Ponto final na participação de Portugal no M19 IHF World Championship 2025, com direito à conquista do troféu da President’s Cup. A turma de Nuno Santos, assim que viu a porta do Main Round ser fechada, há cerca de uma semana, propôs-se a vencer todos os jogos até ao final rumo à melhor classificação possível… e assim foi. Depois de Marrocos, Kosovo e Ilhas Faroé, a última vitória aconteceu esta sexta-feira, frente à Croácia (33-30), na Final da President’s Cup, uma espécie de competição secundária para as equipas que não conseguiram integrar o top-16.
No final do jogo, o capitão da Seleção Nacional sub-19 Masculina, Tiago Sousa, recebeu o troféu das mãos do checo Frantisek Taborsky, membro do Comité Executivo da Federação Internacional de Andebol. João Bandeira Lourenço, com 60 golos marcados em sete jogos, foi o melhor marcador de Portugal na prova.

7 inicial: Bernardo Sousa, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Rafael Vasconcelos, Alexandre Leite e Gonçalo Gomes.
A Croácia entrou melhor e construiu cedo uma vantagem de dois golos (0-2), rapidamente anulada pela dupla concretização de João Magalhães (2-2). Ainda antes dos 5’ apareceu a primeira exclusão do jogo para a Croácia e Portugal aproveitou para passar pela primeira vez para a frente (4-3), com Rafael Vasconcelos e assinar o golo da reviravolta.
Já em igualdade e com algum azar à mistura, Portugal viu a Croácia crescer novamente no jogo e concretizar três golos sem resposta (4-6), para regressar aos dois de vantagem. A reposta lusa foi consciente e eficaz: parcial de 4-1 e liderança reposta aos 12’. O guardião Rodrigo Geada tinha entrado inspirado para substituir Bernardo Sousa e ajudou Portugal a atingir a marca dos dois golos de vantagem (9-7), ainda antes dos 15’.
Os lusos tiveram duas oportunidades de dilatar a diferença para patamares novos – de três golos – mas só conseguiram ter sucesso à terceira (11-8), com 18 minutos decorridos. À chegada aos 20’ foi a vez do treinador da Croácia pedir o primeiro time-out face ao crescimento de Portugal no jogo, já depois da turma de Nuno Santos ter chegado ao 12-8.
Após a paragem, e com os croatas em branco há mais de seis minutos, Portugal até esteve próximo de atingir cinco golos à maior, mas o adversário melhorou e conseguiu equilibrar as contas, fazendo prevalecer uma diferença de 3/4 golos durante vários minutos. Depois de muita insistência, a turma dos Balcãs conseguiu quebrar um pouco mais a barreira portuguesa até reduzir para dois golos (15-13), já dentro dos cinco minutos finais da primeira parte.
Numa última investida de grande qualidade, Portugal voou de novo até aos cinco golos de vantagem, margem essa que fechou a primeira parte em Gyza.
Intervalo: 19-14





No arranque da segunda parte, um ataque perdido pelos croatas permitiu a Portugal atingir uma inédita vantagem de seis golos (20-14), mas a resposta contrária viria a colocar rapidamente um ponto final ao conforto dos lusos: três golos de uma assentada e, agora, três golos a separar as duas seleções, aos 33’ (20-17).
A formação das Quinas deu a volta à situação com mestria e, com a preciosa contribuição de Rodrigo Geada entre os postes, respondeu de forma ainda mais contundente: parcial de 4-0 (24-17), nova vantagem máxima de sete golos e time-out pedido pelos croatas aos 38’. Quando o cronómetro assinalava 45’ decorridos, a Croácia ganhou ainda mais moral quando atingiu o 27-23, mesmo em inferioridade numérica, numa fase de menor acerto de Portugal no ataque.
Aos 52’ os guarda-redes de parte a parte somavam entre todos 22 defesas (12 vs 10), com o croata Leo Branko Sunajko a sobressair-se nesta altura e a não deixar Portugal fugir de vez no marcador. A sete minutos do fim o resultado era de 29-26. O cenário até podia ter-se complicado para Portugal quando a Croácia ficou a apenas dois golos do empate mas os lusos souberam sofrer, jogaram com o tempo a seu favor e confirmaram a quarta vitória consecutiva para fechar a campanha no 17.º lugar.
No final houve tempo para a habitual cerimónia protocolar, com o capitão, Tiago Sousa, a receber o troféu de vencedor da President’s Cup.
Resultado Final: 33-30
Top Player: João Magalhães – 9 golos (82% de eficácia)
Nuno Santos admite que o sentimento que fica é algo agridoce mas salientou a atitude dos atletas na busca por uma reação difícil: “O facto de não termos acedido ao Main Round fez com que a equipa caísse um pouco, tivemos aqui momentos difíceis. Não era esse o nosso objetivo, era quase obrigatório termos entrado no Main Round e todos estamos conscientes disso. Após essa fase, conseguimos reagir. Os jogadores tiveram muita dignidade, muito carácter, muito crer. E em momentos difíceis, como as circunstâncias o eram, conseguimos reagir e atingimos este objetivo possível, que era não perder mais nenhum jogo até ao final.”
Em relação ao jogo de despedida contra a Croácia, o líder da equipa lusa afirma que a vitória de Portugal nunca esteve perto de não se concretizar: “Nós comandámos quase sempre o jogo, com exceção dos últimos oito minutos, em que não estando mal, pecámos muito na finalização. Falhámos muitos golos em situações claras para finalizar e para poder manter uma distância segura. Mas a resposta acabou por ser a possível também, porque este cansaço emocional também se reflete um bocado no corpo. Mas nenhum de nós sentiu, por um momento que fosse, que a vitória estivesse em risco.”
2025 IHF Men’s Junior U19 World Championship
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo A
06.08.2025 – 13h00 – Portugal x Áustria, 36-37 (20-19)
08.08.2025 – 13h00 – Portugal x Kuwait, 38-23 (19-13)
09.08.2025 – 13h00 – Suécia x Portugal, 38-34 (22-16)
President’s Cup – Grupo I
11.08.2025 – 10h45 – Portugal x Marrocos, 30-25 (19-11)
12.08.2025 – 10h45 – Portugal x Kosovo, 41-29 (22-11)
President’s Cup – Placement Matches 17-20
14.08.2025 – 17h30 – Portugal x Ilhas Faroé, 39-28 (17-17)
President’s Cup – Placement Matches 17-18
15.08.2025 – 17h30 – Portugal x Croácia, 33-30 (19-14)
O M19 IHF World Championship 2025 decorre no Egito, de 6 a 17 de agosto de 2025.