A Seleção Nacional sub-17 Masculina somou a sua primeira vitória frente à congénere espanhola, no primeiro de dois particulares, que acontecem em Celorico de Basto. Último encontro marcado para sábado, às 15h00, no Pavilhão da Escola EB 2/3 de Celorico de Basto e conta com transmissão em direto na andeboltv. A entrada é livre!

7 Inicial: Santiago Póvoas, Martim Fernandes, Dario Ursu, Miguel Figueiredo, Simão Gonçalves, Vicente Almeida e Serafim Marie
Foi o conjunto espanhol a começar com bola na Escola Secundária de Celorico de Basto e a conseguir desfeitear a baliza portuguesa, Portugal tentou por mais do que uma ocaisão chegar ao golo, mas sem sucesso, acabando por sofrer (0-2). O primeiro golo luso, surgiu após o terceiro minuto, pela mão de Serafim Marie mas os espanhóis voltaram a ampliar a diferença.
Os comandados de João Varejão foram mantendo a resiliência e, paulatinamente, foram equilibrando a partida, acabando por passar para o comando a 4-3, à passagem dos sete minutos. Os dois golos de vantagem surgiram, favoráveis à equipa da casa, pela primeira vez, bem perto dos 10 minutos.
O jogo tornou-se cada vez mais rápido e, consequentemente com mais erros, o que levou ao empate do lado espanhol (7-7). A toada manteve-se no equilíbrio, com destaque para a performance do guarda-redes espanhol e, aos 17 minutos, novo volte-face com a liderança dos espanhóis.
Nem em inferioridade numérica os espanhóis largaram a reduzida liderança e, com hipótese de passar para a frente, João Varejão parou o encontro, ao empate a 12 golos. André Sousa correspondeu e deu o comando a Portugal. Voltaram-se a seguir igualdades sucessivas, e desta vez, foi o técnico espanhol a parar o jogo. As equipas acabaram por sair em igualdade para o descanso.
Intervalo: 15-15


Na etapa complementar, Portugal foi o primeiro a marcar e chegou mesmo aos dois golos de vantagem, colocando o placar a 17-15. Tentando aproveitar uma exclusão para o lado português, Espanha reduziu, mas os lusos voltaram a capitalizar. A formação portuguesa foi-se mantendo a uma curta distância mas, à passagem dos 40 minutos, os três golos à maior surgiram, pela primeira vez, levando o técnico espanhol a parar o jogo (22-19).
O ímpeto foi-se mantendo do lado luso, até à entrada nos 10 minutos finais, altura em que Espanha teve um maior ascendente e empatou a partida a 25 golos. Mas, Portugal acabou por regressar aos três golos à maior (28-25). Os últimos cinco minutos foram de grande coração para os portugueses que souberam gerir perante as adversidades e selaram uma vitória pela margem mínima.
Resultado Final: 31-30



Relembramos que no horizonte da Seleção Nacional sub-17 Masculina está a tão aguardada participação no M17 European Youth Olympic Festival, que terá lugar em Skopje, capital da Macedónia do Norte, de 20 a 26 de julho, e que marcará a estreia desta geração numa competição internacional homologada pela Federação Europeia de Andebol (EHF).
Jogos Particulares
Calendário:
11.07.2025 – 18h00 – Portugal x Espanha, 31-30 (15-15)
12.07.2025 – 15h00 – Portugal x Espanha, andeboltv

O M17 European Youth Olympic Festival terá lugar em Skopje, capital da Macedónia do Norte, de 20 a 26 de julho e Portugal vai disputar o Grupo B, juntamente com Alemanha, Hungria e Noruega.