A Seleção Nacional sub-17 Feminina estreou-se esta quarta-feira no W17 EHF Euro 2025, com uma derrota frente à congénere da Eslováquia. O próximo desafio das portuguesas é já esta quinta-feira frente à Alemanha.
Tudo para acompanhar em direto na EHFTV.



7 inicial: Rafaela Torre, Catarina Bernardinho, Maria Lopes, Bianca Lima, Matilde Figueiredo, Miriam Maio e Beatriz Barros
Maria Lopes inaugurou o marcador num jogo que até começou bem para Portugal. Antes da passagem dos cinco minutos iniciais, Matilde Figueiredo deu dois golos de vantagem para a formação portuguesa (4-2), ainda que reduzidas em uma unidade.
As lusas começaram a cometer alguns erros no ataque e, depois de estarem a vencer por 5-3 foi a vez da Eslováquia crescer e dominar o marcador. A reviravolta aconteceu pela mão de Scarlet Špendlová com o 6-7 à passagem do minuto 11′.
A guardiã portuguesa, Rafaela Torre, mas o ímpeto favorecia a formação eslovaca. Sílvia Fernandes usou o primeiro time-out do encontro, sensivelmente a meio do primeiro tempo com o marcador em 7-9.
Portugal sentia dificuldades em anular o poderio da primeira linha eslovaca e o resultado continuou a fugir da mão das lusas. Aos 23 minutos a distância entre as formações era já de cinco golos (9-14). A diferença manteve-se aquando do descanso.
Intervalo: 12-17





Duas exclusões madrugadoras dificultaram, ainda mais, a missão portuguesa de reverter os cinco golos de desvantagem. No entanto, depois da maior diferença registada até então – de sete golos (12-19) – as portuguesas mostraram bons sinais e, em menos de um minuto, concretizaram um parcial de 2-0.
A Eslováquia voltou a acelerar e a aproveitar as transições e foi aos 38′, pela mão da ponta direita Lujza Rozi Bölcskei, que regressou aos sete golos de vantagem (15-22).
Portugal voltou a reagir e reduziu a desvantagem para quatro golos (21-25) pela mão de Maria Lopes, à entrada dos quinze minutos finais. A aproximação lusa levou a que o técnico eslovaco parasse o encontro à passagem do minuto 49′.
A Eslováquia voltou a fugir (23-29) e foi a vez de Sílvia Fernandes parar o relógio. A formação eslovaca seguiu melhor e chegou aos sete golos de vantagem a três minutos do apito final. Portugal tentou reagir e ainda reduziu mas foi insuficiente para evitar a derrota.
Resultado Final: 26-31
MVP: Maria Lopes – 7 golos e 1 assistência
O próximo desafio das portuguesas é já esta quinta-feira, pelas 18h30 (hora portuguesa), diante da Alemanha. Tudo para acompanhar em direto na EHFTV.
Sílvia Fernandes, Selecionadora Nacional sub-17 Feminina, considerou que o maior problema de Portugal esteve no processo ofensivo:
“A Eslováquia colocou-nos muitas dificuldades do ponto de vista ofensivo. Com uma defesa bastante forte e coesa, com uma intensidade e com contactos constantes, não conseguimos dar as continuidades ofensivas que o jogo pedia, não conseguimos explorar mais a zona exterior da defesa adversária, afunilámos demasiado o jogo para o meio e isso trouxe para a Eslováquia o estilo de jogo que elas querem, que era recuperar bolas ali e fazer transições ofensivas.”
Apesar da derrota, a treinadora portuguesa salientou a capacidade de resiliência demonstrada pelo grupo esta quarta-feira:
“As minhas atletas foram incríveis, foram resilientes, apesar de estarem quase sempre a perder não vira sempre, nunca viraram costas à luta, foram combativas, foram à procura do sucesso, embora as coisas se tenham tornado muito difíceis. Agora é tentar observar, modificar comportamentos para amanhã e amanhã é mais um dia de jogo e temos mais uma luta para fazer.”
W17 EHF Euro 2025
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo B
30.07.2025 – 13h30 – Portugal x Eslováquia, 26-31 (12-17)
31.07.2025 – 18h30 – Alemanha x Portugal, EHFTV
02.08.2025 – 18h30 – Portugal x Macedónia do Norte, EHFTV
O W17 EHF Euro 2025 terá lugar em Podgorica, capital do Montenegro, de 30 de julho a 10 de agosto.