A história do primeiro duelo ibérico, que teve lugar na Maia e que terminou com vitória dos espanhóis, repetiu-se no arranque do encontro: 4 golos para Espanha, 0 para Portugal. Nuno Santos usou o primeiro time-out e os lusos conquistaram uma exclusão e Alexandre Leite e Rafael Vasconcelos foram os estreantes na lista de marcadores portugueses (4-2).
O jogo seguiu com ligeiras vantagens dos anfitriões, entre os dois e um golos de vantagem. Aos quinze minutos João Bandeira Lourenço – lateral esquerdo distinguido no 7 ideal do M21 IHF World Championship 2025 – abriu o ativo para um parcial de 0-4 a favor dos lusos, que nem um tempo técnico interrompeu. À passagem do minuto 20′ o marcador assinava 9-11 para Portugal.
Os espanhóis ainda passaram para a frente (14-13) mas Matias Abreu garantiu a vantagem lusa antes da recolha para os balneários.
Intervalo: 15-16
Tiago Sousa abriu o ativo no segundo tempo mas decorridos cinco minutos aconteceu nova reviravolta no marcador (19-18). Cinco minutos mais tarde Miguel Mendes colocou os portugueses novamente na dianteira (21-22).
O sentido do jogo mudou a partir de então. Paulatinamente os comandados de Nuno Santos foram crescendo no encontro e no marcador. À entrada dos dez minutos finais João Magalhães fez o 26-30.
Espanha reagiu e encostou à margem mínima (29-30) a pouco mais de cinco minutos do apito final. Houve tempo técnico para os da casa, mas foram os portugueses a sair melhor. A um minuto da buzina, novamente o ponta esquerda – João Magalhães – foi protagonista para, desta vez, colocar Portugal com quatro golos de vantagem (30-34) e carimbar o triunfo no jogo que marca o fim da preparação para o Campeonato do Mundo.
Resultado Final: 31-34
Top Scorer: João Bandeira Lourenço – 8 golos
Nuno Santos, Selecionador Nacional sub-19 Masculino, fez um balanço positivo ao crescimento que foi possível observar durante o jogo que culminou numa vitória importante para o grupo português.
“Foi um jogo completamente diferente do jogo anterior, fizemos um bom jogo na globalidade. Defensivamente encarámos os duelos de uma forma diferente, mesmo a articulação grupal e coletiva da equipa funcionou muito melhor. Demos um salto em frente nesse aspeto, até porque tivemos sucesso e conseguimos fazer bastantes golos em contra ataque, que é importante para nós. No ataque organizado conseguimos, contra uma defesa profunda como defende a Espanha, contrariar essas condicionantes com um abordagem diferente no ataque. Na primeira parte já estávamos a ganhar, mas no início do jogo parecíamos um pouco perdidos mas conseguimo-nos encontrar e fazer um jogo interessante. Foi uma vitória importante para nós em termos anímicos. Quarta-feira regressamos e vamos procurar continuar a melhorar para chegarmos no nosso pico à estreia do Campeonato do Mundo.”
Jogos Particulares
Calendário:
23.07.2025 – 19h00 – Portugal x Espanha, 28-37 (12-17)
25.07.2025 – 18h00 – Espanha x Portugal, 31-34 (15-16)

O 11.º IHF Men’s Youth (U19) World Championship vai decorrer no Egito, de 6 a 17 de agosto de 2025.