Seleção Nacional A Feminina: Lusitanas rumam ao Coração de África com três duelos no horizonte

Comandas de José António Silva já iniciaram o primeiro estágio de 2025/2026 e preparam-se para defrontar as congéneres de Angola, Congo e Lituânia no Torneio Internacional 50 Anos Angola, entre 17 e 20 de setembro, em Luanda – transmissão em direto no Canal de YouTube FAAND TV ou no Facebook FAAND.

Época nova, vida nova para a Seleção Nacional A Feminina, que já se encontra em viagem com destino a Luanda. As 16 internacionais às ordens de José António Silva reuniram-se esta segunda-feira, em Lisboa, onde deram os primeiros passos no estágio inaugural da temporada 2025/2026, que vai ter como ponto alto a participação no Torneio Internacional 50 Anos Angola, um evento inserido nos festejos dos 50 anos da Independência daquele país africano e que vai decorrer entre os dias 17 e 20 de setembro. A comitiva lusa saiu de Lisboa pelas 09h30 desta terça-feira rumo à Cidade das Acácias Rubras.

O primeiro desafio das Lusitanas será frente à Lituânia, na abertura do torneio (quarta-feira – 16h00) e o segundo será logo no dia seguinte, frente ao Congo (quinta-feira – 16h00). Seguir-se-á um dia de descanso antes do duelo de despedida, frente à poderosa congénere de Angola, marcado para as 18h00 do próximo sábado.

Todos os jogos do Torneio Internacional 50 Anos Angola vão decorrer na Arena Multiusos do Kilamba e contarão com transmissão em direto no Canal de YouTube FAAND TV ou na página de Facebook da Federação Angolana de Andebol.

Para a Seleção Nacional A Feminina este será o primeiro passo no caminho de preparação para os Qualifiers do Women’s EHF Euro 2026, que vão decorrer em três momentos – entre outubro e abril do próximo ano – e no qual Portugal terá como adversários Montenegro, Ilhas Faroé e Islândia, com o objetivo claro de voltar ao maior palco europeu, como em 2024.

Adversários de Portugal: três historias diferentes

Para a poderosa Angola, a seleção mais bem-sucedida do continente africano no que ao Andebol feminino diz respeito, este torneio serve de preparação para o Campeonato do Mundo deste ano, no qual As Pérolas vão medir forças com Noruega, Coreia do Sul e Cazaquistão, no Grupo H, e para o qual Portugal não conseguiu qualificar-se. A seleção comandada pelo espanhol Carlos Viver venceu recentemente a última edição da CAN [Taça das Nações Africanas], somando o 16.º título nessa competição.

O Congo viveu os anos dourados na década de ’80, altura em que obteve a melhor classificação no Campeonato do Muno (12.º lugar em 1982), participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos (6.º lugar em 1980) e venceu quatro edições da CAN (entre 1979 e 1985). Nos últimos anos tem vindo a melhorar, como demonstra o regresso aos pódios na principal competição do continente africano (2022), e em 2021 fez algo histórico: foi a única seleção africana a avançar para o Main Round do Campeonato do Mundo, que decorreu em Espanha.

Contra a Lituânia o duelo será especial, uma vez que o português Herlander Silva comanda os destinos desta seleção há cerca de um ano. Modesta mas com vontade de voar mais alto, a Lituânia quer acrescentar mais participações em grandes competições internacionais ao currículo, tendo como referência os anos de 1993 e 1996, que marcaram a estreia – e única experiência – em Campeonatos do Mundo e da Europa, respetivamente. Nos últimos meses, as lituanas avançaram para a última eliminatória de qualificação para o Women’s IHF World Championship 2025, mas o sonho foi impedido pelas Ilhas Faroé (65-56 no agregado), apesar de até terem vencido no jogo da segunda mão, por 29-30.

Em antevisão à participação lusa em terras africanas, José António Silva começa por relembrar a importância dos próximos dias de trabalho: “Como já tive ocasião de dizer estes jogos assumem grande importância para a nossa Seleção Nacional, porque necessitamos competir com equipas que nos colocam problemas semelhantes aos que temos experimentado nos últimos tempos, particularmente no que diz respeito ao contacto físico. Apesar de só termos feito um treino em Lisboa e, muito provavelmente, antes do jogo da Lituânia não conseguiremos fazer mais nenhum treino em Angola, estamos a trabalhar para relembrar o nosso modelo de jogo e assim conseguirmos fazer face aos nossos adversários.”

O Selecionador Nacional deixou ainda um olhar sobre os primeiros testes: “Do jogo da Lituânia esperamos um jogo difícil frente a uma equipa do ponto de vista táctico é evoluída e que certamente nos vai criar dificuldades interessantes. É uma equipa que tem evoluído nos últimos tempos e que assenta o seu jogo numa defesa forte e num ataque organizado com bastante disciplina. Já no que diz respeito ao jogo do Congo, que defrontámos recentemente, sabemos que vamos defrontar uma equipa muito forte do ponto de vista físico e que faz dos contactos na defesa o seu grande argumento. É uma equipa que vai recriar alguns dos problemas que sentimos contra as equipas de maior nível na Europa porque habitualmente temos muitas dificuldades em defrontar equipas com grande poderio físico.”

De todos os ingredientes para que esta seja uma semana produtiva, o compromisso e a vontade de evoluir estão já garantidos, segundo o treinador luso: “No final dos jogos faremos uma avaliação da nossa prestação e tentaremos perceber os aspectos que v tendo de melhorar tendo em vista o apuramento para o Campeonato da Europa. Os aspetos mais importantes e realçar neste momento são o facto de as atletas terem encarado o estágio com o com compromisso e motivação habituais para defender as cores do nosso país e de termos a possibilidade de fazer jogos competitivos, que entendemos ser de grande importância para a nossa evolução enquanto equipa.”

Torneio Internacional 50 Anos Angola
17.09.2025 – 16h00 – Lituânia x Portugal, YouTube FAAND TV / Facebook FAAND
18.09.2025 – 16h00 – Portugal x Congo, YouTube FAAND TV / Facebook FAAND
20.09.2025 – 18h00 – Portugal x Angola, YouTube FAAND TV / Facebook FAAND

Em outubro, as Lusitanas iniciam a Qualificação para o próximo Campeonato da Europa e vão defrontar o Montenegro, em Podgorica, no dia 15 e recebem a Islândia no dia 19, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, nas duas primeiras jornadas do Grupo 4. Ambos os encontros contam com transmissão na RTP2.

Women’s EHF Euro 2026 Qualifiers 
Grupo 4
15.10.2025 – 17h00 – Montenegro x Portugal, RTP2
19.10.2025 – 17h00 – Portugal x Islândia, RTP2
04/05.03.2026 – Ilhas Faroé x Portugal, RTP2
08.03.2026 – 17h00 – Portugal x Ilhas Faroé, RTP2
09.04.2026 – 19h00 – Portugal x Montenegro, RTP2
12.04.2026 – 17h00 – Islândia x Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais