M19 IHF World Championship 2025: Estreia amarga para Portugal em solo egípcio

Seleção Nacional sub-19 perdeu contra a Áustria no primeiro jogo do Grupo que teve 73 golos; Segue-se um dia de descanso para preparar o duelo seguinte contra o Kuwait, marcado para esta sexta-feira (13h00) – transmissão em direto no canal de YouTube IHF Competitions.

Trinta e seis golos marcados não foram suficientes para que Portugal pudesse festejar uma vitória na estreia do M19 IHF World Championship 2025, que decorre no Egito, de 6 a 17 de agosto de 2025. Esta quarta-feira, a turma lusa perdeu com a Áustria (36-37) e ocupa agora o 3.º lugar do Grupo A, que é liderado Suécia, que entrou a vencer na competição, frente ao Kuwait, por 39-22.

Para os comandados de Nuno Santos segue-se agora um dia de descanso sem competição, que servirá para recuperar, refletir e preparar da melhor maneira possível os próximos duelos na competição, frente a Kuwait (sexta-feira) e Suécia (sábado), ambos agendados para as 13h00 (hora portuguesa), no Dr. Hassan Moustafa Sports Hall 1, em Giza.

O M19 IHF World Championship 2025 conta com transmissão em direto e em exclusivo no canal de YouTube IHF Competitions.

7 inicial: Rodrigo Geada, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Rafael Vasconcelos, Alexandre Leite e Artur Usatiuc.

O jogo começou com uma exclusão madrugadora para o lado austríaco, antes de João Bandeira Lourenço marcar o primeiro golo de Portugal neste Campeonato do Mundo (1-0). Os lusos passaram os primeiros cinco minutos a defender uma vantagem mínima, com a Áustria a conseguir dar boa réplica e a não deixar a diferença aumentar para patamares maiores. 

Um nova exclusão ajudou Portugal a dobrar a vantagem (4-2), mas a Áustria cresceu na partida e, aos 12’, já tinha revertido as contas, agarrando a liderança pela primeira vez (6-7). Aos 14’, com o jogo empatado (8-8), os dois guarda-redes – Rodrigo Geada e Jonas Bergmayere – somavam quatro defesas cada. Em cima da metade da primeira parte, as duas equipas estavam longe do desejado no capítulo da finalização, mas Portugal começava mostrar sinais de melhoria (56% vs 60%).

Depois de resistir a uma período menos positivo, os lusos voltaram à carga para agarrar novamente a dianteira (11-10), ainda antes dos 20’. Os austríacos não perderam o rumo e assinaram o 12-13, numa altura de equilíbrio e emoção em grande dose no Dr. Hassan Moustafa Sports Hall, e com várias lacunas a salientarem-se na defesa lusa.

O contexto voltou a complicar-se aos 22’ quando Portugal sofreu o 13-15 acompanhado da primeira exclusão para o lado luso, quando a Áustria já tinha tido três. Mas mesmo em inferioridade, a turma de Nuno Santos conseguiu empatar o jogo (15-15), numa verdadeira prova de resiliência. Já de igual para igual apareceu nova reviravolta 16-15, aos 26’, numa altura em que a Áustria já não marcava há quase cinco minutos. Com Miguel Mendes em grande plano, Portugal festejou o 19-17, bem perto do intervalo, regressando aos dos golos de vantagem.

Após 30 minutos, Miguel Mendes era o melhor marcador do jogo com seis golos. 

Intervalo: 20-19

Nos primeiros seis minutos da segundo parte houve nove golos e intensidade (25-24) e foi esse o tempo que Portugal precisou para regressar aos dois golos à maior (26-24), pouco antes de aparecer a primeira exclusão dos segundos 30 minutos, para o pivô luso Artur Usatiuc. O guardião Bernardo Sousa entrou moralizado na etapa complementar e teve um papel importante para não deixar a equipa austríaca anular a curta vantagem que Portugal tinha conseguido construir até então (26-25).

O jogo seguiu equilibrado, com uma diferença de dois golos a permanecer durante vários ataques e com Portugal a vencer por 30-28 aos 47 minutos. Em igualdade numérica e vários minutos depois, a turma das Quinas mostrava mais confiança e a atitude esteve perto de ser premiada com o surgimento de três inéditos golos de diferença, mas a sorte não esteve do lado luso. Em sentido contrário, a Áustria ganhou moral, e aos 48’ Nuno Santos pediu time-out, depois do adversário assinar o golo do empate (30-30).

Saiu melhor da paragem a equipa austríaca que, com um parcial de 0-2, alterou completamente o rumo do jogo (30-32) e colocou Portugal na posição mais desconfortável desde o início da partida. Mas à imagem de um povo que nunca desiste, os comandados de Nuno Santos voltaram a trazer à terra o adversário (32-32), já dentro dos 10 minutos finais. Perto dos últimos cinco minutos, os guarda-redes de ambos os lados contabilizavam no total 24 defesas distribuídas de forma equitativa.

A vencer por 32-33, a treinadora austríaca pediu time-out aos 54’. Após a paragem, debaixo de um forte equilíbrio inicial, Portugal aguentou na defesa e correspondeu no ataque, para restabelecer o empate (35-35), a cerca de dois minutos do fim. A reta final de jogo foi de nervos mas foi a Áustria a ter mais sucesso no meio da sorte, confirmando um triunfo pela margem mínima.

Resultado Final: 36-37
Top Player:
João Bandeira Lourenço – 11 golos (61% de eficácia) e 2 assistências

Nuno Santos analisou o jogo de estreia, admitindo que o jogo correu mal e foi perdido principalmente na defesa, mas aponta à reação nos próximos duelos do grupo: “Diria que até começámos bem o jogo, apesar de termos tido bastantes problemas na finalização que nos impediu de criar alguma vantagem no resultado que depois nos poderia ajudar ao longo do jogo. Nós sabemos que fisicamente não estamos bem, defensivamente também não. A Áustria não fez nada de diferente daquilo que antecipámos, que falámos com os atletas e que preparámos, mas uma equipa que marca 36 golos não pode perder um jogo. Embora  no ataque não tivéssemos estado também muito bem, mas a qualidade dos atletas vem sempre ao de cima e consegue-se sempre algumas soluções para finalizar. Agora, a defender, efetivamente, estivemos àquem, quer na defesa posicional, quer na transição defensiva, porque eles marcaram imensos golos de contra-ataque, o que também está um pouco relacionado com a nossa condição física, que não está como desejávamos. Já tínhamos detetado isso no início da preparação. Eu também sou um pouco culpado na gestão da equipa, na parte final do jogo, com outro tipo de gestão, talvez pudessemos ter tido um desfecho mais interessante. De qualquer maneira o jogo foi este, correu mal, e agora há que recuperar e encarar já os dois jogos que temos pela frente com máxima seriedade. Amanhã vamos descansar, conversar, refletir sobre isto e procurar melhorar.”

2025 IHF Men’s Junior U19 World Championship
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo A
06.08.2025 – 13h00 – Portugal x Áustria36-37 (20-19)
08.08.2025 – 13h00 – Portugal x Kuwait, YouTube IHF Competitions
09.08.2025 – 13h00 – Suécia x Portugal, YouTube IHF Competitions

O M19 IHF World Championship 2025 decorre no Egito, de 6 a 17 de agosto de 2025.

Patrocinadores Institucionais