A estreia europeia do SL Benfica em 2025/2026 ficará marcada por um reencontro com mais de… 30 anos. Numa histórica estreia na EHF Champions League, na longínqua época de 1993/1994, as águias defrontaram o IK Sävehof, um emblema sueco que tinha sido campeão pela primeira vez na temporada anterior e que acabou por vencer os dois jogos da eliminatória com relativa facilidade. Mais de três décadas depois, os caminhos dos dois emblemas voltaram a encontrar-se, numa realidade completamente diferente e a contar para a Ronda 2 de Qualificação da EHF European League, a segunda competição mais importante da hierarquia europeia.
A primeira mão da eliminatória joga-se este domingo, às 13h30 (hora portuguesa), em Partille, nos arredores de Gothenburg, uma região que respira Andebol e é casa do prestigiado torneio Partille Cup. O jogo das decisões está agendado para o dia 4 de outubro, a partir das 16h30, em Lisboa.
Para melhor enquadramento, importa salientar que o IK Sävehof é o principal campeão sueco no panorama atual, tendo sido coroado campeão por 17 ocasiões, 15 das quais no século XXI. Para além de ser oriundo de um país com uma profunda cultura andebolística, este emblema conta também com uma vasta experiência internacional, ao contrário do SL Benfica, o que à partida poderá ser visto como um fator de favoritismo para as suecas. Recentemente, entre as épocas 2019/2020 e 2023/2024, por exemplo, figurou na Fase de Grupos da EHF Champions League. Na última temporada, foi surpreendido na Final da Handbollsligan (a principal liga da Suécia) ao perder com o Skara HF e, assim, falhar o objetivo do tetracampeonato.



Recorde-se que, na temporada passada, em estreia absoluta na EHF European League, o emblema tetracampeão nacional foi eliminado nesta mesma fase, aos pés das espanholas do Super Amara Bera Bera, apesar do empate na segunda mão. Agora, caso o desfecho seja diferente, o SL Benfica já sabe que vai defrontar o Viborg HK (Dinamarca), na seguinte Ronda 3 de Qualificação, que antecede a Fase de Grupos, numa eliminatória que vai decorrer entre 8 e 16 de novembro.
Em antevisão à estreia europeia do SL Benfica na nova época, Luís Monteiro afirma conhecer bem o IK Sävehof desta temporada que tem um jogo simples, considera, mas muita qualidade individual e, por isso, não será um desafio fácil para as encarnadas:
“Estamos a tentar conhecer praticamente tudo desta época, temos todos os jogos que elas realizaram até agora. É uma equipa que tem características especiais, fáceis de reconhecer e não é um jogo muito difícil de preparar, mas vai ser um jogo muito difícil de jogar. Elas têm conteúdos relativamente simples a nível ofensivo, trabalho de 1×1, 2×2 com desmarcação do pivô, não é um jogo muito complexo em termos de ações táticas, mas é com muita qualidade individual e isso vai ser muito difícil de ultrapassar. Por outro lado, têm defendido quase sempre em 5:1 com uma alternância: ou usam uma jogadora muito alta à frente, o que nos pode tirar um bocado de qualidade na circulação de bola, ou então a outra central que tem menos envergadura, mas mais velocidade. Temos que trabalhar bem o nosso ataque contra essa defesa 5:1 e perceber bem as características ofensivas do IK Sävehof, dessa simplicidade e o que nós podemos contrariar.”
O técnico salienta que é crucial manter o desfecho da eliminatória em aberto para poder discutir a passagem à próxima fase no jogo da segunda mão, em casa:
“É muito importante que a eliminatória não fique decidida já na primeira mão, vamos jogar fora primeiro – ao contrário do ano passado, em que jogámos primeiro em casa e até fizemos um melhor resultado fora. Nós vamos tentando melhorar alguns aspetos de uma época para a outra, ganhámos a Supertaça Kempa 2025, melhorámos, jogámos pela primeira vez a final da Supertaça Ibérica e temos a experiência do ano passado e de outras circunstâncias, que nos dizem que é muito importante fazer um resultado relativamente equilibrado ou até a nosso favor para podermos trazer a decisão da eliminatória para o nosso pavilhão.”
EHF European League Women – 2025/2026
Ronda 2 de Qualificação
1.ª Mão
28.09.2025 – 13h30 – IK Sävehof x SL Benfica
2.ª Mão
04.10.2025 – 16h30 – SL Benfica x IK Sävehof, BTV