Portugal aterrou na Alemanha para realizar dois jogos particulares na reta final da preparação para o M19 IHF World Championship. Após a estadia em solo germânico, a Seleção Nacional sub-19 Masculina regressa ao território nacional para um particular com a congénere espanhola, na Maia, a 23 de julho, e fechará o ciclo preparatório dois dias mais tarde, com novo duelo ibérico, desta vez em Sanxenxo.
Depois da derrota no jogo inaugural em Hannover, Portugal acabou por não se conseguir superiorizar. A comitiva regressa a casa esta segunda-feira.
7 inicial: Rodrigo Geada, Pedro Velasco, Miguel Mendes, Tiago Sousa, Leonardo Anastácio, Alexandre Leite e Artur Usatiuc
A Alemanha entrou melhor e fez seis golos num período de sete minutos onde apenas consentiu um golo luso, da autoria de Artur Usatiuc e isso fez com que Nuno Santos utilizasse desde logo o primeiro time-out do encontro com o marcador em 6-1.
Miguel Mendes voltou a marcar para Portugal – sensivelmente oito minutos depois do último golo luso – à passagem do minuto 10′ (8-2). Os portugueses aproveitaram um período de superioridade numérica para impulsionar a recuperação e Leonardo Anastácio colocou a diferença em quatro (9-5), perto dos quinze minutos de jogo.
André Samúdio reduziu para três (13-10) e a aproximação portuguesa levou o técnico germânico a parar o encontro. Os germânicos responderam e as equipas recolheram separadas por cinco golos.
Intervalo: 19-14
A Alemanha chegou novamente aos seis golos de vantagem mas Portugal respondeu e Pedro Velasco fez o 21-17. Aos 45′ a diferença mantinha-se (27-23).
A atravessar um período de inferioridade numérica, Matias Abreu foi infeliz da marca de castigo máximo e atingiu a cara do guardião adversário. A dupla inferioridade numérica dificultou a tarefa lusa.
A Alemanha fugiu no marcador até ao 31-24. Nuno Santos parou o encontro já dentro dos dez minutos finais.
Resultado Final: 37-29
Top Player: Tiago Sousa – 8 golos
Esta segunda-feira, Portugal regressa ao território nacional para um particular com a congénere espanhola, na Maia, no dia 23 de julho, e fechará o ciclo preparatório dois dias depois com novo duelo ibérico, em Sanxenxo.
Nuno Santos, Selecionador Nacional sub-19 Masculina, reconhece o valor dos germânicos mas relembra que há jogadores que integrarão o grupo que, em teoria, serão importantes:
“Eu penso que os alemães são superiores a nós. O jogo resume-se a isso. Nós não conseguimos defender… tudo o que seja duelos, eles são muito maiores, muito mais fortes e nós sentimos sempre muitas dificuldades. E claro, se esta fase do jogo não funciona e com as dificuldades que tínhamos no ataque posicional… se não conseguimos meter o contra-ataque, a primeira fase do ataque, sentimos muitas dificuldades. No fundo foi isto que aconteceu nos dois jogos. Aqueles últimos 12 minutos do primeiro jogo foi um bocadinho desnorte da equipa alemã. Claro que tivemos todo o mérito em conseguir fazer essa recuperação, mas as diferenças entre as duas equipas são evidentes e o resultado de hoje acaba por ser justo. Ontem estivéssemos empatados, até podia ter acontecido, o relógio foi nosso inimigo, mas seria injusto. Seria injusto porque os alemães foram claramente melhores que nós. Nós estamos com algumas dificuldades de peso, de condição física e esta questão dos duelos é muito difícil. De qualquer maneira, ainda temos duas semanas para melhorar algumas questões. Agora também vão ser integrados outros jogadores que, em teoria, serão importantes.”
“Estes dois jogos foram importantes para nós, para percebermos muitas coisas… para percebermos onde temos que andar. Não vamos focar nisto, vamos focar em resolver os problemas.”
Jogos Particulares em Hannover
Calendário (hora portuguesa):
19.07.2025 – 18h00 – Alemanha x Portugal, 33-32 (17-10)
20.07.2025 – 12h30 – Alemanha x Portugal, 37-29 (19-14)
Jogos Particulares
Calendário:
23.07.2025 – 19h00 – Portugal x Espanha, andeboltv
25.07.2025 – 18h00 – Espanha x Portugal

O 11.º IHF Men’s Youth (U19) World Championship vai decorrer no Egito, de 6 a 17 de agosto de 2025.