Seleção Nacional sub-16: Regresso a Estarreja no primeiro estágio da nova época

Sofia Osório convocou 16 jovens internacionais para um curto momento de trabalho, de 5 a 7 de setembro, que vai assinalar a observação de 30 atletas em contexto de estágio.

Nova época, novos objetivos para a Seleção Nacional sub-16 Feminina, que vai iniciar os trabalhos já neste início de setembro, com três dias intensos agendados no Pavilhão Municipal de Estarreja. A geração de atletas nascidas entre 2010 e 2011 prepara-se para cumprir o terceiro estágio – o primeiro em 2025/2026 – numa época em que poderá acontecer o primeiro contacto com jogos internacionais para as jovens lusas. Com este estágio, a equipa técnica liderada por Sofia Osório prepara-se para assinalar o número redondo de 30 atletas observadas em contexto de estágio [num total de 13 dias], com sete novos nomes a integrar a convocatória divulgada esta terça-feira.

CA Leça e CDE Gil Eanes dominam a convocatória, com quatro atletas de cada emblema a figurar nas opções de Sofia Osório e com CJ Almeida Garrett a aparecer logo a seguir com três. UD Serra (2), ABC de Braga, Lagoa AC e CSS Pinhal de Frades estão também representados neste arranque de temporada da jovem Seleção Nacional.

Recorde-se que o último estágio decorreu em abril, também em Estarreja, e contou com dois jogos de cariz particular inseridos na Taça GarciCup 2025.

Convocatória da Seleção Nacional sub-16 Feminina para o Estágio em Estarreja (05 a 07/09/2025)

Sofia Osório, Selecionadora Nacional, revelou os pontos principais a ter em conta no arranque da nova temporada: “Este estágio surge numa fase precoce do início da época, sabendo que ainda existem muitos clubes que não iniciaram os trabalhos. O principal objetivo é dar continuidade ao trabalho que teve início na época passada com dois aspetos fundamentais: avaliar as atletas na componente física, com grande preocupação da nossa parte para o desenvolvimento destas características, face ao contexto internacional, e desenvolver as componentes técnicas e táticas individuais/grupais ofensivas e defensivas, proporcionando-lhes diferentes estímulos com maior foco na parte técnica.”

A treinadora de 31 anos concluiu, destacando a importância dos Centros de Treino Nacionais – Norte, Centro e Sul – que permitiram que, até ao momento, tenham sido já observadas mais de 110 atletas em todo o país, incluindo uma observação na Ilha da Madeira: “Dando também continuidade ao trabalho realizado na última época, esta geração de atletas continua a trabalhar nos Centros de Treino Nacionais, o que nos permite estar mais próximos para o desenvolvimento dos objetivos estipulados, com a contribuição dos clubes, com os quais continuamos em contacto permanente.”

Em simultâneo, o Pavilhão Municipal de Estarreja será palco de uma ação de formação promovida pela Federação de Andebol de Portugal, integrada nos trabalhos de preparação das Seleções Nacionais sub-16 Feminina e Masculina e dirigida a treinadores, coordenadores técnicos e demais agentes desportivos, com Sofia Osório, João Varejão e Paulo Sá como preletores.

Patrocinadores Institucionais