A Seleção Nacional sub-19 Masculina regressou aos triunfos no M19 IHF World Championship 2025, esta segunda-feira, depois de ver fechada a porta do Main Round e o respetivo objetivo de integrar o top-16. Frente a Marrocos, a turma lusa venceu por 30-25, num jogo que começou de feição e terminou com alguma pressão, mas sem que o desfecho positivo estivesse em causa.
O próximo duelo tem início às 10h45 (hora portuguesa) desta terça-feira, frente ao Kosovo, uma seleção que na Ronda Preliminar, tal como Portugal, somou apenas uma vitórias, precisamente frente a Marrocos e vai defrontar – ainda hoje – a congénere do Kuwait, que ainda está em branco na competição. Em caso de nova vitória, Portugal assegura o primeiro lugar do Grupo I e avança para os Placement Matches 17-32 na melhor posição possível, defrontando o primeiro classificado do Grupo III, que, ao que tudo indica, será Ilhas Faroé ou Argentina.
O M19 IHF World Championship 2025 conta com transmissão em direto e em exclusivo no canal de YouTube IHF Competitions.



7 inicial: Bernardo Sousa, Pedro Velasco, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Rafael Vasconcelos, Alexandre Leite e Gonçalo Gomes.
Depois de um golo inaugural de Tiago Sousa, uma defesa de Bernardo Sousa e a resposta de Marrocos (1-1), o jogo ganhou outros contornos quando Portugal mostrou total superioridade, como se previa: quatro golos de uma assentada (5-1) até aos sete minutos e um primeiro pedido de time-out por parte da turma africana.
Após a paragem, a partida perdeu algum ritmo mas Bernardo Sousa apareceu de novo para travar um pequeno período de confiança dos marroquinos, na primeira situação de superioridade numérica. De seguida, os lusos dilataram a vantagem para 6-1.
A formação de Marrocos conseguiu melhorar os processos e estancou o crescimento de Portugal, durante alguns minutos, o que fez perdurar a vantagem máxima de cinco golos. Mas aos 18’, depois de uma exclusão para cada lado, surgiu o 12-6, para colocar Portugal num patamar novo, de seis golos.
Com a ajuda do guardião Jalil El Mouadar (seis defesas), Marrocos resistiu e esteve perto de reduzir para quatro golos, mas Portugal tinha outro gigante entre os postes – Bernardo Sousa – que já somava sete defesas em 25 minutos. As várias trocas implementadas por Nuno Santos resultaram e a paciência de Portugal foi recompensada perto do intervalo, com o surgimento de novas vantagens máximas.
Após 30 minutos, Tiago Sousa liderava a lista de marcadores, com cinco golos, a par com o egípcio Samy Arent-Mansour.
Intervalo: 19-11





A segunda parte arrancou com um ritmo lento e com poucos golos, com Marrocos a mostrar mais confiança, devido à inspiração do guardião Jalil El Mouadar. Entre exclusões, quando o cronómetro marcava 40’ decorridos, a turma africana festejou o 21-14.
Mas em perfeita tranquilidade, face à vantagem e ao tempo que ia sendo cada vez mais curto, Portugal não precisou de muito para voltar a ficar próximo dos 10 golos de vantagem, perto dos 45’ algo que acabou por não acontecer naquele momento. Em sentido contrário, o conjunto marroquino aproveitou as fragilidades defensivas dos lusos para encurtar distâncias de novo até aos sete golos (25-18).
À entrada para os derradeiros 10 minutos, Marrocos não parecia querer desistir sem deixar tudo em campo e festejou o regresso ao patamar dos cinco golos (27-22), fruto de uma mistura de remates falhados e faltas técnicas do lado português naquele período.
Uma nova exclusão e já depois de Miguel Mendes ter sido forçado a abandonar o jogo devido a lesão, Portugal encontrava-se pressionado mas em perfeitas condições de assegurar a vitória. Aos 57’ o marroquino Samy Arent-Mansour já somava 12 golos quando Nuno Santos pediu time-out depois de Marrocos assinar o 29-25.
Após a paragem, o guarda-redes marroquino Jalil El Mouadar continuou a anular as investidas lusas, mas a vitória não fugiu.
Resultado Final: 30-25
Top Player: Tiago Sousa – 7 golos (70% de eficácia) e 6 assistências
Nuno Santos, líder da Seleção Nacional sub-19 Masculina, lamentou a forma como Portugal se colocou em posição menos confortável na segunda parte mas salientou o objetivo cumprido: “Acabámos por fazer uma primeira parte interessante, mas a segunda foi má, muito motivada por falta de eficácia. A cada três remates conseguimos apenas um golo e isso vai pesando ao longo dos minutos. Mas o importante era ganhar e conseguimos o objetivo.”
Frente ao Kosovo o patamar de exigência será maior, em perspetiva, e há que manter a concentração durante os 60 minutos: “O próximo adversário ganhou por bastantes golos a Marrocos, é melhor e tem mais argumentos. Será seguramente um jogo mais difícil e vamos ver se conseguimos voltar a vencer. O objetivo é ganhar todos os jogos até ao final da competição.”
2025 IHF Men’s Junior U19 World Championship
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo A
06.08.2025 – 13h00 – Portugal x Áustria, 36-37 (20-19)
08.08.2025 – 13h00 – Portugal x Kuwait, 38-23 (19-13)
09.08.2025 – 13h00 – Suécia x Portugal, 38-34 (22-16)
President’s Cup – Grupo I
11.08.2025 – 10h45 – Portugal x Marrocos, 30-25 (19-11)
12.08.2025 – 10h45 – Portugal x Kosovo, YouTube IHF Competitions
O M19 IHF World Championship 2025 decorre no Egito, de 6 a 17 de agosto de 2025.