EHF European Cup: Bracarenses sofrem derrota na estreia europeia

ABC de Braga OBO Bettermann perdeu no seu primeiro jogo em palco europeu, frente ao Westfriesland SEW, na primeira mão, da Ronda 2, desta competição; Duelo em casa das minhotas acontece a 4 de outubro, pelas 17h00, no Pavilhão Flávio Sá Leite.

Estreia com sabor amargo para a formação de Fernando Fernandes, na EHF European Cup, que perdeu na deslocação ao terreno neerlandês do Westfriesland SEW, nos Países Baixos.

O próximo embate está marcado para o dia 4 de outubro, às 17h00, no Pavilhão Flávio Sá Leite, frente ao mesmo adversário, em jogo referente à segunda mão e onde o ABC de Braga OBO Bettermann terá que reverter uma desvantagem de 2 golos.

Saiba tudo sobre a competição aqui.

7 Inicial: Rita Guimarães, Maria Pinho, Maria Rita Lopes, Inês Sousa, Inês Laranjeira, Joana Garcês e Marisoni Capessa

Foram as neerlandesas a começar com bola, mas, após um ataque falhado, foi Inês Laranjeira quem inaugurou o marcador, a favor das portuguesas, ao que se seguiram alguns minutos sem golos. Após este momento, o encontro retomou o seu rumo, com golos para cada lado e, à passagem dos cinco minutos, o placar assinalava 2-3.

Bastaram três minutos para que a equipa da casa, o Westfriesland SEW, chegasse ao empate, através de Lynn van Diepen (4-4), mas as bracarenses conseguiram reconquistar o comando, e dois golos à maior por Maria Rita Lopes (6-8). A igualdade voltou a surgir, desta vez a 9 golos, e o técnico neerlandês pediu o seu primeiro time-out, aos 20 minutos.

A paragem deu resultado para a equipa da casa que, pela primeira vez, chegou aos dois golos à maior, colocando o marcador a 11-9. Fernando Fernandes levou o cartão verde à mesa, mas acabou por ver o adversário a disparar, com mais dois gols sem resposta. Maria Rita Lopes ainda reduziu antes da saída para o descanso.

Intervalo: 13-10

Na entrada para a etapa complementar, as portuguesas entraram determinadas em apenas três minutos; o ABC de Braga OBO Bettermann conseguiu reduzir para a margem mínima (14-13). Seguiram-se vários minutos sem golos, até que Fleur Schouten marcou para a equipa da casa. Inês Laranjeira ainda fez golo, mas seguiu-se um parcial de três, que voltou a elevar a diferença para 18-14.

Naíde Gonçalves voltou a encostar o jogo a dois golos, mas, novo parcial de quatro das neerlandesas, fez disparar o marcador para 22-16. As minhotas tentaram recuperar e reduzir a diferença, mas continuaram a sentir algumas dificuldades e, na entrada para os últimos 10 minutos, perdiam por cinco (25-20).

No restante tempo regulamentar, as portuguesas entregaram tudo ao jogo, e voltaram a baixar para três de diferença,

Resultado Final: 28-26
Top Player: Inês Laranjeira – 7 golos

EHF European Cup Women – 2025/2026
Ronda 2
27.09.2025 – 18h00 – Westfriesland SEW x ABC de Braga OBO Bettermann, 28-26 (13-10)
04.10.2025 – 14h00 – ADA São Pedro do Sul x Kur
04.10.2025 – 17h00 – ABC de Braga OBO Bettermann x Westfriesland SEW
05.10.2025 – 14h00 – Kur x ADA São Pedro do Sul

Patrocinadores Institucionais