A primeira semana do mês de setembro marca o arranque oficial dos trabalhos da Seleção Nacional sub-16 Masculina, em Estarreja, numa estratégia diferente adotada pelos responsáveis da Federação de Andebol de Portugal. “Habitualmente, o primeiro estágio desta geração ocorre em outubro/novembro, em coincidência com a participação no Torneio Internacional de Espanha. Contudo, este ano optou-se por antecipar o arranque dos trabalhos, reforçando desde já o contacto com os jovens atletas que iniciam o percurso nas Seleções Nacionais.” – começou por explicar João Varejão, líder desta geração de atletas nascidos entre 2010 e 2011. O treinador de 48 anos convocou 16 internacionais, que vão realizar quatro sessões de treino no Pavilhão Municipal de Estarreja, entre os dias 5 e 7 de setembro, em simultâneo com a Seleção Nacional sub-16 Feminina.
O grupo irá sofrer alterações ao longo da temporada, de forma a alargar o número de jogadores observados e o objetivo, segundo João Varejão, passa por “conhecer melhor cada atleta, acompanhar a sua evolução e criar bases sólidas para o futuro. Durante a época anterior, a equipa técnica já teve oportunidade de observar estes jovens nos Centros de Treino espalhados de Norte a Sul do país. Este estágio permitirá, agora, juntar todos num contexto coletivo, reforçando a experiência competitiva e o trabalho em grupo.”
Entre os convocados destaca-se Nuno Marques (AA Águas Santas), atleta mais assíduo em convocatórias anteriores, incluindo na Seleção Nacional sub-17 Masculina. Os restantes estreiam-se agora neste contexto, representando nove clubes diferentes.
Convocatória da Seleção Nacional sub-16 Masculina para o Estágio em Estarreja (05 a 07/09/2025)
As principais áreas de trabalho definidas pela equipa técnica, a começar já no estágio que se avizinha, incidem em aspetos fundamentais para o rendimento futuro: defesa – intensidade e qualidade das ações individuais nos duelos defensivos; ataque – técnica individual ofensiva, com destaque para a iniciação de situações de 1×1 após criação de espaço; e preparação física – avaliação inicial através de testes físicos, permitindo traçar pistas de evolução para serem desenvolvidas ao longo da época nos clubes e em treino individual.
O Selecionador Nacional acredita que este estágio será uma oportunidade privilegiada para conhecer melhor os atletas, potenciar o seu desenvolvimento e preparar o caminho para que, no futuro, possam contribuir para o sucesso do Andebol Nacional.
Em simultâneo, o Pavilhão Municipal de Estarreja será palco de uma ação de formação promovida pela Federação de Andebol de Portugal, integrada nos trabalhos de preparação das Seleções Nacionais sub-16 Feminina e Masculina e dirigida a treinadores, coordenadores técnicos e demais agentes desportivos, com Sofia Osório, João Varejão e Paulo Sá como preletores.