O Marítimo Madeira Andebol SAD tem em mãos a missão de fazer história e alcançar a Fase de Grupos da EHF European League pela primeira vez, algo que já tentou na época passada mas sem sucesso, tendo sido eliminado nesta mesma Ronda de Qualificação por um Ystads IF HF (Suécia) com mais experiência e argumentos. Um ano depois, a formação comandada por Paulo Fidalgo vai voltar à Escandinávia, mas desta vez à Dinamarca, para medir forças com o SAH Aarhus [antigamente conhecido como Skanderborg-Aarhus], uma formação com um historial europeu idêntico ao da equipa portuguesa.
O SAH Aarhus, fundado em 2021 após a fusão entre o Skanderborg Håndbold e o Aarhus Håndbold, este último em falência, fez história ao atingir a Fase de Grupos da segunda competição da hierarquia europeia em 2022/2023 – sob o nome anterior Skanderborg‑Aarhus – e está de volta para tentar repetir o feito, depois do 5.º lugar no campeonato. Nessa campanha internacional inesquecível para o clube, entrou de forma direta e nos grupos e chegou até aos Oitavos de Final, em que um dos adversários foi o Águas Santas Milaneza, num duplo confronto 100% favorável à turma nórdica. Três anos depois é necessário passar por uma Ronda de Qualificação.
A primeira mão da eliminatória vai jogar-se em Aarhus, na Dinamarca, este sábado, dia 30 de agosto, a partir das 14h00 (hora portuguesa) e o jogo decisivo está agendado para 7 de setembro, no Funchal. Não há informações relativas a transmissão dos jogos.
Em antevisão, Paulo Fidalgo começou por admitir que gostaria de encontrar outro tipo de adversário: “Antes de tudo, é um prazer para o andebol da Madeira termos a participação do CS Marítimo neste play-off da EHF European League, a segunda prova mais importante do calendário da Federação Europeia de Andebol. Obviamente que o sorteio não nos foi muito favorável e, infelizmente, calhou-nos este forte adversário da Dinamarca. Acho que esta época, até pela nossa posição nos potes, podíamos ter tido outra felicidade.”
O líder da formação insular revelou que a lição está perfeitamente estudada e salientou as principais armas deste coletivo nórdico: “O SAH Aarhus é um adversário forte, que na época passada conseguiu vencer o Aalborg, conseguiu equilibrar o jogo com o GOG e perdeu apenas por um golo, que são as duas principais referências do andebol da Dinamarca. É uma equipa proveniente de uma terra de andebol, com uma cultura social muito vincada e direcionada para a modalidade. Conta ainda com um público cordial mas muito incisivo nos jogos, que gosta de acompanhar o clube. Do ponto de vista técnico e tático, é uma equipa que apresenta três jogadores da primeira linha muito fortes [Emil Lærke, Kristjánsson, Kristján e Fredrik Olsson], que são a espinha central ofensiva da equipa. E depois, como é característico das equipas dinamarquesas, têm pontas de grande qualidade do ponto de vista da finalização, pivôs muito inteligentes taticamente, que se posicionam bem e que aproveitam muito bem os espaços criados pela primeira linha.”
Numa perspetiva interna, houve várias mudanças mas o objetivo é mostrar que é possível fazer história: “O CS Marítimo é diferente da época passada. Saíram oito atletas importantes, entraram sete, temos também atletas jovens que entraram no grupo vindos da nossa. Tivemos cinco semanas de trabalho muito forte para preparar o nosso ano desportivo, mas, acima de tudo, também direcionámos muita da nossa preparação para a eliminatória europeia e vamos com expetativas positivas de criar a maior dificuldade possível a esta equipa do SAH Aarhus. Queremos fazer um bom jogo, praticar bom andebol, Portugal tem uma margem forte na Europa neste momento e o CS Marítimo, apesar de não ter as mesmas condições de Sporting CP, FC Porto ou SL Benfica, quer também mostrar que a classe média do andebol português também evoluiu e é competitiva. É com esse espírito de missão que nós vamos abordar esta eliminatória.”
Na mesma fase da competição está também o ABC de Braga Lusíadas Saúde, que vai defrontar o IRUDEK Bidasoa Irun, também este sábado (17h30), em Espanha.
EHF European League Men – 2025/2026
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
30.08.2025 – 14h00 – SAH Aarhus x Marítimo Madeira Andebol SAD
30.08.2025 – 17h30 – IRUDEK Bidasoa Irun x ABC de Braga Lusíadas Saúde
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
06.09.2025 – 17h00 – ABC de Braga Lusíadas Saúde x IRUDEK Bidasoa Irun
07.09.2025 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x SAH Aarhus