Supertaça Ibérica Feminina 2025: SL Benfica avança para inédita Final

Tetracampeãs nacionais derrotaram o estreante Replasa Beti-Onak na segunda Meia Final e vão lutar pela medalha de ouro pela primeira vez em três edições; Jogos decisivos estão agendados para este sábado às 16h45 e 19h00 – transmissão em direto n’ A Bola TV.

A Supertaça Ibérica Feminina 2025 já é a mais especial para o SL Benfica. À terceira edição, o clube encarnado conseguiu assegurar uma vaga na grande Final, o que faz com que, pela primeira vez, o jogo do título não seja 100% espanhol, como em San Sebastián (2023) e Maia (2024). Este sábado, logo a seguir à derrota do Madeira SAD frente ao poderoso – e vencedor único da competição – Super Amara Bera Bera, as águias derrotaram o Replasa Beti-Onak, um emblema “da casa” que ganhou o direito de participar na competição depois de ter feito história na Copa S. M. la Reina na época passada.

Imediatamente antes do apito inicial, houve tempo para um minuto de silêncio em memória das vítimas do tráfico acidente do Elevador da Glória, que tirou a vida a 16 pessoas e feriu outras 10, na passada quarta-feira, em Lisboa.

Este domingo jogam-se as decisões. Primeiro o jogo do 3.º/4.º lugar, entre Madeira SAD e Replasa Beti-Onak (16h45) e logo depois a inédita finalíssima entre SL Benfica e Super Amara Bera Bera (19h00).

Supertaça Ibérica Feminina 2025 decorre no Pabellón Anaitasuna, em Pamplona, e conta com transmissão em direto n’A Bola TV.

Vestidas com o equipamento alternativo, as tetracampeãs nacionais entraram a todo o gás frente ao estreante Replasa Beti-Onak e assinou cedo um parcial de 0-3, com a ajuda da guardiã internacional portuguesa Matilde Rosa. A resposta das espanholas chegou de seguida, com dois golos de uma assentada, para trazer nova diferença mínima (2-3) e aumentar os níveis de confiança de uma equipa que fez história na época passada ao chegar à Final da Copa S. M. la Reina. A turma encarnada reagiu e ganhou terreno até se colocar de novo a vencer por três golos de diferença (4-7), com cerca de 12 minutos decorridos em Pamplona.

Uma exclusão para o lado espanhol abriu caminho a novo máximo na vantagem das águias, desta vez de quatro golos, quando Constança Sequeira apontou o 4-8. O rumo dos acontecimentos levou o treinador espanhol Miguel Etxeberria a pedir o primeiro time-out do jogo, com 14 minutos marcados no cronómetro.

Após a paragem apareceu Matilde Rosa a um nível superior, mas o ataque encarnado perdeu eficácia e o Replasa Beti-Onak, impulsionado por um forte apoio vindo das bancadas, aproveitou para reduzir distâncias (6-9), tendo mesmo estado perto de ficar a dois golos, mas sem sucesso até então. No entanto, aos 20′ o SL Benfica sofreu uma exclusão, que ajudou o clube espanhol a assinar o 7-9.

Uma mudança no sistema defensivo do Replasa Beti-Onak (de 6:0 para 5:1) complicou a estratégia da turma de Luís Monteiro que, dois minutos depois, pediu time-out quando sofreu o 8-9. Depois da paragem o cenário manteve-se e o Pabellón Anaitasuna explodiu de alegria quando a argentina Macarena Sanz assinou o golo do empate (9-9), a cinco minutos do descanso.

As águias ganharam maior fôlego até ao descanso e voltaram aos dois golos à maior, margem essa que prevaleceu após 30 minutos equilibrados e emocionantes.

Intervalo: 10-12

Os primeiros três minutos da segunda parte trouxeram um Replasa Beti-Onak confiante, que até esteve perto de empatar a 13 golos, mas o SL Benfica reagiu com critério e distanciou-se até aos 12-15. Aos cinco minutos a maior contrariedade para as águias: a pivô Nora Leitner, contratada esta temporada às austríacas do Hypo Niederösterreich, foi desqualificada, com recurso ao Video Replay.

Em inferioridade e com um barulho ensurdecedor no apoio ao Replasa Beti-Onak, o SL Benfica viu o adversário aproximar-se até ao mínimo (15-16) ainda antes dos 40 minutos, com destaque para a guarda-redes espanhola Patri Encinas, que está convocada para o próximo estágio da seleção espanhola que vai decorrer este mês. A turma lusa continuava a sentir dificuldades no ataque organizado mas aos 42′ o empate foi negado às espanholas, muito por causa do compromisso defensivo das águias e, na resposta, Constança Sequeira marcou o 16-18. O SL Benfica pôde respirar um pouco, mas um time-out contrário voltou a dar a força necessária ao Replasa Beti-Onak que, pouco depois dos. 45’… empatou de novo (19-19).

A atmosfera no Pabellón Anaitasuna fazia jus à qualidade das duas equipas e o jogo ganhou contornos ligeiramente mais satisfatórios para o SL Benfica, que se colocou a vencer por dos golos (21-23) e passou a ter uma margem diferente para gerir. Por duas vezes, a diferença podia ter passado para três golos, mas a guarda-redes Patri Encinas disse presente e à entrada para os últimos cinco minutos o marcador ditava 23-25. Com Patri Encinas e Matilde Rosa em modo protagonista o marcador não voltou a mexer até ao treinador do Replasa Beti-Onak pedir time-out aos 58 minutos.

À entrada para o último minuto o emblema espanhol reduziu para o mínimo (24-25) e Luís Monteiro pediu time-out com 40 segundos para se jogar. A dez segundos do fim, um passe falhado de Constança Sequeira quase permitia o empate mas a barreira chamava-se Matilde Rose e fechou a baliza uma última vez, para confirmar a vitória histórica do SL Benfica.

A guardiã encarnada terminou a partida com 15 defesas e recebeu o troféu The Guardian of The Team.

Resultado Final: 24-25
MVP: Macarena Sans – 6 golos
Top Scorer: Constança Sequeira, Alexandra Shunu e Macarena Sans – 6 golos

Vera Lopes, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, marcou presença em Pamplona, bem como José António Silva, Selecionador Nacional, que foi presença atenta nas bancadas.

Supertaça Ibérica Feminina 2025
Calendário (hora portuguesa):
Meias Finais
05.09.2025 – 17h15 – Super Amara Bera Bera x Madeira SAD, 31-21 (19-10)
05.09.2025 – 19h30 – Replasa Beti-Onak x SL Benfica24-25 (10-12)
3º/4º lugar
06.09.2025 – 16h45 – Replasa Beti-Onak x Madeira SAD, A Bola TV
Final
06.09.2025 – 19h00 – Super Amara Bera Bera x SL Benfica, A Bola TV

A terceira edição da Supertaça Ibérica Feminina decorre entre os dias 5 e 6 de setembro, no Pabellón Anaitasuna, em Pamplona, Espanha, e conta com transmissão em direto n’A Bola TV.

Patrocinadores Institucionais