Após duas vitórias no Intermediate Round, Portugal voltou a conhecer o sabor da derrota, desta vez a Seleção Nacional sub-17 Feminina não teve argumentos para a Alemanha, nos Cross Matches 9-16 do W17 EHF Euro 2025. A turma de Sílvia Fernandes não conseguiu recuperar da desvantagem trazida na primeira parte e acabou por sair derrotada, o que coloca Portual na rota do 13.º lugar.
O próximo adversário será a Eslovénia, que também claudicou frente à Chéquia, esta quinta-feira. O jogo da próxima fase – Cross Matches 13-16 – está agendado para esta sexta-feira, dia 8 de agosto, às 13h30 (hora portuguesa), no Moraca Sports Center e conta com transmissão em direto na EHFTV.
Portugal tem agora poucas oportunidades para desperdiçar para se qualificar para o próximo Campeonato do Mundo, já que terá que terminar nos 14 primeiros lugares para garantir uma vaga.
O W17 EHF Euro 2025 conta com transmissão em direto e em exclusivo na EHFTV.

7 inicial: Leonor Ramos, Catarina Bernardino, Bianca Lima, Maria Rita Lopes, Maria Inês Lopes, Maria Luís e Beatriz Barros
Na BEMAX Arena, as portuguesas entraram para um reencontro com a congénere germânica, e foi Beatriz Barros a inaugurar o marcador, mas Tamina Kugler iniciou um parcial de cinco golos ao aproveitar as falhas técnicas portuguesas, forçando um time-out madrugador por parte de Sílvia Fernandes.
Maria Rita Lopes saiu a marcar mas as alemãs responderam da mesma forma e, apesar da inferioridade numérica, mantiveram o comando do encontro com uma diferença bastante confortável, chegando aos seis golos à maior (10-4), quando as portuguesas se encontravam com menos um elemento.
Após nova exclusão de dois minutos para o conunto germânico e já com alteração na baliza – entrada de Rafaela Torre – Portugal conseguiu aproximar o resultado e reduziu para os quatro golos de diferença (11-7). O encontro seguiu mais equilibrado e Eugenius Smits fez uso do seu primeiro cartão verde perto dos 20 minutos.
As guarda-redes passaram a ser as protagonistas do encontro – Rafaela Torre e Louisa Werner – mas a Alemanha subiu a parada e conseguiu mesmo chegar aos sete golos à maior, forçando novo time-out da técnica portuguesa, no entanto, quem saiu melhor foi, novamente, a Alemanha (18-9).
Na chegada ao descanso, Beatriz Barros foi desqualificada da partida e as germânicas dilataram para uma dezena de golos de diferença.
Intervalo: 20-10


Na entrada para a segunda metade, Nele Kurok levou a Alemanha a uns inéditos 13 golos de vantagem, colocando o marcador a 23-10 e Portugal demorou algum tempo a responder, mas acabou por conseguir impôr um parcial de três, regressando aos 10 golos de diferença por Catarina Bernardino.
O encontro passou a seguir mais equilibrado mas as germânicas voltaram a ter ímpeto e Portugal com poucos argumentos para alterar o rumo do jogo, estando a perder por 33-19 quando faltavam menos de cinco minutos para o final. O conjunto germânico voltou a dilatar as contas até ao final.
Resultado Final: 37-20
MVP: Catarina Bernardino – 5 golos (83% de eficácia)


Sílvia Fernandes, treinadora desta formação, reconheceu a qualidade do adversário e as dificuldades colocadas durante o jogo que não permitiram a Portugal crescer na partida:
“Sabíamos que íamos enfrentar uma seleção muito poderosa fisicamente, a Alemanha impôs-nos um ritmo de jogo muito intenso e elevado, ao qual tivemos dificuldades em responder, principalmente numa fase em que já se começa a notar alguma acumulação de cansaço nas nossas atletas. Apesar do resultado final ser bastante desnivelado, quero enaltecer a atitude das nossas jogadoras, que foram sempre muito lutadoras e nunca desistiram do jogo. Demonstraram coragem, entrega e espírito de equipa do primeiro ao último minuto. Agora o mais importante é recuperarmos bem as nossas atletas, avaliar as mazelas com que saímos desta partida e, só depois, começaremos a preparar o próximo desafio frente à Eslovénia.”
O terceiro de quatro eventos Player Of the Match (POTM), que fazem parte das atividades Respect Your Talent (RYT), nos eventos da categoria mais jovem deste verão, foi realizado na quarta-feira de manhã; 120 jovens atletas que conquistaram a distinção do prémio Player Of the Match no W17 EHF Euro 2025 participaram neste evento, em Podgorica, entre elas Maria Rita Lopes, Rafaela Torre, Bianca Lima, Iara Francisco e Catarina Bernardino.
Na qualidade de embaixadora do RYT, Barbara Arenhart participou pela primeira vez, ao lado de Andrea Lekic e Katarina Bulatovic, ambas participantes do programa há vários anos. O evento foi dividido em duas sessões, com aproximadamente metade das jogadoras em cada uma, a fim de garantir o máximo de interação com as embaixadoras e envolvimento com o conteúdo apresentado.
As 120 jogadoras, juntamente com as vencedoras do Player Of the Match que ainda estão por definir nos restantes jogos do W17 EHF EURO 2025, bem como as integrantes da All-Star Team, agora farão parte do programa Respect Your Talent de forma contínua. Todas as jogadoras participantes no W17 foram apresentadas à aplicação durante o primeiro e segundo dia de descanso da competição, mas no evento de quarta-feira as jogadoras trabalharam com a aplicação, recolhendo os primeiros tokens que lhes permitem reservar e participar nas Sessões Online dos Embaixadores.
Um dos recursos mais importantes disponíveis para os participantes do programa RYT e, na verdade, para qualquer pessoa fora dele, é a aplicação RYT, disponível para iOS e Android A aplicação oferece uma ampla gama de recursos com o objetivo de ajudar os jovens atletas a desenvolverem-se em todas as áreas possíveis, desde nutrição até saúde mental, desde legislação desportiva até meios de comunicação, desde recuperação até rotinas para dias de jogo.
As sessões envolvem os embaixadores, apresentando o programa RYT, incluindo a mensagem principal de que os jovens jogadores são responsáveis pelas suas carreiras e que está ao seu alcance, através das suas escolhas e ações, tornarem-se atletas de alto nível; explicar o conceito de “jogo em torno do jogo”, que envolve o desenvolvimento fora do campo necessário para alcançar o sucesso como atleta; e sessões de discussão com os embaixadores, durante as quais os jogadores RYT são incentivados a perguntar o que quiserem sobre a experiência e as carreiras dos embaixadores.



W17 EHF Euro 2025
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo B
30.07.2025 – 13h30 – Portugal x Eslováquia, 26-31 (12-17)
31.07.2025 – 18h30 – Alemanha x Portugal, 27-25 (12-11)
02.08.2025 – 18h30 – Portugal x Macedónia do Norte, 29-29 (15-10)
Intermediate Round
04.08.2025 – 13h30 – Suécia x Portugal, 25-30 (9-13)
05.08.2025 – 13h30 – Portugal x Turquia, 30-25 (14-9)
Cross Matches 9-16
07.08.2025 – 13h30 – Alemanha x Portugal, 37-20 (20-10)
Cross Matches 13-16
08.08.2025 – 13h30 – Portugal x Eslovénia, EHFTV
O W17 EHF Euro 2025 decorre em Podgorica, capital do Montenegro, de 30 de julho a 10 de agosto.