A estreia no W19 EHF Euro 2025 está por horas para a Seleção Nacional sub-19 Feminina, que chegou esta segunda-feira ao Montenegro e já realizou o primeiro treino de adaptação ao Verde Complex, um recinto com capacidade para cerca de 2.100 pessoas a apenas 6 km do centro da capital Podgorica, onde Portugal vai disputar os três jogos da Ronda Preliminar. Sandra Fernandes pode assim contar com as 16 jovens internacionais convocadas desde o passado dia 3 de julho, as mesmas que já haviam dado garantias no mais recente Torneo Internacional Ciudad de Antequera, em Espanha.


No último Campeonato da Europa de sub-19 Feminino, que teve lugar na Roménia, Portugal assegurou um brilhante 4.º lugar, uma campanha de boa memória para o Andebol nacional. Dois anos depois, os três duelos da Ronda Preliminar serão frente a adversários que não estiveram no caminho da equipa lusa nessa competição, a começar pela França (quarta-feira, 9 de julho), uma seleção que foi 4.ª classificado no último Campeonato do Mundo (sub-18) e campeã europeia no escalão sub-17, um ano antes, com a geração atual de atletas. No dia seguinte (quinta-feira, 10 de julho) é de medir forças com a Eslovénia, antes de um dia de descanso para preparar o duelo final do Grupo E, contra a Noruega (sábado, 12 de julho).
Na fase seguinte da competição, grupo onde está colocado Portugal vai cruzar com o Grupo F, que é composto por Croácia, Países Baixos e Turquia. Caso seja um dos dois primeiros classificados no final da Ronda Preliminar, a equipa lusa vai disputar o Main Round, caso contrário, o caminho passará pela Intermediate Round, que afasta, desde logo, a possibilidade de assegurar o top-12 da competição.
O W19 EHF Euro 2025 vai contar com transmissão integral e em direto na EHF TV.
Sandra Fernandes fez uma análise dos três primeiros oponentes da Seleção Nacional sub-19, salientando as dificuldades que Portugal vai encontrar na Ronda Preliminar, mas realçando que não vai faltar vontade e compromisso:
“Depois da participação no Torneio das 4 Nações, ditou o sorteio que o nosso primeiro adversário neste Campeonato da Europa seja a França, equipa que defrontámos em Espanha. Sabemos que, pela frente, está um candidato à vitória final do Europeu, pois é uma seleção que foi 4.ª classificada no último Campeonato do Mundo de sub-18 e tinha sido campeã europeia no escalão sub- 17, um ano antes. No Torneio 4 Nações tivemos períodos de equilíbrio, perante um adversário muito forte. Vamos dar o nosso melhor, sabendo que vamos encontrar um opositor de grande valor. A nossa segunda partida é frente à Eslovénia, uma seleção da qual já recolhemos alguns dados e também já estamos a analisar, sabendo que será mais um opositor complicado, com capacidade física e com qualidade. Vamos terminar a Ronda Preliminar frente à Noruega, que é sempre uma referência no Andebol europeu nestas idades e que tivemos oportunidade de defrontar no último Europeu. Nesta prova, temos a certeza que não haverá adversários fáceis e, muito menos, no grupo onde estamos inseridos. Vamos com muita vontade de lutar pelo melhor resultado possível, sabendo que teremos pela frente seleções com grande valor.”
Recorde-se que no novo formato competitivo de 24 equipas, que abrange pela primeira vez o W19 EHF EURO 2025, as duas primeiras equipas de cada um dos seis grupos da Ronda Preliminar qualificam-se para o Main Round. Depois, as duas primeiras equipas (três grupos de quatro equipas) avançam, juntamente com as duas melhores terceiras classificadas, para os Quartos de Final.
W19 EHF EURO 2025
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo E
09.07.2025 – 18h30 – França x Portugal, EHF TV
10.07.2025 – 13h30 – Portugal x Eslovénia, EHF TV
12.07.2025 – 16h00 – Noruega x Portugal, EHF TV
O W19 EHF Euro 2025 terá lugar em Podgorica, capital do Montenegro, de 9 a 20 de julho.