A Supertaça Ibérica Feminina 2025 está aí à porta e a terceira edição vai marcar o regresso da competição ao país vizinho, depois de San Sebastián (2023) e Maia (2024). Portugal vai voltar a estar representado por Madeira SAD e SL Benfica, como nos dois anos anteriores, ao passo que Espanha volta a ter como favorito o vencedor único da prova, o Super Amara Bera Bera, bem como o estreante Replasa Beti-Onak, depois de já terem passado por lá Málaga Costa del Sol e BM Elche. A Supertaça Ibérica, recorde-se, é o resultado do trabalho conjunto entre a Federação de Andebol de Portugal e a Real Federación Española de Balonmano (RFEBM) e junta os Campeões Nacionais e os vencedores – ou finalistas vencidos – da Taça de Portugal e da Copa del Rey (edição masculina) / Copa de S.M. la Reina (feminina).
As emoções acontecem já nos próximos dias 5 e 6 de setembro e a Supertaça Ibérica Feminina vai decorrer pela primeira vez em Pamplona, capital da província de Navarra, uma comunidade com larga tradição no Andebol e com gente apaixonada pela modalidade. O Pabellón Anaitasuna, que tem capacidade para cerca de 2.500 lugares, será o palco do evento.
Esta sexta-feira será dedicada às Meias Finais e o Madeira SAD é a primeira equipa portuguesa a entrar em campo (17h15), frente ao crónico campeão, Super Amara Bera Bera, ao passo que o SL Benfica defronta o Replasa Beti-Onak, logo depois (19h30). Os jogos decisivos estão agendas para o fim de tarde deste sábado. Em duas edições, nunca uma Final teve representação portuguesa.
A Supertaça Ibérica Feminina 2025 contará com transmissão em direto e em exclusivo n’A Bola TV.


Apesar de nunca ter lutado pelo ouro, o Madeira SAD está em crescendo na competição: depois do 4.º lugar obtido na edição inaugural, derrotou o SL Benfica em 2024 para festejar a primeira medalha de bronze. Para alcançar pela primeira vez o jogo do título é necessário derrotar o poderoso Super Amara Bera Bera, num reencontro com sede de desforra por parte das insulares, que em 2024 perderam por 22-32. Mais do que o vencedor único da Supertaça Ibérica, o emblema oriundo de San Sebastián é o mais titulado da Liga Guerreras Iberdrola desde 2012/2013, somando um total de 10 em 13 possíveis [cinco nos últimos seis anos] e sendo atualmente bicampeão espanhol. O Madeira SAD voltou a ganhar o direito de participação devido ao estatuto de finalista vencido da Taça de Portugal em 2024/2025.
Em antevisão, Sandra Fernandes, treinadora do emblema do Funchal, alerta para as limitações da equipa e reforça o desafio que se aproxima: “Esta participação na Supertaça Ibérica é mais um desafio complicado para a nossa equipa, face às limitações que temos atualmente. Vamos defrontar o campeão espanhol, que esta temporada garantiu reforços em quantidade e com muita qualidade. Vai ser mais um jogo de extrema dificuldade para a nossa equipa, que está ainda num processo de construção e com apenas dois jogos feitos, tendo pouco ritmo competitivo, para além do número de atletas que atualmente estão aptas para jogar. Vamos dar o nosso melhor, de forma a dignificar o andebol português e o emblema que defendemos.”
Os bilhetes estão disponíveis para compra no website oficial do SCDR Anaitasuna e poderá escolher entre o passe completo para os dois dias do evento, apenas Meias Finais [sexta-feira] ou jogo de 3.°/4.° lugar e Final [sábado].
Supertaça Ibérica Feminina 2025
Calendário (hora portuguesa):
05.09.2025 – 17h15 – Super Amara Bera Bera x Madeira SAD, A Bola TV
05.09.2025 – 19h30 – Replasa Beti-Onak x SL Benfica, A Bola TV
06.09.2025 – 16h45 – 3.°/4.° lugar, A Bola TV
06.09.2025 – 19h00 – Final, A Bola TV
A terceira edição da Supertaça Ibérica Feminina vai decorrer entre os dias 5 e 6 de setembro, no Pabellón Anaitasuna, em Pamplona, Espanha, e contará com transmissão em direto n’A Bola TV.