W17 EHF Euro 2025: Ambição no recomeço com o nono lugar no horizonte

Portugal terminou a Ronda Preliminar com um empate e duas derrotas e vai agora defrontar Suécia (segunda-feira – 13h30) e Turquia (terça-feira – 13h30), no Intermediate Round, com o 9.º lugar como melhor classificação possível – transmissão em direto na EHFTV.

Três jogos depois e ainda à procura da primeira vitória no W17 EHF Euro 2025, chegou a hora de recomeçar para a Seleção Nacional sub-17 Feminina em Podgorica. O top-8 está fora das ambições das jovens lusas e o 9.º lugar é agora o principal objetivo a perseguir. Portugal vai agora ter dois novos compromissos no Intermediate Round, esta segunda e terça-feira, frente a Suécia e Turquia, num grupo onde está também a Macedónia do Norte, contra a qual a turma portuguesa não foi além de um empate no último embate da Ronda Preliminar.

Nesta altura, há 12 seleções inseridas no Main Round e 12 no Intermediate Round. Portugal precisa de terminar a fase que se segue como líder do Grupo J ou como o melhor segundo classificado [três grupos de quatro], para poder competir nos Cross Matches 9-16. A Suécia, única seleção das quatro a conhecer o sabor da vitória na competição, frente às turcas, é líder (2 pontos), seguida de Portugal e Macedónia do Norte – ambos com um pontos mas com vantagem para as lusas – e a Turquia aparece na última posição, em branco.

O W17 EHF Euro 2025 conta com transmissão em direto e em exclusivo na EHFTV.

Os dois duelos que se seguem para a turma de Sílvia Fernandes vão decorrer num palco novo em Podgorica, o Verde Complex, depois de três jogos no Morača Sports Center.

A Selecionadora Nacional começou por analisar os próximos obstáculos no caminho de Portugal, numa fase da competição com outros contornos: “Vamos entrar numa fase distinta da competição. Sabemos que a Suécia é uma seleção com tradição na modalidade, organizada, forte fisicamente, que explora muito bem a transição rápida e utiliza, por vezes, o 7×6, o que nos poderá colocar dificuldades a que não estamos habituados. Na defesa variam entre o 6:0 e o 5:1, com uma jogadora avançada a pressionar a central adversária que nos poderá colocar alguns problemas. Esperamos um jogo muito exigente ao nível da intensidade. A Turquia apresenta um modelo de jogo em crescimento, marcado por uma abordagem dinâmica e imprevisível, com destaque para ações individuais e momentos de transição rápida. É uma equipa combativa, e com capacidade de surpreender.”

A treinadora acredita que a jovem equipa lusa está motivada para mostrar outra cara na fase que se avizinha e salienta alguns aspetos concretos a melhorar: “Neste momento, independentemente do adversário, será fundamental ganharmos consistência no nosso jogo. Defender de forma sólida e coesa, explorar as transições rápidas, ser mais eficazes no ataque posicional, sobretudo com uma circulação de bola dinâmica e criteriosa, procurando as continuidades ofensivas. A gestão do final dos jogos tem sido um desafio! Mas este grupo jovem está a crescer e estes desafios são uma oportunidade para mostrar o nosso potencial. Estamos conscientes das dificuldades que se avizinham, mas motivados e com um espírito coletivo muito forte para lutarmos pela melhor classificação possível que é o 9.º lugar.”

W17 EHF Euro 2025
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo B
30.07.2025 – 13h30 – Portugal x Eslováquia26-31 (12-17)
31.07.2025 – 18h30 – Alemanha x Portugal, 27-25 (12-11)
02.08.2025 – 18h30 – Portugal x Macedónia do Norte, 29-29 (15-10)
Intermediate Round
04.08.2025 – 13h30 – Suécia x Portugal, EHFTV
05.08.2025 – 13h30 – Portugal x Turquia, EHFTV

W17 EHF Euro 2025 decorre em Podgorica, capital do Montenegro, de 30 de julho a 10 de agosto.

Patrocinadores Institucionais