Portugal festejou um triunfo, pela primeira vez, no M19 IHF World Championship 2025, após ter saído derrotado na estreia, pela margem mínima, contra a Áustria. Esta sexta-feira, os lusos conquistaram os primeiros pontos da Fase de Grupos e ocupam, atualmente, a segunda posição do Grupo A, que é liderado pela Suécia (que também voltou a triunfar frente à Áustria). Para passar à próxima fase, Portugal terá que – obrigatoriamente – vencer a Suécia, forçando um “mini-campeonato” entre as três equipas (já que todas ficarão com 4 pontos) e passando quem tem melhor goal-average.
O próximo embate está agendado para as 13h00 (hora portuguesa), deste sábado, no Dr. Hassan Moustafa Sports Hall 1, em Giza, frente aos nórdicos, num encontro de tudo ou nada para as aspirações lusas.
O M19 IHF World Championship 2025 conta com transmissão em direto e em exclusivo no canal de YouTube IHF Competitions.

7 inicial: Bernardo Sousa, João Magalhães, Matias Abreu, João Bandeira Lourenço, Rafael Vasconcelos, Alexandre Leite e Gonçalo Gomes.
Foi o Kuwait a começar com bola, mas quem inaugurou o marcador foi Rafael Vasconcelos e a congénere africana respondeu na mesma moeda e após uma perda de bola no ataque, o adversário passou para a liderança (1-2). Os comandados de Nuno Santos conseguiram passar para a dianteira (3-2) mas voltaram a permitir a igualdade ao adversário.
Com uma defesa da marcação de livre de 7 metros, Bernardo Sousa deu a oportunidade aos portugueses de passarem para dois e João Bandeira Lourenço acabou por concretizar. Os lusos foram mantendo dois golos de vantagem até que à passagem dos 12 minutos, o Kuwait reduziu (7-6). Portugal voltou a ter ímpeto e chegou aos três golos à maior (11-8) por João Bandeira Lourenço.
Apesar de uma ligeira redução, a diferença ascendeu para cinco, com o marcador a assinalar 14-9, e posteriormente, Portugal seguiu em crescendo até ao descanso.
Intervalo: 19-13



Foi com golos repartidos que as equipas entraram na segunda metade (20-14) mas Portugal acabou por ter ascendente e subir a parada para os nove golos de diferença (23-14). Com 10 minutos jogados, a toada manteve-se do lado português, que soube controlar a partida.
Apesar de uma ligeira aproximação, Portugal voltou a entrar em crescendo, e dilatou novamente as contas, quando faltavam menos de 15 minutos por jogar mas um ligeiro ascendente do Kuwait levou a um pedido de time-out por Nuno Santos, quando o marcador assinalava 28-21.
Os comandados de Nuno Santos voltaram a crescer e, finalmente, quebraram a barreira da dezena de golos, chegando ao 31-21 e controlaram o encontro até ao final.
Resultado Final: 38-23
Top Player: João Bandeira Lourenço – 9 golos (82% eficácia)


Nuno Santos, técnico português, fez o balanço desta vitória e realçou a importância da mesma:
“Foi importante o jogo de hoje, porque após o último jogo a paragem é sempre complicada de gerir, queríamos jogar o mais rápido possível para melhorar animicamente e sabíamos que este era o melhor jogo para isso. Fizemos um jogo interessante, conseguímos que jogasse toda a equipa, para gerir um pouco, o que era importante para nós, porque fisicamente não estamos beme já conseguimos também, mesmo com uma equipa diferente, melhorar um bocadinho defensivamente.”
Sobre o próximo adversário de peso, a Suécia, o treinador sublinha que é o encontro do tudo ou nada:
“Estamos todos conscientes da dificuldade que vamos encontrar, o objetivo primeiro é ganhar, é obrigatório ganhar e aí dependemos só de nós. E isto depois, há muitas contas a fazer. Mas vamos fazer tudo para triunfar frente à Suécia para assegurarmos um lugar na próxima fase.”
2025 IHF Men’s Junior U19 World Championship
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo A
06.08.2025 – 13h00 – Portugal x Áustria, 36-37 (20-19)
08.08.2025 – 13h00 – Portugal x Kuwait, 38-23 (19-13)
09.08.2025 – 13h00 – Suécia x Portugal, YouTube IHF Competitions
O M19 IHF World Championship 2025 decorre no Egito, de 6 a 17 de agosto de 2025.