11.07.2025 – 18h00 – Portugal x Espanha, andeboltv
12.07.2025 – 15h00 – Portugal x Espanha, andeboltv